Poemas de Amadurecimento
...aprendemos com o tempo que muitas vezes o muito significada nada, mas o pouco suficiente. Não amadureça com medo de 'ficar pra trás'; amadureça porque se faz necessári!
Redigindo Neurônios
Não há antídoto para a alma atormentada, não há substância ou filosofia que preencha o vazio do peito – o vazio de sentir demais num mundo que valoriza o desapego, o vazio de amar e não ser amado, o vazio de sentir saudades de momentos e sensações que se perderam para sempre.
Trecho do eBook 'Pílulas de Esquecimento'
O ser humano ainda carece de muita sabedoria para diferenciar o amor próprio do egoísmo. Essa percepção só é possível com um certo grau de amadurecimento, autoconhecimento e evolução espiritual. Esse estágio de evolução é uma meta difícil de alcançar, mas não impossível.
É como construir uma fortaleza carregando uma pedra de cada vez. Com o tempo e a prática vai ficando mais leve e consequentemente mais fácil.
Adriribeiro/@adri.poesias
Nunca me apaixonei pelo que era belo
Mas sim pelo que era puro
Nunca me arrependi de ter amado
Acredito que eu talvez seja maduro/maturo
O suficiente pra perceber
Que tudo que mais quero na minha vida
É ter todos os "vocês"
Não como amantes, nem desprovidos de amor
Quero amar todos sem ter dor bem depois
e bem antes
Antes mesmo de nos termos como amigos
Já desejava que vivessem a vida
A vida toda comigo...
Eu existo, sim!
Encontro força nas minhas lágrimas e sonhos,
é assim que respondo a qualquer dúvida.
Pus meu medo de lado,
e voei com alegria ao meu destino
encontrando amor e paz
que me farão ser inteiro.
Eu existo, sim!
Engraçado... Algumas das pessoas que sei que eu poderia contar nesse momento da vida, partiram.
A falta dilacera, mas amadurece.
Muito...
"NÃO PODEMOS criar um personagem e viver uma vida inteira em cima de um palco aguardando os aplausos de uma meia dúzia de expectadores.
A vida tem de ser vivida, sentida com a verdade. Aquilo que sai de seu coração e que vai em direção às pessoas. Aquela onda multicolorida que envolve a todos quando você sorri, aquele tempo cinza que te abraça quando está triste e sofrendo... Este é você. Alguém que ama, que percebe, que sente, que existe e respira ao SEU MODO. Sem máscaras, sem sorrisos forçados ou lágrimas em olhos secos. Vida real. Nada de interpretação mesmo que você seja muito bom nisso.
Então tire suas vestes de super-herói, de general ou de princesa capturada. Esteja nu para a vida. Esteja de mãos dadas, caminhando lado a lado com sua verdade, seja ela qual for. Não se preocupe se não for aceito, se for rejeitado. A maioria das pessoas não entendem como alguém pode viver sendo ele mesmo. Elas não entendem. Mas você compreenderá, porque estará sempre sorrindo, mesmo em dias nebulosos de sofrimento. Estará sorrindo porque não será um personagem.
VOCÊ SERÁ VOCÊ MESMO!"
Agradeço cada ruga, cada marca de expressão em meu rosto. Agradeço a idade que tenho. Agradeço os meus primeiros fios de cabelo branco... Agradeço a você, querido tempo, pelo discernimento e sabedoria que aportam hoje em mim.
O tempo cicatrizou muitas feridas, mas alguns males ainda permanecem latentes sob lesões recém fechadas... sei que preciso mais de você, Sr.tempo. Preciso de mais rugas e cabelos brancos, mais sabedoria e discernimento para entender que tenho que deixar pra lá o que não tem jeito, e me apegar - se não às escolhas certas - àquilo que é ao menos verossímil.
Sei que o tempo me fará ver que aquilo que parece insolvível tem seu preço muito mais baixo do que aquele que minha atual percepção imatura consegue enxergar. Essas cifras com vários zeros que vejo agora, talvez valham na verdade um simples sorriso ou abraço, ou uma palavra certa num momento certo, ou talvez apenas um silêncio conveniente.
