Poemas de Amor Próprio
"A opção de viver sozinho não é solidão. É ser feliz em nosso amor próprio, sendo nos mesmo, tornando-nos o grande amor de nossa próprio vida."
(Bichara, R. G.)
"Amor próprio, ser feliz sozinho, aceitar os próprios defeitos, valorizar nossas próprio qualidades, o principal fator é ter respeito com você mesmo."
Me achando, sim! Achando um propósito, a felicidade, o amor próprio... Achando o que estava perdido dentro da mente e do coração! A selfie é pra agradar as meninas, sim! As meninas dos meus olhos negros. Preciso me achar, mas lembrando que a procura ela é contínua. Não conjugo da idéia do achismo, mas uno a ação do achar. Mesmo pq quem procura acha. Achei um formato ideal de vida e pensamentos, de conceito e felicidades? Não! Estou à procura! Mas o que achei me alegra e olho no espelho e agradeço!
Tão importante quanto o amor-próprio, é o respeitar-se a si mesmo. No fundo, sabemos, que sempre existe uma voz interior que nos diz exatamente o que ela quer que façamos naquele dia. Em uns ela nos instiga a sair, viver, interagir. Em outros momentos tudo que precisamos é de um pouco de solitude. Ouvir essa voz é fundamental para um dia de paz. Tem dias que simplesmente não sabemos o porquê de estarmos aqui, tendo a estranha sensação que não pertencemos a nada, mesmo em meio a outros, nos sentimos sós. Em outros acordamos distribuindo abraços, porque o simples fato de estarmos aqui, é o suficiente para sermos gratos. Na verdade, nunca estamos sozinhos, essa “bipolaridade” é própria do ser humano. Quando finalmente entendemos isso não nos cobramos tanto! Aprender e entender tudo isso é uma parte difícil do processo. Compreender que devemos nos cuidar e autoconhecer para estarmos bem em qualquer um desses dias.
Acredito muito na construção do nosso respeito e amor-próprio antes de deixar alguém acessar a nossa vida, bem como antes de ousarmos estar na vida do outro. É necessário termos prudências em nossas escolhas. Ocorre que, muitas das vezes centralizamos em excesso o nosso amor-próprio, logo, por um descuido, ficamos racionais e perdemos um pouco da nossa flexibilidade em se doar para o próximo. Por isso, as vezes, não achamos critérios suficientes no outro que possa nos agradar e isso gera em nós o perfeccionismo e por consequência a intolerância. Diante disso, corremos o risco de cultuarmos o nosso egocentrismo e de criarmos um escudo emocional em nome do amor-próprio. É preciso entender que o amor ao próximo passa pela nossa compreensão de sabermos que todos nós somos dotados de imperfeições e que amar também é se doar e correr riscos. Permita-se.
Amor-próprio pode ser um dos tipos de amor mais difíceis de praticar, porque exige que você veja valor e importância em si mesmo. Mas isso é acompanhado de vários padrões e contradições sociais, que, no fim, podem acabar pressionando muito você a ser uma certa versão de si mesmo.
Firmei um compromisso com minha liberdade, com o amor próprio e com o desapego de qualquer coisa que me faça infeliz.
Ao invés de jogos em relacionamentos, prefira a autenticidade e desfrute do amor, próprio ou alheio, ao que você realmente é.
Que nenhuma desilusão te faça desacreditar da sua força. Que o amor próprio esteja acima de tudo. Que as marcas da vida sejam apenas de tanto sorrir. Que a paz esteja em você quando faltar paz onde você estiver. Que Deus lhe dê sabedoria para aceitar o que você merece e que você saiba ser grato por isso.
Amor próprio, e você ter qualidades, mais sim aceita suas imperfeições, aceita que nem tudo em você será perfeito, e se auto conhecer, !
O amor próprio cresceu tanto, tanto que as pessoas começaram a se matar. Perdidas dentro de sí, trancadas em seus medos, traumas e desejos.
E mesmo que seu amor próprio seja infinito, você nunca estará satisfeito, completo e feliz. O prazer de ser amado ainda é a melhor cura para alma.
Não é covardia, é amor próprio. Não é falta de coragem, é respeito por mim mesmo. Quem conhece a força da corrente não se arrisca em mar bravo. Não se lança ao oceano quem já se afogou no mesmo. Não se atira ao precipício quem já não tem mais asas. Não se lê um livro esperando algo surpreendente, quem já o leu uma vez. O amor engana os tolos, aos desavisados, mas não aos feridos por ele mesmo. Ando numa fase de minha vida que prefiro acreditar desacreditando. Sonhar com o pé na realidade. Não espero mais nada, nem almejo grande coisa. Virei pedra, encosta de ilha, apenas observo as ondas que em mim se quebram.
Ricardo F
É difícil amar alguém que não tem por ele (a) o amor próprio... Pois nunca se achará merecedor e sempre fará cobranças!
Querido (a) Amor é ter asas e não correntes!
Belo será quando a sua autoestima e o seu amor próprio derem as mãos ao seu coração e abraçarem juntos a tua felicidade.
Não existe satisfação melhor do que respirar ares de liberdade e aspirar ventos de amor próprio. Inácio André