Poemas de Amor de Mãe para Filho
Feliz por dentro
Quem confia no Senhor, feliz é ele. - Provérbios 16:20
Meu filho de 6 anos, Steven e eu, estávamos sentados ao lado de sua cama lendo um livro uma noite, quando de repente ele sussurrou em meu ouvido: "Eu quero saber como ser cristão".
O professor de primeiro grau de Steven estava falando sobre salvação na escola e queria resolver o assunto. Então deixamos de lado o livro e começamos a trabalhar.
Desde que ele tinha ouvido a história de Jesus toda a sua vida, não foi difícil explicar a salvação. Logo ele estava orando e pedindo a Jesus para salvá-lo.
Um pouco depois, depois que ele correu e contou a mamãe a boa notícia, retomamos nossa leitura. De repente, ele olhou para cima e disse: "Sinto-me feliz por dentro".
Essa é uma boa maneira de descrever a paz e o contentamento que Jesus nos dá como cristãos. É uma paz que vem de saber que a penalidade pelo nosso pecado foi cuidada (Efésios 1: 7). Temos a certeza de que fomos escolhidos e predestinados para a vida eterna (vv.4-5,10-11). Temos o selo da habitação do Espírito Santo que garante o nosso futuro (v.13-14). E nada pode nos tirar da mão de Deus (João 10:28). Quando os maus momentos chegam, podemos pedir a ajuda de Deus como um dos Seus filhos (Romanos 8: 15-17).
O que mais precisamos ser felizes por dentro!
Ó Deus, nós te agradecemos pela paz
e felicidade que você dá
Porque confiamos em seu filho
que morreu para que pudéssemos viver. —Sesper
Para conhecer a felicidade, conheça Jesus. Dave Branon
Mantendo o Natal
Aquele Santo que deve nascer será chamado o Filho de Deus. - Lucas 1:35
Um dos mais respeitados jornalistas de TV do nosso tempo foi Harry Reasoner. Em 1971, ele fez um comentário de Natal que vale a pena repetir. Aqui, em parte, é o que ele disse:
“O Natal é uma ideia tão única que a maioria dos não-cristãos aceita, e acho que às vezes invejo isso. Se o Natal é o aniversário do aparecimento do Senhor do Universo na forma de um bebê indefeso, é um dia e tanto. É uma idéia surpreendente, e os teólogos, que às vezes amam a lógica mais do que amam a Deus, acham desconfortável. . . . Ou é toda falsidade ou é a coisa mais verdadeira do mundo. É a história da grande inocência de Deus, o bebê, Deus no poder do homem. E é um tiro tão dramático para o coração que, se não for verdade, para os cristãos nada é verdade. Assim, mesmo que você não tenha feito suas compras e esteja inundado com o comercialismo e o frenesi, fique em paz. . . . A história continua.
Talvez você tenha sentido o estresse e a ansiedade que fazem parte da corrida de Natal. Se assim for, reserve alguns minutos para contemplar novamente o milagre do Natal: Deus veio à Terra como um bebê para se tornar nosso Salvador. Concentre-se nessa mensagem hoje e todos os dias. Isso ajudará a atrasá-lo e manter a perspectiva correta no Natal.
Precisamos de alguém para adorar,
precisamos de uma música para cantar;
Vamos manter nosso Cristo no Natal
e honrá-lo como rei. - Jarvis
É possível manter o Natal e perder Cristo.
Dave Branon
As coisas vivas mais antigas
Aquele que tem o Filho tem vida; quem não tem o Filho de Deus não tem vida. - 1 João 5:12
Os caminhantes nas montanhas da Califórnia se surpreendem ao encontrar cercas de 10 pés de altura com arame farpado esticado no topo. O que eles vêem dentro dos cercados cercados por cercas? Algum equipamento de comunicação vital como uma torre de rádio? Não, eles vêem apenas algumas árvores retorcidas, talvez apenas um tronco torcido com algumas agulhas.
Um sinal diz: NÃO ENTRE. ZONA DE PROTEÇÃO DO PINHEIRO DE BRISTLECONE. POR FAVOR, PROTEJA ESTAS ÁRVORES. Eles são os seres vivos mais antigos da Terra.
