Poemas de Buda

Cerca de 240 poemas de Buda

Conhecer aos outros significa ser sábio, conhecer a si próprio significa ser iluminado.

A verdade está dentro de nós. Não surge das coisas externas, mesmo que assim acreditemos.

Só com o esforço prolongado e sinceridade, disciplina e autocontrole, o sábio se torna como uma ilha, que nenhuma enchente consegue inundar.

Os humanos imploram a misericórdia divina, mas não têm misericórdia dos animais, para os quais são divinos.

Aqueles que buscam a Iluminação devem sempre se lembrar da necessidade de manter constantemente puros o corpo, a fala e a mente. (...) A mente impura segue atos impuros e estes trarão sofrimentos. Assim, é de suma importância que se conservem puros a mente e o corpo.

Buda
KYOKAI, Bukkyo Dendo. The Teaching of Buddha (1966).

Nota: Inspirado em Anguttara Nikaya III.123.

...Mais

Há cinco coisas neste mundo que ninguém pode realizar: primeira, evitar a velhice, quando se está envelhecendo; segunda, evitar a doença, quando o corpo é predisposto à enfermidade; terceira, não morrer quando o corpo deve morrer; quarta, negar a dissolução, quando, de fato, há a dissolução do corpo; quinta, negar a extinção, quando tudo deve extinguir-se.

Buda
A Doutrina de Buda

A felicidade não depende do que você tem ou quem você é.
Só depende do que você pensa.

Não importa quantas palavras sagradas tenha lido, não importa quantas palavras sagradas tenha dito… elas não servirão para nada se você não agir de acordo com elas.

Os quatro procedimentos corretos são: primeiro evitar o início do mau. Segundo, eliminar todo o mal, tão logo apareça. Terceiro, induzir que se façam boas ações. Quarto, estimular o desenvolvimento e prosseguimento das boas ações que já começaram. É de suma importância que se pratiquem estes quatro procedimentos.

Meditação traz sabedoria; a falta de meditação deixa-o na ignorância. Saiba bem o que o conduz para a frente e o que o prende atrás, e escolha o caminho que o guie à sabedoria.

Se o telhado for mal construído ou estiver em mau estado, a chuva irá entrar na casa; assim como a cobiça facilmente entra na mente se ela é mal treinada ou se está fora de controle.

Buda

Nota: Adaptação do verso 13 do "Dhammapada".

O ódio nunca desaparece enquanto pensamentos de mágoas forem alimentados na mente.

Buda

Nota: Releitura do verso 3 do "Dhammapada", que diz, originalmente: "Quem abriga pensamentos de hostilidade como: 'Ele me maltratou, ele me golpeou, ele me derrotou, ele me roubou', para aqueles que abrigam pensamentos como esses, a raiva nunca será apaziguada".

...Mais

Não se esqueça que os instantes que você vive aqui e agora e as pessoas que você convive aqui e agora são os mais importantes da tua vida por que são os únicos reais.

Existem no mundo quatro tipos de indivíduos: os sombrios, que caminham para as sombras; os sombrios, que caminham para a claridade; os claros, que caminham para as sombras e os claros, que buscam a claridade.

Cada um de vocês deve fazer de si mesmo uma ilha, deve fazer de si mesmo o seu próprio refúgio; não há outro refúgio. Faça da verdade a sua ilha, faça da verdade o seu refúgio; não há outro refúgio.

Cada um é senhor de si mesmo, deve depender de si próprio; deve, portanto, controlar-se a si próprio.

Elogio e crítica, ganho e perda, prazer e dor vem e vão como o vento. Para ser feliz, descanse como uma árvore gigante no meio de todos eles.

Bons amigos são aqueles que nos instruem na fé, empenham-se conosco para aprofundar nossa prática e estudo, e trabalham em harmonia conosco para o avanço da paz mundial.

Deixar de fazer o mal, fazer o bem e purificar a mente: essa é a lição de todos aqueles que despertaram.

"Poucas pessoas desejam a iluminação, que é simplesmente uma vida natural e simples. Tão natural que a paz que procuram já está no vento que sopra, no ar que respiram, na nuvem que passa, no sol que aquece, e na chuva que molha."