Poemas de Augusto Cury
É fácil reagirmos e pensarmos com lucidez quando o sucesso bate à nossa porta, mas é difícil conservarmos a serenidade quando as perdas e as dores da existência nos invadem. Muitos revelam irritabilidade, intolerância e medo nessas situações. Se quisermos observar a inteligência e maturidade de alguém, não devemos analisá-la nas primaveras de sua vida, mas no momento em que atravessa os invernos de sua existência.
Conviver em sociedade exige gestão da emoção, e gestão da emoção exige a arte da tolerância, e a arte da tolerância exige abraçar mais e julgar menos, e não a compulsão de apagar da memória quem nos decepciona.
Talvez você não saiba, mas você foi profundamente "apaixonado" pela vida desde que o relógio do tempo começou a registrar as fagulhas de sua existência.
O homem é líder do mundo em que está, mas não é líder de seu mundo psicológico.
Toda discriminação é insana e inumana. Nunca se diminua ou se considere superior a alguém. Estenda as mãos, a partir de hoje, para as pessoas que pensam diferente de você. Você também comete erros e nem sempre é fácil suportá-los.
Sem o perdão, o monstro do passado eclodirá em seu presente e controlará seu futuro.
Não gravite em torno dos seus insucessos. É impossível evitar algumas derrotas. Quando for derrotado, saiba que não existe o fundo do poço para a inteligência humana, há sempre uma saída que você não enxerga.
Nosso cérebro tem mais juízo do que nós mesmos. Ele fecha as janelas da memória para pensarmos menos e gastarmos menos energia.
Desejo que você seja um grande empreendedor. E, quando empreender, não tenha medo de cometer falhas. E, quando cometê-las, não tenha medo de reconhecê-las. E, quando reconhecê-las, não tenha medo de chorar. E, quando chorar, não tenha medo de reavaliar a sua vida. E, quando reavaliá-la, não esqueça de dar sempre uma nova chance para si mesmo.
Apesar de todos os obstáculos, sua vida é mais bela e complexa do que todas as estrelas do céu. Ela é o maior espetáculo do mundo, a obra-prima do Criador.
Pequenas contrariedades geram reações desproporcionais. Estamos na era do descontrole emocional.
Ser gestor da mente humana é saber gerenciar os pensamentos, proteger a emoção, libertar a criatividade e se tornar protagonista da própria história.
Quem não aprende a se colocar no lugar do outro se comportará como um rei ou um pequeno deus que desejará que os demais gravitem em sua órbita, os machucará e não sentirá minimamente a dor deles. A impulsividade, insensibilidade, e o egocentrismo começam a ser desenhados nesta fase.
Todo ser humano precisa de uma segunda jornada, a jornada do coração, que não traz dinheiro para o bolso, mas irriga de sentido a vida; caso contrário, viverá e morrerá reclamando de tudo, terá uma história entediante, sem sabor e sem aventuras
o sucesso de quem vive ao nosso lado é muito mais perturbador do que o sucesso de quem está distante.
Um líder doente sabota seus liderados, mesmo que os bajule em sua frente, pois tem medo de que seus alunos o superem, enquanto o líder saudável forma alunos para o superarem.
A cultura é fundamental para identidade de um povo, mas, se ela nos impede de nos colocar no lugar do outro e pensar antes de reagir, torna-se escravizante. Para o mestre da Galiléia, por detrás de uma pessoa que fere, há sempre uma pessoa ferida
Quem ficar preso num casulo com medo dos acidentes da vida, além de não eliminá-los, será sempre frustrado.