Panfletos explicam que esses pinheiros bristlecone estavam florescendo quando Jesus andou na terra, e que os mais antigos eram mudas na época do Êxodo do Egito.
Eventualmente, no entanto, independentemente de quão cuidadosamente eles estão protegidos, essas árvores vão morrer. Eles não estão destinados a viver para sempre. Mas os cristãos têm a certeza da vida eterna. Para ter certeza, nossos corpos vão morrer. No entanto, pela graça e poder de Deus, nossas almas nunca perecerão. Nossos corpos serão ressuscitados e, como disse Paulo, serão mudados de mortal para imortal (1 Coríntios 15:53).
Ficamos impressionados com a longevidade dos pinheiros bristlecones. Quão mais impressionante é a vida eterna através de Cristo. Nós que acreditamos nEle viveremos para sempre!
Nós clamamos: “Ó Deus, como pode ser?
Quanto tempo é a vasta eternidade? ”
A resposta soa de costa a costa,
“ Sem fim, eterno, para sempre ”.
Quer viver para sempre? Deixe que Jesus viva em você agora. Vernon Grounds
Promessas e Comandos
Tome agora seu filho. . . e oferece-o lá como holocausto. - Gênesis 22: 2
O escritor e pastor Steve Lawson diz que muitas vezes ouve uma declaração perturbadora de pessoas envolvidas em um estilo de vida que contradiz diretamente um comando das Escrituras. Para justificar suas ações, eles dizem: “Ei! Deus quer que eu seja feliz, e isso me fará feliz ”. Aparentemente, essas pessoas querem acreditar nas promessas de Deus de abençoá-las, mas elas ignoram seus mandamentos de serem santos.
Considere a resposta de Abraão a uma situação difícil. Ele tinha sido prometido que ele seria pai de uma nação de inúmeras pessoas. Que alegria isso deve ter tido para ele! Então Deus ordenou que Abraão sacrificasse seu único filho. Na mente do patriarca, o comando estava em evidente conflito com a promessa (Gn 15: 5; 22: 2).
Como a promessa de Deus poderia ser cumprida se Abraão obedecesse à ordem? Se ele tivesse reagido como as pessoas de quem Steve Lawson estava falando, ele teria dito a Deus para esquecer isso. No entanto, ele não fez. Ele obedeceu ao mandamento de Deus e viu que Deus providenciava um sacrifício substituto. Abraão obedeceu a Deus e a promessa foi mantida.
Precisamos lembrar que nosso dever é obedecer aos mandamentos de Deus. Seu dever é manter Suas promessas. Do jeito de Deus fazer as coisas, essas duas coisas nunca entram em conflito.
Obedecer a Deus a princípio parece difícil
Até chegarmos a ver
Que tudo o que Ele pede é para o nosso bem
E faz a vida plena e livre. —DJD
O caminho da obediência é o caminho da bênção. Dave Branon
Quando o perdido é encontrado
O Filho do Homem veio buscar e salvar o que estava perdido. - Lucas 19:10
Seis semanas de idade, Crystal Guerrero foi seqüestrado em 16 de dezembro de 1993, em uma clínica de saúde de Chicago. Seus pais viviam em turbulência emocional por uma semana, incapazes de comer ou dormir.
Então um bebê abandonado foi encontrado em uma igreja. Foi Cristal! Ela estava ilesa e bem. Imagine a alegria da família, uma alegria compartilhada por todo o país à medida que a mídia espalha as notícias comoventes. A criança estava de volta aos braços da mãe bem a tempo de um Natal exultante.
Como Deus se sente em relação àqueles que estão perdidos? Em Lucas 15, Jesus contou a parábola do pastor que deixou o rebanho de 99 ovelhas e saiu ao deserto para procurar uma que estivesse perdida. Ele também contou sobre um pai que esperou e assistiu com angustiado coração rezando pelo retorno de seu filho pródigo.
Essas histórias revelam o coração do Pai celestial. De fato, Deus estava tão sobrecarregado pela raça humana perdida que Ele fez o sacrifício mais caro que Ele poderia fazer. Ele enviou Seu Filho ao mundo para morrer na cruz para salvar os pecadores perdidos. E Jesus disse que sempre que uma alma raptada pelo pecado é encontrada e restaurada à família do Pai, “há alegria na presença dos anjos de Deus” (Lucas 15:10).
