Poemas de Compreensão
" Saber esperar, compreender e entender, são atitudes sábias que só os casais
que se amam com um amor puro e verdadeiro, tomam perante obstáculos e
empecilhos impostos nos seus caminhos."
Compreender os propósitos de Deus muitas vezes pode ser uma tarefa bem difícil, principalmente quando a tristeza bate na nossa porta porque acabamos de perder um ente uma das pessoas mais querida da família, minha vó Zilda. Lágrimas passam pelos nossos olhos constantemente e o vazio da saudade aumenta o sofrimento severamente.
Hoje a saudade nos faz mais uma visita, mas não vem acompanhada da tristeza como protagonista. Com corações mais confortados sabendo exatamente pra onde a senhora está indo, minha vó, foram 70 anos na presença do Senhor sem desviar um milímetro se que pra qualquer lado que seja exemplo de fidelidade a Deus, exemplo de crente, nunca murmurou nem nos piores momentos de sua vida que hoje a senhora se faz mais perto de Deus. Mas dedico este momento para relembrar os bons momentos que foram compartilhados e como a presença de uma pessoa tão querida como a senhora e que foi capaz de transformar tantas vidas e abençoá-las. Que a dor da nossa perda possa ser diminuída um pouquinho a cada dia e que, daqui para a frente, esta ausência seja capaz de fortalecer ainda mais os laços da nossa família. O vazio que ficou jamais será preenchido, mas com a paz de Deus em nosso corações será bem menos difícil. O céu comemora hoje mais uma festa da vida eterna de uma pessoa muito querida, que para sempre estará na nossa memória e influenciará eternamente a nossa história.
Vai em paz, minha vó
Eu já disse a Sra que a amo.
E que todos saibam disso.
Vida, abstrata vida...
Eu vejo o tempo passar...
Quem poderá entendê-la?
Vivo sem compreendê-la,
penso a olhar para o mar.
Até onde irei chegar?
Não sei como resolvê-la...
Um dia desses irei perdê-la,
não tenho como evitar.
Não sei para onde vou,
como encontrar saída?
Mal informado estou...
És viagem só de ida?
A chama já se apagou.
Oh vida! Abstrata vida.
Analisar o processo do conflito e compreendê-lo para poder trabalhar sobre ele é o trabalho de quem vive a CNV. Verifica-se que o medo do conflito leva as pessoas à mentira, à hipocrisia, à depressão, à manipulação. A CNV ajuda-nos a entender que por essa via não criamos empatia e um mundo interior e exterior mais sãos, mais sábios, e mais pacíficos.
CNV — Comunicação Não Violenta
Haverá sempre um apelo
Para que se compreenda
Os motivos ao qual a vida
Nos leva a vivenciar.
Pessoas se fazem de santas
Bondade onde não existe.
Ouvem atrás das portas
E sorriem com a desgraça alheia.
O mundo sobrecarrega
As costas com o tempo, pesa
E a vida que poderia ser fácil
Se desespera.
Encontros são desfeitos
O rumo traçado toma uma via
De tropeços.
E o que era saudável
Adoece, por falta de consenso.
terei palavras para falar-Te?
E compreenderás Tu este,
não sei qual de nós, que procura
a Tua face entre as sombras
Queria compreender mas não consigo, acordei com um vazio enorme aqui dentro. Com todos seus defeitos você continua linda aos meus olhos, energia que me completa, senti frio essa noite, por não ter seu corpo ao lado do meu perante o oco da solidão.
Não sou a melhor pessoa do mundo, nem pretendo ser, mil defeitos, muitas questões e dúvidas. Em você encontrei calmaria, em meio a tempestade da minha vida!
Seu beijo doce,
Toque suave e delicado,
Olhar estonteante,
Pele sedosa,
Jeito menina mulher,
Vulcão em erupção,
Cheirosa,
Apetitosa ...,
Arisca,
Meiga,
Amável,
Teimosa,
Cada momento guardado num lugar,
Um sentimento,
Intenso,
Profundo, ...,
Arrepio,
Entrega,
Fervor,
...,
Paixão,
uma centelha apenas,
De um possível,
Amor .
De uma vez
Então venha olhar nos meus olhos
E compreender de uma vez que eu te quero
E entender que eu te espero
Você não precisa agir como se estivesse compreendendo isso. Algumas vezes, o seu futuro já está decidido, e não
tem nada que você possa fazer sobre isso. Tem algumas coisas que você não consegue mudar, não importa o quão duro
você trabalhe. Injusto, não acha? Não é um fato fácil para se aceitar, e nem mesmo estou te dizendo para fazer isso.
Mas é assim que a vida é. Injusta.
