Poemas de Allan Kardec
"Sendo admitidas a existência, a sobrevivência e a individualidade da alma, o Espiritismo reduz-se a uma só questão principal: 'Serão possíveis as comunicações entre as almas e os viventes?'
Essa possibilidade foi demonstrada pela experiência, e uma vez estabelecido o fato das relações entre os mundos visível e invisível, bem como conhecidos a natureza, o princípio e o modo dessas relações, abriu-se um novo campo à observação e encontrou-se a chave de grande número de problemas.
Fazendo cessar a dúvida sobre o futuro, o Espiritismo é um poderoso elemento de moralização."
Allan Kardec (Hippolyte Léon Denizard Rivail)
(O que é o Espiritismo / por Allan Kardec. [tradução da Redação de Reformador em 1884] – 56. ed. 1. imp. – Brasília: FEB, 2013.)
O PODER DO BEM
Não há ninguém que não possa fazer o bem.
Só o egoísta não encontra jamais oportunidade.
Bastará estar entre outros seres para encontrar ocasião de fazer o bem. A cada dia a vida dá oportunidade a qualquer pessoa que não esteja cega pelo egoísmo, porque fazer o bem não é só ser caridoso, mas ser útil na medida que se possa ser e todas as vezes que for necessário.
Onde é o céu?
Existe, portanto, o mundo corporal, composto de Espíritos encarnados, e o mundo espiritual, formado pelos Espíritos desencarnados. Os seres do mundo corporal, em consequência de seu envoltório material, estão presos à Terra, ou a um globo qualquer. O mundo espiritual está por toda parte, em redor de nós e no espaço. Nenhum limite lhe é marcado. Em razão da natureza fluídica de seu envoltório, os seres que o compõem, em vez de se arrastarem penosamente no solo, transpõem as distâncias com a rapidez do pensamento. A morte do corpo é a ruptura dos laços que os retêm cativos.
A angústia, a ansiedade, as aflições, são frutos de ações e pensamentos negativos, nossos e de alguns que nos odeiam. Eis o remédio: amor, perdão,vigiar e orar. Jesus, palavra mais do que mágica.
Deixa Rolar...
---
Mesmo decidido a não apostar
Jogo o jogo, se você quer jogar
Não traço planos para ganhar
Busco apenas viver, sentir, trocar
De alma e corpo me doar
Pois vitória é poder compartilhar
Carinhos, ideias, poesias do olhar
Francamente, o conceito de arriscar
Está imerso no seu jeito de pensar
Achando que o melhor é bloquear
Tramar, blefar, complicar, dissipar
Agora, me diga sem ponderar:
Quem nesse jogo se deixa derrotar?
O amor é de essência divina e todos vós, do primeiro ao último, tendes, no fundo do coração, a centelha desse fogo sagrado.
A fé robusta traz a perseverança, a energia e os recursos que fazem vencer-se os obstáculos, tanto nas pequenas como nas grandes coisas. A fé que é vacilante traz a incerteza, a hesitação, das quais se nutrem os obstáculos que se quer vencer, ela não procura os meios de vencer, porque não crê poder vencer.
" O Espiritismo não disse ainda a sua última palavra... "
O Moinho de Vicq-sur-Nahon”, publicado na Revista Espírita 1867, mês de abril:
[…] estamos longe de conhecer todas as leis que regem o mundo invisível, todas as forças que este mundo encerra, todas as aplicações das leis que conhecemos. O Espiritismo não disse ainda a sua última palavra, muito longe disto, não mais sobre as coisas físicas do que sobre as coisas espirituais.
