Poemas de Comida
"Em Tzedaká, a generosidade é o alimento do espírito; ao dar, elevamos a vida, tanto a nossa quanto a do outro."
Há de haver um dia no mundo que as pessoas serão obrigadas a procurar por alimento, ao invés de suas tolas vaidades.
O SENHOR é o meu pastor, nada me faltará.
Pois o SENHOR me dá tudo o que preciso: alimento para o corpo e medicamento para curar a dor.
Perdoar seria sobretudo um presente, um alimento com o qual você sacia o espírito de quem outrora lhe fez mal. É dar ao outro algo que essa pessoa em momento anterior, não teve condições de lhe outorgar. Sem dúvida o perdão é maturidade. O perdão é esquecer.
E, curiosamente, o “não-perdão” nos escraviza.
O jejum que agrada a Deus não é privar-se de todo alimento por algumas horas, mas privar-se de parte dele para sempre, compartilhando-o com o que nada tem para comer.
Má digestão: protesto do estômago em que exige de seu dono que lhe dê alimento de qualidade para que possa trabalhar.
O mar para algumas pessoas não passa de água salgada, para mim é onde eu alimento a minha alma, é onde eu curo aquelas coisas que a gente às vezes tem.
-Michael Hayssus, A Diary Of Hurts
Muitas vezes as necessidades dos próximos estão a nosso alcance, um pouco de alimento e um pouco de atenção.
Senhor, obrigado por mais esse dia. Obrigado pelo ar, pela água, pelo alimento. Obrigado pelo meu solo e o meu teto não serem no Haiti.
Escrevo para alimentar a pulga atrás da tua orelha. Eu dou água e a alimento – dou até um chocolate de vez em quando - quero manter sempre a dúvida na tua cabeçinha. Quero deixar sempre a perguntinha incomoda: e-se-tivesse-dado-certo?
"E nesta vida só quero navegar da melhor forma possível, tendo o nosso amor como alimento, tenso sua saliva como bebida. Quero estar te repetindo em todas as estações, durante todos os anos, pretendo impregnar nos teus dias como um perfume impossível de esquecer, como se fosse uma droga da qual ficaste viciado. Permita que a gente siga o mesmo caminho, e se tu me olhares fundo irá perceber dentro de meus olhos o brilho que o nosso caminho ousa ter. Basta tu vir comigo, lhe prometo dias belos, beijos cheio de amor no pescoço, cama quente mesmo nos dias mais frios, fidelidade, pitadas de açúcar nos teus amargos dias e assim uma casal de sonhadores eternos, nós."
Da inveja alheia faço um suplendido banquete, devoro-o com serenidade, e alimento a minha alma de orgulho