Você fez o céu se alegrar?
Busquei o Senhor e depois soube que
ele movia minha alma para buscá-lo, procurando-me.
Não fui eu quem encontrei, ó Salvador, verdade,
não, eu fui encontrado por Ti. —Anon.
Quando encontramos Cristo, descobrimos que éramos os que estavam perdidos. Vernon Grounds
Liberdade Real
Se o Filho te libertar, você será realmente livre. - João 8:36
Não suporto os talk shows de televisão em que os participantes usam linguagem vulgar e descrevem em detalhes doentios suas atividades imorais. Aqueles que discutem descaradamente seus pecados em público, obviamente, pensam em si mesmos como pessoas liberadas porque se atrevem a exibir sua imoralidade. Mas que tipo estranho de liberdade! Mal sabem eles quão escravizados eles realmente são.
Eu fui lembrado disso por um homem que estava com sobrepeso e chiado pesadamente. Ele disse: “Ninguém, nem mesmo meu médico, vai tirar minha liberdade de fumar ou comer o que eu quero comer”. Sua “liberdade” logo o matou.
Outro homem me disse que ele havia deixado sua esposa para que ele pudesse ser livre para viver como quisesse. Anos depois, ele foi um desastre físico e emocional. Ele admitiu que se tornou um escravo de práticas que o estavam matando, mas ele não mudou seus modos. Dentro de alguns anos ele morreu.
A ideia de que podemos ter liberdade verdadeira sem restrição ou disciplina é uma ilusão. Fazer o que quisermos sem procurar fazer a vontade de Deus, traz a escravidão ao pecado e leva à morte. Mas confiar e obedecer a Jesus Cristo dá liberdade da culpa, da escravidão ao pecado, dos sentimentos de futilidade e do medo da morte. Isso é liberdade real!
Quando atraídos pelos prazeres mundanos,
alguns cristãos se desviam;
E se eles não se arrependerem logo,
o preço terrível de Sin pagará. —Anon.
Estar sob o controle de Cristo é ter a verdadeira liberdade. Herbert Vander Lugt
Falando bem do filho de deus
[Ore] para que eu possa abrir minha boca ousadamente para tornar conhecido o mistério do evangelho. - Efésios 6:19
O missionário escocês Frederick Arnot falou bem do Filho de Deus na África central. De fato, ele falou tão bem Dele que milhares de pessoas naquela área se tornaram cristãos. Mas Arnot fez disso a sua prática de falar bem do Filho de Deus muito antes de partir para servir o seu Senhor naquele campo não evangelizado.
Quando ele ainda era jovem, Arnot e um amigo tentaram realizar uma reunião de rua no distrito de tabernas de Glasgow. Enquanto eles cantavam hinos, a multidão áspera os tolerava, mas quando eles começaram a pregar, o público bêbado abafava suas vozes com gritos e uivos profanos.
Movido às lágrimas, Arnot e seu companheiro se prepararam para sair. Mas um cristão alto e idoso que estivera ouvindo insistiu: “Continue assim, rapaz. Deus adora ouvir os homens falarem bem de Seu Filho. ”Encorajado por essa admoestação, ele e seu amigo obstinadamente continuaram seu testemunho e conquistaram uma audiência mais atenta. Durante todos os seus anos de ministério, o objetivo mais importante de Arnot era falar bem do Filho de Deus.
Esse é o nosso motivo também? Quando a oportunidade se apresenta, falamos corajosamente, dizendo quem é Jesus e o que Ele fez por nós?
Que tal falar bem do Filho de Deus hoje?
Assuma o controle das minhas palavras hoje,
Que eles possam falar do Seu grande amor;
E que a história da Sua graça
Transforme um pouco de coração para você acima. —Sees
Mantenha a fé, mas não para si mesmo.
Vernon Grounds
O amigo do solitário
Eu vivo pela fé no Filho de Deus, que me amou e se entregou por mim. - Gálatas 2:20
Gravado em uma lápide foram palavras que tocaram o coração do autor Max Lucado. O epitáfio não deu as datas de seu nascimento ou morte. Incluía apenas o nome dela, os nomes de seus dois maridos e essa melancólica minibiografia:
Dorme, mas não descansa.