Que eu tenha o discernimento para observar com sabedoria tudo o que vem a mim;
Que eu compreenda cada minuto da minha existência;
Que eu nunca me perca na busca constante por respostas, que esta busca seja levada apenas com tranquilidade e paz.
Que o fluir dos meus pensamentos e ações sejam como o correr de um rio, nunca parado e estagnado em alguma margem;
Que eu me ouça, me aconselhe e me entenda com leveza e sutileza, sempre me lembrando que a vida é feita dos seus pequenos momentos, sem atropelos, tudo em seu tempo.
E sou grata
Namastê
Paz e muita luz em nossas jornadas
"EU SOU"
Muitos vão tentar me compreender, mas pouquíssimos vão entender e buscar saber quem realmente sou.
A maioria só me imaginará, e me julgará, segundo a sua visão de mundo, segundo suas crenças.
Ninguém está disposto a ir a fundo em algo que desconhece.
E assim seguimos como Seres superficiais, e desconhecidos uns dos outros, brincando de fingir que conhecemos a nós mesmos, nos imaginando, enxergando apenas fragmentos.
EU SOU
Na lua a gente se olha
E se sente
A gente conversa
E é compreendido
Ou acha que é
Olhei para a lua ontem
Procurando alguma coisa
Um ponto perdido
Uma resposta mal encaixada
Um porque
Ela nada me disse
Desconfio que se espantou comigo
Pois se empalideceu
Outro dia
Outra manhã
Olhei para o céu e lá estava ele
Quase me derruba com tanta energia
(((((( B A N H O D E S O L ))))))
Chovia respostas
Até para as perguntas
Que eu não conhecia
Como é difícil explicar,
Saber, compreender;
É muito mais fácil julgar,
Sem sequer tentar entender.
Tudo o que escrevo é verdade, eu não minto;
Nestes papéis relato tudo o que sinto.
Mas tem sentimentos que precisam ser guardados,
À sete chaves trancafiados para que não te prendam e te façam escravos...
Sendo assim...minha vida é um livro aberto,
Entre comédias, dramas e
Amores secretos...
Talvez um dia todos irão saber e as minhas poesias poderão ler...
Descobrirão então tudo o senti e perceberão o quanto sofri.
-Elaine Cristina
AJUSTADO
De todas as compreensões que tenho visto e vivido a mais complexa, simples e louca é o querer.
O querer dos corpos é simples.
O querer das paixões é loucura.
O querer do amor igual é complexo.
Então logo me vem a mente que diferentemente do amor, as facilidades das paixões pelos corpos nos deixa reféns de querer amor igual.
Não tente entender este texto simples, complexo e louco.
Entenda a si mesmo
Nunca devemos tentar ser inteligentes ao ponto de entender o que é amar.
É possível viver momentos de paz e alegria quando nosso coração compreende e aceita que o controle da vida, nossa e dos demais, se encontra nas mãos de Deus.
Se o ontem foi difícil, calemos.
Se o amanhã nos assusta, esperemos.
O que trouxe dor também trouxe burilamento e o futuro que parece sombrio pode ser luz e crescimento.
Não devemos sofrer pelo que passou, e muito menos sofrer por antecipação pelo que virá.
O passado e o futuro pertencem a Deus, de fato, e Deus é Amor.
O que veio e o que virá de suas mãos Augustas, teve e tem, como objetivo único, a nossa felicidade.
(Instituto André Luiz)
Cala-te
Das mais terríveis respostas que aprendi a suportar e compreender é o silêncio.
Na dúvida é o melhor conselheiro.
Na certeza não briga contigo.
Nos amores perdidos te consola.
Nas decepções como ar te invade.
Em silêncio tu pode na tua mente viajar imaginar lugares incríveis ou simplesmente o balançar silencioso da rede, chuva fininha e cafuné.
Fique em silêncio mas, não fique só.
De mãos dadas com Jesus !!
Quando o ser humano compreende , sente as manifestações de Deus , tudo se expande , se transforma.
A dor, a magoa, a falta de perdão , não criam morada na alma , no coração.
Quem tem este entendimento caminha junto a gratidão , é consciliador, e leva o evangelho nas mãos todo minuto através dos gestos mais simples.
Sabe que é de mãos dadas com Jesus, que jorra o entendimento , o amor , a paz, a sabedoria e mansidão, e que conseguimos transformar qualquer mal em bem, estamos sempre protegidos e amparados..!!
Simone Vercosa.
Eu li e reli, mas não te compreendi
Mesmo dizendo sim, eu digo que não vi
É triste pensar, olhar pra mim e ter que negar
Que a verdade é essa, e não há nada pra parar
Essa eloquência que você sente sobre mim é um martírio
Não tema o inevitável, não se sobreponha ao risco, não colha o lírio
Não corra, não pare, não chore, apenas o observe
Diga a si para ele, não interrompa o que lhe foi propagado.