Se Allan Kardec (nome celta, das Gálias), cujo nome de guerra foi dado por outro médium, já que Hippolyte Léon Denizard Rivail - nome real de Allan Kardec - foi um influente educador, autor e tradutor francês, mas não era médium e mesmo assim codificou o espiritismo a partir das suas investigações sobre fenômenos paranormais (mais notoriamente a mediunidade),por que você acha que não pode fazer um bem para a humanidade? Isso é premissa de todos os seres humanos e não daqueles que tem o dom mediúnico aberto ou não. Ninguém pode se gabar como muitos fazem por serem médiuns. A mediunidade é uma forma mais comum da pessoa queimar um karma pretérito e ninguém é melhor que ninguem nessa seara. Desde o mais humilde ao mais milionário, é um dom a ser trabalhado. Portanto, trabalhe, mas não se orgulhe disso: você apenas está pagando pelo que fez em outras vidas. Apenas alguns poucos realmente escolheram essa missão na Terra antes de reencarnar. Esse fato, goste-se ou não, não pode ser modificado.
"O verdadeiro espírita assevera, Allan kardec não é o que alcançou a meta, mas o que seriamente quer atingi - la"
"Quando não tiver uma palavra boa que auxilie, procure não abrir a boca" (Allan Kardec). Mas, não adianta. Tem pessoas que só levando na gozação e nem assim entendem. Ainda bem que não existia internet naquele tempo...
“Se um dia me perguntarem o que eu acho das acusações de que Allan Kardec e Chico Xavier eram plagiadores, responderei que o conhecimento verdadeiro nunca se perde e ninguém tem o monopólio dele. Por está razão, para ele ser verdadeiro, sua essência tem que surgir mais de uma vez e por mãos diferentes, em diferentes partes do globo. Exemplo disso são os ensinamentos de Buda e de Jesus Cristo, que se colocados à interpretação do Espírito Santo, os dois têm a mesma essência divina.”
No Brasil, um país terceiro-mundista, Allan Kardec é quase leitura obrigatória (e Chico Xavier um “Deus”). Na França, onde ele nasceu, viveu e implantou suas teorias (de ficção), nem os presidiários franceses querem saber, não figurando nem entre os 15 finalistas.
“Os espíritas, os chefões, não são honestos, o povo sim. Os chefões, como Allan Kardec, vieram de uma organização maçônica cujo interesse era destruir o catolicismo. Naquela época, nem Psicologia existia, o que dirá Parapsicologia.”
“Allan Kardec, Léon Denis etc., ‘para convencer os céticos’, e o repetia ingenuamente Chico Xavier, afirmaram, como se fosse comunicação dos ‘espíritos’ dos mortos, que ‘Marte não tem nenhum satélite e que Júpiter tem dois’. Hoje sabemos que Marte tem dois, Deimos e Fobos. E Júpiter tem 20; alguns, como Ganímedes, Io, Calixto, Europa..., maiores do que a nossa Lua. Que ‘Júpiter é uma eterna primavera’. Sim, 140 graus abaixo de zero! E muitos outros erros descomunais. Nunca os pretendidos ‘espíritos’ mostraram saber mais que os vivos na Terra e no prazo existencial.”
Para ser espírita basta seguir os ensinamentos de Allan Kardec e morrerá; para ser cristão basta seguir os mandamentos de Jesus Cristo e viverás por toda a eternidade.
"Entre o Espiritismo e outros sistemas filosóficos há esta diferença capital; que todos estes são obras de homens mais ou menos esclarecidos, ao passo que, naquele que me atribui (o Espiritismo), eu não tenho o mérito da invenção de um só princípio. Diz-se: a filosofia de Platão, de Descartes, de Leibnitz; nunca se poderá dizer: a doutrina de Allan Kardec; e isto, felizmente, pois que valor pode ter um nome em assunto de tamanha gravidade? O Espiritismo tem auxiliares de maior preponderância, ao lado dos quais somos simples átomos. "
Allan Kardec, O Que é o Espiritismo - Cap. I, 2° diálogo: 'Elementos de convicção'
A fatalidade só existe, no verdadeiro sentido da palavra, apenas no instante da morte. Quando esse momento chega, seja por um meio seja por outro, não a podeis evitar.
Pensa que a morte virá para ti como para todos, que os títulos não te pouparão a ela; que pode te atingir amanhã, hoje ou daqui a uma hora; e se te fechas no teu orgulho, então eu te lastimo, pois serás digno de piedade!