Amamos, mas não foi amado.
Tentou agradar, mas não gostou.
Morreu como ela vivia - sozinha.
Essas palavras podem ser aplicadas às vidas de multidões infelizes de pessoas que se sentem solitárias e não amadas. Eles podem tentar se aproximar e fazer amigos, mas seus melhores esforços geralmente são inúteis.
O evangelho tem uma mensagem para qualquer um de nós que, como aquela mulher, achamos que pertencemos àquela legião frustrada de solitários e não amados. São as boas novas sobre o amigo que se importou o suficiente para morrer como nosso substituto na cruz. É sobre o amigo que ama cada um de nós com um amor que nunca pode ser alienado, que fica mais perto do que um irmão e que nos entende completamente.
Esse amigo é Jesus Cristo. Quando, com fé, estendemos a mão e seguramos sua mão estendida e perfurada pelo prego, somos tomados pelo amor que nunca nos deixará ir.
Você pediu a Jesus para ser seu amigo?
Embora as amizades humanas às vezes falhem, a amizade de Cristo sempre prevalecerá. Vernon Grounds
Gênese Poética
Cada poema de um escritor é como um filho que foi gestado com carinho em seu sagrado ventre poético. Às vezes, o processo de gestação é demorado, outras vezes não. Quase sempre o parto é natural e sem nenhuma dor. No instante do nascimento, se cria um vínculo emocional eterno entre o poema e o seu autor. Vínculo este que nem o tempo desfaz. Depois de parir, a escolha do nome é um dos momentos mais emocionantes, seguido do registro em seu nome. Como toda mãe zelosa, um escritor não admite que toque em seus filhos. Se quiser arrumar briga com ele, pelas próximas dez encarnações, basta tocar em um fio de cabelo do seu filho. Então, não tente tomar para si um poema dele.
O evento principal
Conceberás no teu ventre, e darás à luz um filho, e chamarás o seu nome Jesus. - Lucas 1:31
Durante a Grande Depressão que atingiu os Estados Unidos na década de 1930, uma família no Meio-Oeste lutou para colocar comida em sua mesa. Eles não tinham dinheiro para luxos.
Um dia, cartazes por toda a cidade anunciaram que um circo estava chegando. A admissão seria de $ 1. Um menino da família queria ver o show, mas seu pai lhe disse que ele teria que ganhar o dinheiro por conta própria. O jovem nunca tinha visto um circo antes, então ele trabalhou febrilmente e conseguiu comprar um ingresso.
No dia em que o circo chegou, ele foi ver os artistas e os animais desfilarem pela cidade. Enquanto ele observava, um palhaço veio dançando para ele, e o garoto colocou sua passagem na mão do palhaço. Então ele parou no meio-fio e aplaudiu enquanto o resto do desfile passava.
O jovem correu para casa para contar a seus pais o que ele tinha visto e como o circo era excitante. Seu pai ouviu, pegou o filho nos braços e disse: “Filho, você não viu o circo. Tudo o que você viu foi o desfile.
Essa história é uma parábola do Natal. Muitas pessoas se empolgam com as festividades, mas perdem o evento principal. Durante esta temporada, vamos lembrar o que aconteceu em um humilde estábulo e o que o nascimento de Jesus significa para nós.
Há embrulho colorido e enfeites e greening,
lojas lotadas de compradores, muito a ser feito!
Mas quantos sentem um verdadeiro significado espiritual,
ou sentem a adoração sincera pelo precioso Filho de Deus? —Donovan
Cristo é o motivo da temporada. Haddon W. Robinson
O vício de todos nós
Se o Filho te libertar, você será realmente livre. - João 8:36
“Lá, mas pela graça de Deus, eu vou.” Quantas vezes eu disse isso - especialmente quando observo pessoas dependentes de drogas. Eu acho que digo isso humildemente - mas eu sou realmente sincero?
Em João 8, Jesus disse a Seus ouvintes que Sua verdade poderia libertá-los (v.32). Mas eles não estavam livres já, eles protestaram? Então, Jesus apertou um pouco mais os parafusos: “Em verdade, em verdade te digo que todo aquele que comete pecado é escravo do pecado” (v.34). Em outras palavras, o pecado é viciante. E já que somos todos pecadores, é o vício de todos nós.