Vou deixar maturar... tempo, tempo, tempo. Vou deixar o fruto da insciência cair e apodrecer ao solo. O adubo fará florescer com o teu passar, amigo tempo, lindos pés-de-experiencia e pés-de-aprendizado.
Amadurecer
Amadurecemos através de experiências, vivendo durante um tempo, errando e acertando.
O caminho travado vem de longas distâncias;
São estradas de pedras afiadas que os pés se cortam ao passar;
Quando se chega ao final todas as vaidades vão se despindo
E fica-se nu como estava ao começar.
E mais facil julgar sua aparência do que suas ações. E se contaminar com a opniao alheia si irá te adoecer e te fazer parar.
Faça sua parte segundo seu caráter. O rei do destino, o senhor tempo, se encarregará de dar as respostas.
Fácil?
Nem um pouco!
Mas quem disse que crescer não dói.hum?
Nós caimos , levantamos ,sonhamos e sofremos como homens, choramos , sorrimos como crianças quando perdemos e quando conquistamos , pois bem amadurecemos
Nós aprendemos a não mais chorar pelo passado , a vida nos ensinou a pagar pelos pecados
A vida nos ensinou.A vida nos ensina.
A vida nos ensina e a gente aprende.
Um dia todos nós aprendemos que nada é por acaso e tudo tem um propósito, e
que o chão não é o nosso lugar.e as quedas servem para o nosso amadurecimento,
As coisas passam e de repende algo parece mudar...
O muleque apaixonado encontrou o seu lugar...
Cresceu, viveu, aprendeu e acima de qualquer coisa, sobreviveu!
Longe dos seus braços aprendi a me expressar...
Voltei a sorrir, voltei a sonhar, voltei a amar...
Voltei a ser o que era e muito mais do que isso, reconheci os verdadeiros amigos...
Com você perdi minha essência e a vontade de fazer tudo que gostosa, pra viver uma vida que não amava...
Mais duras lições que consegui escrever
Experiências que vinheram para aprender
Coisas que serviram para amadurecer!
Eu estive perto da felicidade, tão perto e tão longe, um misto de alegria e medo. Também pudera, não se sabe ao certo o que o destino nos reserva, afinal de contas, lidamos com pessoas e cada uma tem um jeito, mas ainda assim, arrisquei, me lancei e foi bom, pelo tempo necessário que fosse, mas como tudo tem um fim, acabou. Não há culpado, ou há, mas quem importa, uma vez que não se deve perder tempo com isso, lamuriando os fracassos, como um cão que lambe as próprias feridas.
A vida tem suas nuances e é isso que nos traz ensinamentos, bons ou ruins, mas tudo redunda para uma evolução necessária. Cabe a voce ter a sensibilidade de observar e procurar o melhor sempre, errando as vezes, mas na certeza de que o acerto virá em algum momento.
Eu te vi
Quase não quis ir, aceitar o convite era uma opção, mas quando te avistei, não pude negar tamanha beleza, relutei, mas falei o quão estava linda!
Talvez outros não percebam, mas eu sim, e desde o dia que lhe vi pela primeira vez, foi inegável minha percepção mais ainda minha falta de jeito.
Tentei olhar além de seus olhos e o que vi foi algo muito além que qualquer beleza exterior, vi alguém que jamais havia visto, enxerguei virtude.
É como se tivesse encontrado um diamante, que estava escondido, em meio a pedras que brilhavam talvez com mais intensidade, porém nenhuma podia se comparar a voce.
Carta de um ex-apaixonado
Imune dos teus ataques estou. O conjunto formativo do meu ser criou um escudo imbatível. Ele responsabilizou-se a proteger-me. Em algumas ocasiões posso aparentar ser frio, mas esta é apenas uma resposta automática do meu corpo que visa evitar recaídas. O amor, próprio e para com os outros, ainda se encontra no meu interior.
