Poemas de Aprendizado
Aprender
Só aprendemos o que gostamos, e a repetição é a mãe do aprendizado.
Quando leio, me informo. Quando ouço e vejo, entendo. Quando faço, aprendo.
É possível aprender muito, só que precisa ser aos poucos, dez ciclos de dez minutos, é melhor que duas horas direto.
Nunca foi por quantidade de tempo, mas por constância.
Lendo, tenho informação, quando transmito é conhecimento, ensinar é uma ótima tática para se aprender.
Diariamente tudo o que acontece em nossas vidas se tornam um grande aprendizado que te levam a alcançar maturidade.
Quando você resiste e não aceita as perdas de certas situações ou pessoas que não te valorizaram, nem davam a importância devida que você tem e proporcionava por ser transparente e espontânea no que se refere ao amor como, um todo. Somente você sofre, você se ilude por momentos superficiais que apenas aparentavam ser perfeitos, mas, detrás de cada um deles vejo um pouco de mentiras e traições.
A pior parte que ocorre nisto tudo é que perdemos tanto tempo dando nosso melhor, passando por cima de algumas restrições e até quebrando algumas regras, porque realmente amamos sem barreiras.
E quando você começa a ver tudo realmente vindo a tona, não queremos acreditar e muito menos aceitar, estes erros, estas decepções, nos sentimos frustrados e fragilizados. Realmente a dor de um sentimento quebrado, despedaça tudo dentro de nossos corações, porque faz falta, causa um vazio e uma tristeza enorme que faz tudo por dentro perder o sentido e a razão.
Eu sei que como disse no início, são experiências e um amadurecimento que estou adquirindo em meio as lágrimas e sofrimentos. Compreendi aqui que muitas das vezes realmente tropeçamos, erramos e até caímos. Mas irei, me reerguer com fé, aprendizados muito mais claros e objetivos certeiros, que revelarão no final disso tudo; realmente meu valor e grandeza, as mesmas que Deus sempre viu e vê em mim.
Ricardo Baeta.
Sobre a didática do aprendizado
Na verdade, ninguém aprende absolutamente nada, se primeiro não aprender a aprender. Antes de se ensinar algo, será preciso detectar se um "aluno":
1°- sabe aprender.
E 2°- se já sabe, se QUER o aprendizado específico. Pois pode saber aprender e não querer ou ainda as duas coisas. Isto é, poderá não saber a aprender nem tampouco se interessar em aprender.
Compreendi que a sabedoria é o aprendizado da felicidade propriamente dito. E para adquirir felicidade, precisamos nos despojar dos excessos.
Quem acumula materia, energia e pensamentos, renucia ao direito de participar do fluxo de abundância do Universo.
Como um ser pode se achar feliz, nesse planeta, enquanto tantos passam por privações e miséria?
Recomeço...
O recomeço é sempre uma nova oportunidade para fazer diferente com o aprendizado do caminho percorrido.
Recomeçar pode exigir atitudes diferentes, às vezes, "virar as costas" para tudo que te faz mal.
Deixe ir... Pessoas e coisas que te aprisionam.
O aprendizado maior de uma alma que sofreu com perdas, golpes e quebras e o entendimento de que, vai valer a Pena!.
Para uma pessoa especial, que em pouco tempo mostrou que o Projeto está entrelaçado num Propósito que vem atrelado a uma Promessa 😉.
Mv
O ensino credita ao aluno, o aprendizado
enquanto estudante, habilitando-o como
protagonista do conhecimento humano.
POR UM FIO
Mais um ano findou
Algo de bom ficou
No rastro aprendizado
Norte a ser enfrentado
Com novo desafio
E a vida por um fio!
Na visão observo o aprendizado
Na audição escuto pra aprender
No tato eu sinto as mudanças
No paladar o gosto de um novo eu
"Sairemos melhores, isso será só para nossa aprendizado!"
Será que é só para aprendizado? Se fosse, não haveria mudança de vida, e para que saia melhor tem que haver mudança, do que será o aprendizado então?
"A repetição é a mãe do aprendizado. O ridículo não existe. Ainda que eu seja criticado, continuarei cada vez mais empenhado. Não ligando pras tolices. O prélio é diário. Focado em me enfrentar, apenas. Eu, nesta arena, somente eu: meu único adversário."
(30/03/2020)
Uma das maiores virtudes que carrego é a capacidade de mudança.
Mas ela veio de muito aprendizado.
Aprendi a respeitar meu próprio tempo conseguindo entender e vencer minhas batalhas invisíveis, ainda tem muitas, mas, vencendo cada uma.
Amigos?! Poucos, bons, alguns fundamentais...
Nem tudo é sobre mim, podem até falar, mas o mundo apesar de redondo, coleciona esquinas...
A maturidade tem me ensinado que é preciso o silêncio mesmo com as inúmeras palavras querendo sair, não as engulo, uma hora vou cuspir...
Eu falhei muito, mas compreendi que não é fracasso, por isso não é um editor de quem eu sou, apenas o que eu fiz.
Não me iludo com aplausos, tampouco não sofro com quem me ignora.
Já disse e vou repetir... "Convivo, mas não me misturo", preciso viver o hoje, o agora, a vida é presente, não posso me distrair com a maldade que me cerca. Enquanto o bem existir, o mal tem cura e cabe a nós que isto, prevaleça, não para merecer o céu, pois apesar de querer, precisamos suportar cada dia aqui na Terra.
Guardamos dinheiro pra viajar, comprar carro, casa ,mas tem coisas que não se guarda, e uma delas é a felicidade, são detalhes e pequenas atitudes que se torna possível cada conquista.