No coração do problema do pecado de cada pessoa existe um hábito do “eu” que só pode ser chutado por meio da ajuda de Cristo. Muitos viciados em drogas recuperadas descobriram que o seu hábito de "eu" é um problema mais profundo do que o hábito de drogas. Essa certamente é a história de Ken. Depois de anos correndo de seus problemas através de drogas e álcool, ele finalmente entregou sua vida a Cristo. “Desde então”, testemunha Ken, “as coisas nem sempre foram agradáveis, mas Cristo tem transformado meu estilo egoísta de vida. Fiquei chocado ao descobrir que estava completamente viciado em mim! ”
Nós todos combatemos esse mesmo vício. Em vez de dizer petulantemente: “Ali, mas pela graça de Deus, vai eu”, devemos dizer: “Lá vou eu”. Ninguém é uma exceção. Todos nós precisamos da mesma graça.
Tudo o que éramos - nossos pecados, nossa culpa,
Nossa morte - era todo nosso;
Tudo o que somos nós devemos a Ti,
Tu , Deus da graça, sozinho. - Bonar
A graça de Deus salva o melhor e o pior dos pecadores. Joanie Yoder
Três irmãs
A Timóteo, um verdadeiro filho na fé: Graça, misericórdia e paz da parte de Deus nosso Pai e de Jesus Cristo, nosso Senhor. - 1 Timóteo 1: 2
Graça, misericórdia e paz são as três irmãs da salvação. Nestas três palavras, temos o evangelho em forma de cápsula. Eles resumem nossa salvação completa em Jesus Cristo.
A graça é o fundamento da nossa redenção, a misericórdia é a manifestação da nossa redenção e a paz é a consumação.
A graça aponta para o passado - nossa salvação remonta “antes da fundação do mundo” (Efésios 1: 4). A misericórdia fala do presente - manifesta-se para nós dia a dia. E a paz é a consumação porque torna o nosso futuro seguro.
A graça está recebendo o que não merecemos. Misericórdia não está recebendo o que nós merecemos. Nós merecemos ir para o inferno, mas pela Sua misericórdia nunca iremos para lá. Nós não merecemos ir para o céu, mas pela graça vamos passar a eternidade lá. Grace justifica. Perdão da misericórdia. Grace nos admite para o céu. Misericórdia nos salva do inferno. A morte de Cristo foi o suficiente para nos perdoar em misericórdia, mas foi necessária a ressurreição para efetuar a nossa justificação. Ele “foi entregue por causa das nossas ofensas e ressuscitou por causa da nossa justificação” (Rom. 4:25).
E agora, pela fé, temos “paz com Deus através de nosso Senhor Jesus Cristo” (Romanos 5: 1).
[Nosso Senhor] tomou sobre si a morte
Nessa cruel cruz de dor,
E aqueles que olham com fé para Ele
A vida eterna ganhará! Johnson
Nenhum vive tão serenamente, tão agradavelmente e tão triunfantemente quanto aqueles que andam pela fé. MR DeHaan
Jesus, homem da fé
Esta doença é. . . para a glória de Deus, para que o Filho de Deus seja glorificado por meio dela. - João 11: 4
Jesus deixou de lado os privilégios e a glória de Sua divindade quando se tornou homem. Como resultado, Ele teve que enfrentar as provações e testes da vida assim como nós (Filipenses 2: 5-8). Como nós, Ele teve que exercer confiança em Deus, seu pai.
Eu vejo isso na história sobre Lázaro. Jesus deliberadamente atrasou a partida para Betânia quando ouviu que Lázaro estava doente. Esperando, Ele estava exercendo fé na sabedoria e poder de Seu Pai. Ele sabia que era a vontade de seu pai que Lázaro morresse para que Deus fosse glorificado (João 11: 4).
Por causa de sua fé, Jesus retornou a um lugar onde uma tentativa foi feita em Sua vida (v.8). E mesmo que Ele nunca tivesse restaurado a vida de uma pessoa que havia sido enterrada, Ele declarou com confiança: "Eu vou para que eu possa acordá-lo" (v.11).