O fato de você me ignorar já não me faz sofrer noites de ansiedade, meus pés não soam demasiadamente, como antes, a espera de uma resposta sua. Sua frieza já não me arranca lágrimas. A sua ausência deixou de me causar dores internas. Meu corpo aprendeu a comportar-se no mundo sem o seu do lado.
Você trouxe a mim outra concepção do uso do amor para com indivíduos frios. Deixei de me portar como quando me conhecera. Pensava eu que aqueles incapazes de corresponder um amor e/ou exageradamente insensíveis não carecessem de amor. Todavia eu estava equivocado, eles necessitam muito mais de amor que os demais, eles não sabem o que é esse sentimento, estão estagnados às geleiras contidas em suas almas, desconhecem o calor e a vivacidade proporcionados pelo amor.
Mesmo após ter a ciência que você precisava extraordinariamente de amor, ainda assim, eu decidi afastar-me de você. Cresci enquanto habitante deste mundo de errantes. É natural procurar seres evoluídos quando nos elevamos como ser humano. Cansei de transbordar amor pelos poros e permitir percorrer sentimentos benévolos pelo meu corpo aos inaptos a corresponder tamanha magnificência.
Ignorar não faz parte de mim, ainda lhe tratarei como alguém valioso. Porém você jamais terá o que um dia fora capaz de receber da minha pessoa.
Coisas tem acontecido e não sei se tenho ficado para trás, ou se tenho deixado para trás... Pessoas antes interessantes, espetaculares, hoje são normais, outras que me manipulavam, hoje são irrelevantes.
O passado volta, o presente urge.
Continuo sendo inconstante. Continuo querendo todas as coisas.
Não dá para agradar todo mundo.
Não dá para abraçar o mundo.
Me sinto pequena, me sinto grande.
Crise dos 30, talvez. Mas tenho me tornado mais séria, mais introspectiva, mais exigente.
E em meio a essas exigências, tenho encontrado a melhor resposta de todos os tempos:
Tudo que procuro nos outros, encontro de melhor forma em mim mesma.
Encontro paz em mim, encontro sossego em mim, encontro paixões, amores, tormentas, chuvas, tempestades. Alvoreceres.
Preciso do meu hiato.
Aproveitando mais uma vez minha primavera, cuidando de meu jardim.
Esperando as borboletas. Esperando minhas flores. Esperando, esperando, esperando, vivendo, acontecendo, vivendo...
Num mundo em que o que mais vale é o registro, sinto-me só e insignificante.
Sirvo ao amadurecimento humano por gerações; porém agora, além de mal interpretada, vejo-me deixada de lado, trocada por “cliques” vazios de essência que enfeitam aplicativos supérfluos e enchem somente aos olhos imediatistas imaturos.
Na criacao, fui incumbida da evolução emocional; na ressureição, coube-me o entendimento mais profundo do universo; no dia a dia, caberia-me o desenvolvimento pessoal; no entanto, continuo a cada “ clique” me sentindo mais insignificante na rotina daqueles que escolhem cotidianamente a involução.
Ass: A Emoção.
Numa noite tranquila,
vi uma linda flor muito bem vestida, mas de uma maneira discreta com suas pétalas ainda retraídas,
a elegância de uma rosa que em breve alcançará o seu momento mais importante, o do seu desabrochar, quando a sua essência ficará exposta, revelando uma vida mais deslumbrante capaz de revigorar a alma de quem conseguir admirá-la ao ponto de ficar exultante.
Podemos fazer como ela, respeitando o nosso processo de amadurecimento, de nossas conquistas, já que graças a Deus, tudo acontece no tempo certo
com a diferença que a admiração
pode e precisa vir de nós mesmos e sempre agradecendo ao Senhor por sua providência.
Às vezes, o aprendizado vem de onde menos se espera e de lugares simples e peculiares como os encantos contidos
na natureza que exalam tamanha vitalidade da forma mais bela.