Poemas de Chico Xavier
Devemos efetuar campanhas de silêncio contra as chamadas fofocas, cultivando orações e pensamentos caridosos e otimistas, em favor da nossa união e da nossa paz, em geral.
Crê em ti mesmo, age e verás os resultados. Quando te esforças, a vida também se esforça para te ajudar.
Deus, se um dia eu perder as esperanças, ajude-me a lembrar que os teus planos são melhores que os meus.
Nas lutas habituais, não exija a educação do companheiro. Demonstre a sua. Nas tarefas do bem não aguarde colaboração. Colabore, por sua vez, antes de tudo. As suas lágrimas não substituem o suor que você deve verter em benefício da sua própria felicidade.
A solidão é boa somente para refletir, porque, sem dúvida, fomos criados para viver uns com os outros.
Quem tudo suporta em silêncio - calúnia, agressões, injúrias - conquista uma autoridade moral que faz calar os opositores e transforma aversão em admiração.
Não exijas dos outros qualidades que ainda não possuem. A árvore nascente aguarda-te a bondade e a tolerância para que te possa ofertar os próprios frutos em tempo certo.
Cada pessoa é aquilo que crê; fala o que gosta; retém o que procura; ensina o que aprende; tem o que dá e vale o que faz.
Aprendi a deixar os dias mais simples, mais leves... Comecei a acreditar que ser feliz é descomplicar a vida, pelo lado de dentro!
Sonhos não morrem, apenas adormecem na alma da gente e basta só uma frase para eles renascerem outra vez.
Se a dor te visita o coração, improvisando tempestades de lágrimas em teu campo interior, não te confies ao incêndio do desespero, nem ao gelo da lamentação.
Se alguém te desejar vibrações contrárias a tua felicidade, endereça a esse alguém a tua silenciosa
mensagem de harmonia e de amor com que lhe desejas felicidade maior.
Que eu não perca a vontade de ajudar as pessoas, mesmo sabendo que muitas delas são incapazes de ver, reconhecer e retribuir esta ajuda.
Na construção da felicidade, onde a provação apareça, não te lamentes nem reclames.
Dá o teu toque de amor e Deus fará o resto.
Não permitas que os problemas externos, inclusive os do próprio corpo, te inabilitem para o serviço da tua iluminação.
“Se tiver que amar, ame hoje. Se tiver que sorrir, sorria hoje. Se tiver que chorar, chore hoje. Pois o importante é viver hoje. O ontem já foi e o amanhã talvez não venha.”
― Chico Xavier