Seus discípulos podem ter se perguntado por que Jesus não curou Lázaro antes de morrer. Por que entrar em território perigoso quando Ele tinha o poder de realizar milagres à distância? (Mt 8: 5-13). Mas Jesus não questionou a liderança de Seu Pai. Ele avançou com perfeita confiança em Sua sabedoria.
Embora possamos não ver claramente o resultado final das provações que enfrentamos, podemos ter fé confiante em nosso Pai celestial. Podemos confiar em Deus para glorificar a Si mesmo e para realizar Seus bons propósitos através de nós.
Deus, dá-me a fé de uma criancinha!
Uma fé que olhará para ti -
que nunca vacilará e nunca falhará,
mas siga-os com confiança. - Showerman
A fé se concentra em Deus em vez dos problemas da vida. Herbert Vander Lugt
CONSELHOS PARA O NOIVO
Filho meu, ouve o ensino de teu pai...
—Provérbios 1:8
A festa de despedida de solteiro antes do casamento é uma tradição normalmente caracterizada por bebedeira
e farra. O motivo crucial da festa deriva da crença de que o noivo vai se casar em breve e deve ajustar-se a uma vida doméstica entediante.
Um dos meus sobrinhos casou-se recentemente. O padrinho planejou uma festa para ele, mas com uma boa novidade. Os convidados deveriam trazer alguns pensamentos para compartilhar, pois seriam úteis para ajudá-lo nesta nova fase de sua vida.
Quando cheguei ao café da manhã informal, encontrei um espírito alegre de camaradagem. Pais, tios, irmãos e amigos participavam de uma conversa animada. Os pais dos noivos foram chamados para compartilhar os seus conselhos sobre o que aprenderam em seus próprios casamentos cristãos. As recomendações que deram eram pessoais, práticas e bíblicas.
O livro de Provérbios reflete este tipo de conselho para enfrentar os desafios e as recompensas. “Filho meu, ouve o ensino de teu pai… porque [será] diadema de graça para a tua cabeça” (Provérbios 1:8-9).
Como Deus seria glorificado se mais casais iniciassem seus casamentos com atitude de respeito à sabedoria daqueles que percorreram o caminho antes deles. —HDF
É verdadeiramente sábio aquele que obtém
sabedoria a partir de experiências de outrem. Dennis Fisher
ESSE É JESUS?
Aos que de antemão […] predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos. —Romanos 8:29
Ao entrar na igreja num domingo de manhã, um pequeno garoto olhou para mim e perguntou à sua mãe: “Mamãe, esse é Jesus?” Não preciso dizer que estava curioso para ouvir a resposta dela. “Não,” disse ela, “esse é o nosso pastor.”
É claro que eu sabia que ela diria não, mas ainda assim eu gostaria que ela tivesse acrescentado algo como: “Não, esse é o nosso pastor, mas ele nos lembra muito de Jesus.”
Ser parecido com Jesus é o propósito da vida daqueles que, como nós, são chamados a segui-lo. John Stott observou que essa é a meta que consome todo nosso passado, presente e futuro. No livro de Romanos 8:29 lemos que no passado fomos “predestinados a sermos conformes à imagem de seu Filho.” No presente “estamos sendo transformados na mesma imagem” (à semelhança de Cristo), enquanto amadurecemos de “glória em glória” (2 Coríntios 3:18). E no futuro, “seremos semelhantes a ele, porque haveremos de vê-lo como ele é” (1 João 3:2).
Ser parecido com Jesus não significa obedecer a regras, ir à igreja e entregar o dízimo. É conhecer o Seu perdão e praticar constantemente atitudes de graça e misericórdia. É viver uma vida que valorize todas as pessoas. É ter um coração que se rende, completamente, a vontade do nosso Pai.
