Poemas de Auto Conhecimento
Embaixo de cada face de mulher existe uma beleza escondida que só o amor-próprio e a autoestima são capazes de revelar. Empodere-se!
E ela se vestiu de amor e foi ser feliz! Sem se preocupar com o amanhã, sem pressa. Ela simplesmente foi e pronto. Aprendeu que se perde muito tempo com porquês e a felicidade acaba ficando de lado. Experimenta, você vai gostar!
Eu lhe ensino que a primeira e mais importante coisa é ser amoroso para consigo mesmo. Cuide de si mesmo. Aprenda como se perdoar, cada vez mais e novamente; sete vezes, setenta e sete vezes, setecentos e setenta e sete vezes. Assim você irá florescer. Nesse florescimento você atrairá alguma outra flor. Isso é natural. Pedras atraem pedras; flores atraem flores.
Nunca deixe teu inimigo saber o que te ofendeu, pois ele usará as mesmas armas para te derrubar novamente.
Agradeço a Deus tanto pelos dias de chuvas quanto pelos dias de sol, ambos existem por serem suas criações, e Ele não criaria nada que não tivesse sua utilidade.
A maturidade é um porre!
- Te faz usar o córtex cerebral e não o sistema límbico, em outras palavras, você se guia pela razão ao invés de se deixar levar pelos sentimento (afetos).
As vezes seja esse o nosso refúgio, se perder na mansidão deste céu azulado cheio de estrelas que nos dá a sensação do nosso verdadeiro lar. Na busca de compreender o incompreensível, na vivência de uma vida solitária de auto conhecimento, não se tornando anti sociais, mas na busca de uma construção evolutiva. Nos tornamos solitários por ter uma visão mais a frente que muitos que estão ao nosso redor. A compreensão não são para todos, muitos se encontram limitados a tais entendimentos, não por quererem, por ainda não terem sentido a verdadeira escuridão que abita dentro do seu ser.
A humildade, o autoconhecimento, a verdade, são as únicas base que devem sustentar nosso caráter nosso viver e personalidade. Ser humilde é tratar bem, respeitar e fazer tudo ao alcance pra ver no outro você, sendo dentro de todo seu possível o seu melhor. O autoconhecimento, é se ponderar e saber até onde se pode ir sem ultrapassar a barreira de não permitir. A verdade, é tudo que se deve viver seja no âmbito das relações de amizade, de trabalho, de família, de amor, não passando a outrem o que gostaríamos que fosse e sim o que realmente é o que realmente somos. Corrigindo as falhas no nosso caráter a cada dia, vamos nos tornando melhores como seres humanos.
A vida é sofrimento, e o sofrimento pode torná-lo ressentido, assassino e depois genocida, se você for longe o suficiente. Então você precisa de um antídoto para o sofrimento. E talvez você pense que pode construir muros de luxo à sua volta e que isso irá protegê-lo do sofrimento. Boa sorte com isso.
Em cada passo da vida, a autenticidade é a bússola que guia para a verdadeira realização. Ser fiel a si mesmo é o meio para alcançar o melhor que o caminho tem a oferecer.
Aquilo que ninguém me conta que sou
É aquilo que realmente sou
As coisas que ninguém sabe sobre mim
São as coisas que me fazem acreditar que
dentro de mim existe a paz, o conhecimento e o desconhecimento
tudo ao mesmo tempo;
pra mim isso basta
pra quem não quer ser entendida
estudada
medida
nem normal, nem notada
subestimada, ou decifrada
em um minuto,
mas sim em uma vida.
A cada dia me sinto mais feliz, mais livre, e mais confiante!
As dificuldades ainda existem, o problemas não param de aparecer, o caminho ainda mantém suas pedrinhas, porém meu olhar se modificou diante de tudo... Diante da vida!
O caminho foi a busca pelo auto conhecimento, a busca contínua pela auto superação. Deixei de lado aquilo que sempre priorizei, e que enganosamente, pensava ser o caminho para a eterna felicidade.
Desci de minha Torre de Marfim, onde não haviam janelas. Vi o mundo real, percebi finalmente que a vida não é um conto de fadas, e parei de pegar carona com eles.
Hoje percebo que minha estrada tem buracos, mas que até as estradas com buracos podem me levar a um lindo jardim, a uma bela praia, ou ao final maravilhoso de um arco-íris.
Sim, não espero mais nada de ninguém, e é exatamente por esse motivo que hoje estou mais perto da felicidade... Simplesmente porque hoje, estou mais próxima de mim mesma!
Epifania
Há certas coisas que não entendemos. É por isso que alguns querem fazer um voo. Um voo raso para olharem por cima e ver as tristezas e sofrimentos e o rastro do mal que os trazem. Isso chama-se epifania, uma autorreflexão, um auto-conhecimento.
Nem sempre conseguimos atingir esse estágio do amadurecimento. A epifania dói na alma e no coração. Ver seus próprios defeitos, burrices e ignorâncias que praticamos. Saber porquê aquele amor não deu certo, porquê aquele projeto foi-se de água abaixo.
A epifania não é feita de forma exata, em números, mas de forma subjetiva. Cabe a cada um aceitar a dor que ela traz e dar meia-volta no rumo que está dando. Às vezes, precisamos apenas dar um sim ou um não, calar e deixar ouvir o som ensurdecedor do silêncio.
Este é o encontro consigo mesmo. Um encontro doloroso, frio e escarnecedor de si mesmo. Não busque soluções nos outros e sim em si mesmo.
Antes de amar alguém,
goste antes de você.
Nessa vida não anule
seu desejo, seu querer.
Ou sozinho ou a dois,
nunca deixe pra depois
a alegria de viver.
PRESENÇA AMIGA
Durante forte temporal
Busco abrigo e apoio
Busco forças para transpor esse momento
Quanto preciso aprender com meus pensamentos e atitudes?
Durante forte temporal
Quantas habilidades preciso desenvolver?
Quantos valores preciso incorporar?
Sem nunca deixar de explorar a escuridão do céu
Em busca de um fecho de luz
Onde direciono minhas forças em busca de novas possibilidades , novo recomeço
Durante forte temporal
Busco um caminho interno,
Que me leva à segurança ao conforto de um “lar”
Um lar interno conectado ao “Lar Maior”
Um espaço, onde sinto sua “Presença” reconfortante
Apesar de não sustentar essa proximidade por muito tempo
Mesmo assim, em todos os momentos
Mesmo estando completamente só
Tenho certeza absoluta
Que nunca estive sozinha
“ELE” sempre esteve comigo.
Édisa Brito Lopes
Minh'alma pálida, meu corpo nu, dócil.
Verdadeiro como o verão islandês, puro, livre.
Nada me atormenta, nem mesmo a mais brava tormenta, nem a tromba d'água, nem as palavras, nem as amarras.
Nada sufoca, nada queima, nada. Nada toca, nada sente.
Meio vão. Meio, vazio...
A maturidade ensina que o valor que lhe dão, não pode mensurar quem você é.
Geralmente as óticas se diferem em gênero, número, e grau. Só o autoconhecimento poderá nortear esta percepção.