Poemas de Compreensão
Não é necessário que um autor compreenda aquilo que escreve. Os críticos encarregar-se-ão de lho explicar.
Se um espírito contemplativo se deita à água, não tentará nadar, procurará, primeiro, compreender a água. E afogar-se-á.
O amor tem as suas razões, que a lógica não compreende, como o destino tem as suas ironias que a razão não explica...
Um dia tu vais compreender que não existe nenhuma pessoa totalmente má, nenhuma pessoa completamente boa. Tu vais ver que todos nós somos apenas humanos. E sofrerás muito quando resolveres dizer só aquilo que pensas e fazer só aquilo que gostas. Aí sim, todos te virarão as costas e te acharão mau por não quereres entrar na ciranda deles, compreendes?
Goste de alguém que te ame, alguém que te espere, alguém que te compreenda mesmo nos momentos de loucura! Goste de alguém que te ajude, que te guie, que seja seu apoio sua esperança seu TUDO! 'Goste de alguém que não te traia, que seja fiel, que sonhe contigo e só pensa em ti, no teu rosto, na tua delicadeza, no teu espírito, e não só no teu corpo, e nem em teus bens! 'Goste de alguém que te espere até o final, de alguém que sofra junto contigo, que ria junto a ti,que enchugue suas lágrimas, que te abrigues quando necessário, que fique feliz com as suas alegrias e que te dê forças depois de um fracasso! 'Goste de alguém que venha conversar contigo depois das briga, depois do dosencontro! 'Goste de alguém que caminhe junto a ti, que seja companheiro,que respeite suas fantasias, suas ilusões! 'Goste de alguém que te AME, e que de dê valor! ' Não goste apenas do amor, goste de alguém que sinta o mesmo por você '
Há uma porção de coisas minhas que você não sabe, e que precisaria saber para compreender todas as vezes que fugi de você e voltei.
Jamais os moralistas conseguirão fazer compreender toda a influência que os sentimentos exercem sobre os interesses. Essa influência é tão poderosa como a dos interesses sobre os sentimentos. Todas as leis da natureza têm um duplo efeito, em sentido inverso um do outro.
Compreenda, eu só preciso falar com você. Não importam as palavras, os gestos, não importa mesmo se você continua a fugir e se empareda assim, se olha para longe e não me ouve nem vê ou sente. Eu só quero falar com você, escute.
Desenhei então o interior da jiboia, a fim de que as pessoas grandes pudessem compreender. Elas têm sempre necessidade de explicações.
A coletividade humana aprenderá, gradativamente, a compreender que os conceitos de normalidade e de anormalidade deixam a desejar quando se trate simplesmente de sinais morfológicos, para erguerem como agentes mais elevados de definição da dignidade humana, de vez que a individualidade, em si, exalta a vida comunitária pelo próprio comportamento na sustentação do bem de todos ou a deprime pelo mal que causa com a parte que assume no jogo da delinquência.
A alegria verdadeira não tem explicação possível, não tem a possibilidade de ser compreendida – e se parece com o início de uma perdição irrecuperável.
Fosse íntimo das águas, ou dos mares, teria quem sabe parâmetros para compreender esse quieto deslizar, peixe, ave. Criatura da terra, seu temor era quem sabe perder o apoio dos pés.
Há uma porção de coisas minhas que você não sabe, e que precisaria saber para compreender todas as vezes que fugi de você e voltei. São coisas difíceis de serem contadas, mais difíceis talvez de serem compreendidas. Essas coisas não pedem resposta nem ressonância alguma em você: eu só queria que você soubesse do muito amor e ternura que eu tinha. E tenho. Acho que é bom a gente saber que existe desse jeito em alguém, como você existe em mim.