Seja como Jesus. Você foi salvo para isso! —JMS
Viva de tal modo que os outros vejam Jesus em você. Joe Stowell
PERDIDOS E ACHADOS
Porque este meu filho estava morto e reviveu, estava perdido e foi achado […] —Lucas 15:24
Um artigo, de um jornal americano, escrito por uma conceituada jornalista relatou os extraordinários esforços de um grupo de americanos de meia-idade. Eles tentam encontrar o carro favorito que um dia tiveram, mas perderam. Pesquisam anúncios de carros na internet, telefonando para ferros-velhos e até contratando especialistas que cobram pequenas fortunas por hora, para ajudá-los a encontrar o automóvel que já simbolizou sua juventude. Estes homens querem o carro que possuíram anteriormente, não apenas uma réplica dele.
Alguns considerariam que seus esforços são inúteis — um desperdício de tempo e dinheiro. No entanto, o valor de um carro, como o de muitos outros objetos, está nos olhos do observador.
Em Lucas 15, as pessoas desprezadas pela sociedade vieram ouvir Jesus, mas alguns líderes religiosos reclamaram dizendo: “Este recebe pecadores e come com eles” (v.2). Para reafirmar quão valiosos estes “pecadores” são para Deus, Jesus contou três parábolas memoráveis sobre a ovelha perdida (vv.4-7), a dracma perdida (vv.8-10), e o filho pródigo (vv.11-32). Cada uma delas retrata a angústia da perda, o esforço da busca e a alegria de reencontrar algo de grande valor. Em cada história vemos a representação de Deus, o Pai amoroso, que se alegra com cada alma perdida que é resgatada.
Mesmo que você se sinta distante de Deus hoje, você tem grande valor para Ele. Ele está procurando por você. —DCM
Os que já foram encontrados devem buscar os perdidos. David C. McCasland
CHAMADO PARA SERVIR
Pois o próprio Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir […] —Marcos 10:45
Quando George W. Bush era presidente, ele fez uma visita-surpresa para servir o jantar de Ação de Graças aos soldados combatentes no exterior. Um repórter que cobria a história pensou que alguns iriam guardar a refeição como lembrança, justificando: “Não é todo dia que alguém é servido pelo Presidente.”
Todos os políticos eleitos são servidores públicos — de forma geral e simbólica — portanto, estão sempre servindo. O ato de servir a refeição não deveria ter sido uma das maiores notícias daquele dia.
Muitas pessoas têm o desejo genuíno de servir ao próximo, mas para alguns, o servir é realmente para servir-se a si mesmo. Foi exatamente o que aconteceu quando Jesus treinava Seus discípulos. Eles tinham a impressão de que segui-lo os transformaria em grandes homens.
Mas Jesus rapidamente os corrigiu: “Sabeis que os que são considerados governadores dos povos têm-nos sob seu domínio, e sobre eles os seus maiorais exercem autoridade. Mas entre vós não é assim” (Marcos 10:42-43). Jesus deixou claro que eles estavam sendo treinados para se tornarem servos: “Quem quiser ser o primeiro entre vós será servo de todos” (v.44).
Podemos nos inscrever para quantos seminários de treinamento de liderança quisermos, mas os únicos líderes bons serão somente aqueles que, em primeiro lugar e acima de tudo, são bons servos. —JAL
Um bom líder é um bom servo. Julie Ackerman Link
COMO ENCONTRAR JESUS
Aquele que não poupou a seu próprio Filho, antes, por nós o entregou, porventura não nos dará graciosamente com ele todas as coisas? —Romanos 8:32
Após o roubo de uma valiosa imagem de louça do menino Jesus, de um presépio em Wellington, na Flórida, EUA, as autoridades tomaram providências para evitar que os ladrões a levassem de lá novamente. Um noticiário da Imprensa informou sobre a instalação de um mecanismo de localização GPS, dentro da louça da imagem substituta. Quando a peça que representava o menino Jesus voltou a desaparecer no Natal seguinte, os agentes da polícia foram guiados pelo sinal até o apartamento do ladrão.
Existem momentos em que circunstâncias difíceis ou perdas pessoais podem nos fazer sentir como se Cristo tivesse sido roubado do nosso Natal. Como encontrar Jesus quando a vida parece estar contra nós?
Assim como um GPS espiritual, Romanos 8 nos guia ao infalível amor e presença de Deus. Lemos que o Espírito Santo nos ajuda em nossas fraquezas e intercede por nós (v.27). Sabemos que Deus é por nós (v.31). Temos também esta grande confiança: “Aquele que não poupou a seu próprio Filho, antes, por todos nós o entregou, porventura não nos dará graciosamente com ele todas as coisas?” (v.32). Por último, somos advertidos de que nada pode nos separar do amor de Deus em Cristo Jesus (vv.38-39).