Por isso eu trabalho e trabalho muito, para ter o que sonho, mas não me esqueço de ser feliz com a vida que tenho...
A ciência diz que sou feita de átomos, mas eu ainda insisto em acreditar que sou feita de histórias... De Muitas, histórias!
Decepções nos servem para ficarmos mais fortes e atentos em relação às pessoas. Tudo é aprendizado!
16^02^23
A vida é um aprendizado diário, um portal misterioso, o qual não sabemos ao certo o que encontrar do lado de lá.
A gente passa dos 35 e a partir daí se ouve muito:
_É a idade chegando!
Prefiro enxergar com leveza,
e interpretar sem melancolia ou desânimo.Na verdade é a maturidade abrindo um sorriso pra gente,
nos vestindo com a experiência, é a sensatez nas escolhas, é a força que se adquiriu com as quedas, é a transparência de gostos, a verdade nos sentimentos.
Com o tempo o sorriso brota do coração, já não se quer sorrir sem querer ou mendigar atenção.
A maturidade nos presenteia com a sutileza, temos plena percepção
de quando chegar e de quando sair quando não desejados, já não nos iludimos tanto.
Queremos certezas, segurança. Optamos por saborear o tempo, sentir o vento, se permitir.
Até porque a excelência dos anos nos brinda com alguns anos a mais, mais ao mesmo tempo reconhecemos a nossa alma tão jovem,
a ponto de se agarrar a um sonho e com muita disposição ainda voar.
Uma parede de palavras
O coração dos sábios ensina sua boca e acrescenta aprendizado aos lábios. - Provérbios 16:23
As pessoas costumam esconder seus sentimentos atrás de um muro de palavras. Eles usam um tipo de conversa dupla em que palavras e sentimentos não concordam. Um consultor de comunicação que realiza workshops sobre esse assunto diz que muitas pessoas têm medo de que a honestidade na fala lhes custe amizades, amor ou respeito. Então, eles mantêm os lábios fechados ou dizem algo diferente do que eles querem dizer.
Outros fatores que podem impedir a conversa franca são: timidez, falta de confiança, medo de mostrar ignorância, tentar evitar críticas e não querer magoar os sentimentos de alguém.
Os crentes em Cristo não estão isentos deste problema. Tentar ser amoroso e verdadeiro pode ser difícil, mas a Bíblia nos diz como lidar com esse dilema. O livro de Tiago nos ensina que precisamos da sabedoria que vem de Deus acima. O Senhor nos permitirá, por Seu Espírito Santo, falar de maneira eficaz e honesta. Sua sabedoria é “primeiro pura, depois pacífica, gentil, disposta a produzir, cheia de misericórdia e bons frutos, sem parcialidade e sem hipocrisia” (Tiago 3:17).
Vamos governar nosso discurso com essas qualidades da Palavra de Deus. Então não teremos que nos esconder atrás de um muro de palavras.
Quão fácil é usar muitas palavras
E, ainda assim, ser imprudente nas coisas que você diz;
Então, voluntariamente, entregue seu discurso ao Senhor,
e os corações serão abençoados por você todos os dias. —DJD
Sabedoria é saber quando falar o que pensa e quando pensar o seu discurso. Mart DeHaan
O aprendizado através do vendaval só é possível parando de nadar, se instalando ali mesmo no meio da tempestade, sem procurar abrigo.
Não estamos externando de abjuração, mas de se posicionar para decidir a direção certa, que vale mais do que qualquer movimento assíduo que pode nos lançar ainda mais longe da rota humana, da dor em sua forma não letal.
Na avantajada ausência de aceitação das genuínas e invencionices do outro, que com elas agradavelmente vive, mergulhamos em corrente marítima sentimental que nos remessa para longe da costa.
Facilmente. Momento que é indispensável lembrar que se aprende também só observando.
A mentira é aprendizado e conduta de caráter, te faz
errar o caminho.
Mude seu caminho e aprendizado!
Só é feliz quem sabe obedecer a verdade!
Ouça e aprenda
Um homem sábio ouvirá e aumentará o aprendizado. - Provérbios 1: 5
Uma pessoa que leu um dos meus artigos no Our Daily Bread discordou de algo que eu disse. Então ela escreveu e pediu uma explicação.
Depois de receber minha carta, ela respondeu: “Obrigado pela sua resposta. Foi uma informação que eu não sabia. Eu apenas tomei como certo o que eu aprendi na infância. Mas é um dia ruim quando não se aprende algo novo - então aos 84 anos eu ainda estou aprendendo. ”
A vontade de aprender é uma marca de crescimento e sabedoria. Provérbios 1: 5 declara: “O sábio ouvirá e aumentará o ensino, e o homem de entendimento alcançará sábio conselho.” A palavra hebraica para aprender neste versículo significa “aceitar”.
Se desejamos crescer em nosso conhecimento de Deus e aprender a agradá-Lo, não precisamos temer descartar velhas idéias e aceitar novas que melhor expliquem as Escrituras. As pessoas que buscam sabedoria acolherão novas idéias. Eles os testarão pelas verdades da Bíblia, seja para confirmar o que já acreditam, seja para ampliar seu conhecimento e compreensão.
Devemos estar abertos à verdade de Deus, conforme Ele nos ensina através da Sua Palavra e das pessoas ao nosso redor. Estamos ouvindo, testando e aprendendo?
Pense nisso
Quando foi a última vez que você admitiu que estava errado?
Por que é tão difícil de fazer? O que você aprendeu
recentemente com outro crente?
Para abrir espaço para a sabedoria, livre-se do orgulho. Dennis J. DeHaan