Procuremos Jesus na manjedoura, na cruz, ressuscitado dentre os mortos, e em nossos corações. Estes são os lugares onde podemos encontrar Jesus, no Natal. —DCM
Se valorizarmos somente a festa do Natal, poderemos perder Cristo de vista. David C. McCasland
O LUGAR DE DEUS
[Maria] deu à luz o seu filho primogênito, […] e o deitou numa manjedoura, porque não havia lugar para eles na hospedaria. —Lucas 2:7
No final da década de 1920, Grace Ditmanson, ainda menina, viajava frequentemente com seus pais missionários pelo interior da China. Mais tarde, ela escreveu sobre as viagens e os lugares cheios de gente onde ficavam para dormir — estalagens de vilarejos cheios com pessoas tossindo, espirrando, e fumando, enquanto os bebês choravam as crianças reclamavam. A sua família colocava seus colchonetes em cima de cavaletes cobertos com tábuas, em um quarto grande com outras pessoas.
Certa noite de neve, ao chegarem a uma hospedaria, ela estava completamente cheia. O hospedeiro expressou seu pesar, fez uma pausa e disse: “Sigam-me”. Ele os guiou para um quarto ao lado usado para guardar palha e equipamentos agrícolas. Ali dormiram, em um lugar tranquilo, só para eles.
Desde então, quando Grace lia que Maria “deu à luz ao seu filho primogênito, enfaixou-o e o deitou numa manjedoura, porque não havia lugar para eles na hospedaria” (Lucas 2:7), ela via esse acontecimento de maneira diferente. Alguns descreviam o hospedeiro como um exemplo da humanidade pecadora e insensível que rejeitara o Salvador, mas Grace dizia: “Eu creio que o Deus Todo-Poderoso usou o hospedeiro como alguém para prover um lugar mais saudável que a hospedaria cheia — um lugar de privacidade.”
Através dos olhos da fé, vemos como Deus atendeu as necessidades de Maria. Descubra as maneiras como Ele provê para você. —DCM
Aqueles que deixam Deus prover para si, ficarão satisfeitos. David C. McCasland
Ouvi Sua voz, bem atento prestei atenção em cada palavra que Ele dizia:
Eu te amo, filho!
Eu o amo independentemente dos seus pecados e fraquezas, amo de maneira imensurável e nada poderá tirar esse amor de mim.
Meu amor não diminui quando sou traído por você, nem quando meu coração é cortado pela dor ao contemplar seu afastamento de mim. Tantas vezes você achou que era um fardo ser obediente a mim, abandonou meus princípios por motivos egoístas, e mesmo assim nunca te esqueci.
Jamais te esqueci, nem mesmo na cruz quando meu corpo era dilacerado pelos chicotes e minhas mãos eram rasgadas pelos pregos.
Mesmo diante da pior dor existente, eu pensava em você. Sabia que valeria a pena cada segundo de agonia pendurado no madeiro, porque o que mais queria naquele instante era te dar o direito de me conhecer, de receber o meu abraço, de morar eternamente comigo.
Nem a morte teve o poder de tirar o amor que sinto por você, ela apenas proclamou ao mundo o meu apreço por ti.
Ao longo da vida, poderá duvidar do amor de seu pai, mãe, irmãos e todos em sua volta, porém não precisa hesitar do meu sentimento.
Mas eu sei... Algum dia também duvidará de mim, irá me perguntar por que te abandonei, porque não estava ao seu lado nos piores momentos.
E será nessas horas que terei o prazer de falar contigo novamente: EU TE AMO! Por ti sofreria tudo de novo, passaria pelo mesmo caminho até a crucificação, derramaria o dobro das minhas lágrimas só para ver o sorriso estampado em seu rosto.
Porque tudo o que mais quero em toda minha eternidade é que você me chame de PAI, que também me ame.
Sinto sua falta, espero que você compreenda minha voz e corra de braços abertos ao meu encontro.
instagram:@marcosspoeta