Poemas de Alegria
MASMORRA (soneto)
A vida expira assim como os ventos
Tal a dor e alegria do pensamento:
Fugaz, vagos clarões, sentimentos
Nas venturas, ausentes, eu invento
Vidas que não tem vida, lamentos
De pó, para o pó somos momento
Em vantagens e em detrimentos
Num sopro espalhado a portento
Mas, as sensações sem ter vida
Desengana, extermina e alucina
São almas vazias, e com rancor
Calam as quimeras, põe de saída
A ilusão, numa inércia assassina
Expropriando o coração do amor!
© Luciano Spagnol - poeta do cerrado
30/01/2020, 09’35” – Cerrado goiano
Olavobilaquiando
"Quero paz, luz e amor reinando em todo lugar.
Quero o mar, a lua e a alegria, tudo à me enfeitar...."
☆ Haredita Angel
Na primavera me fiz flor
No inverno me fiz cobertor
No verão me fiz alegria
No outono me fiz folha nova
Nas quatro estações te fiz amor!
Tudo por causa de você!
☆Haredita Angel
"Senhor, foi esse mais um dia de benção, de alegria e de luz em sua companhia.
Obrigado Pai, por estar sempre comigo, me conduzindo a cada passo e me abrigando em seu abraço.
Obrigada pela água, pelo pão, pela paz que me dás e pela festa que fazes em meu coração!"
Amém!
Haredita Angel
04.11.22
Boa noite!
Prece da alegria, fé e confiança
Senhor meu Deus, hoje vos quero pedir essa alegria da fé e da confiança em vosso amor misericordioso.
Sei que tudo fizestes e tudo fazes por mim, para que eu seja feliz.
Pena que eu não entendo e
quero ser feliz do meu jeito,
mas só encontro desilusão.
Por isso hoje venho pedir que o Senhor faça em mim a sua vontade.
Aprendi, que o Senhor não pensa igual a mim, e isso é maravilhoso.
Dei-me discernimento diante da vida, das pessoas e das circunstâncias.
Entrego-me a vossa Santa Vontade e tenho fé plena que seguirei feliz daqui para frente .
Que assim seja!
Haredita Angel
04.07.23
Quando estou meio perdido
E triste, sem alegria
Eu me encontro e me alegro
Nos braços da Poesia.
Santo Antônio do Salto da Onça RN
10/04/2024
A "pistola" e o senhor
Não tenho alegria maior do que ouvir que meus filhos andam na verdade. - 3 João 4.
Tudo bem comigo. As crianças precisam de bons modelos e exemplos. E Maravich era um cristão. Mas eu ficaria desapontado se meus filhos não veem Jesus Cristo modelado em minha vida também e querem ser como Ele. É por isso que quando Stevie me diz que Jesus é seu melhor amigo, eu sou um pai feliz.
Como pais, devemos contar aos nossos filhos sobre Jesus e ser modelos que vivem para Cristo. Esse foi o caso de Paulo, que contou Timóteo como seu filho no Espírito (1 Timóteo 1:18), e com João, que se alegrava com aqueles a quem ele chamava de seus filhos (3 Jo 4).
Como eles, vamos viver, conversar e amar de uma forma que indique a todos - especialmente nossos filhos - a Jesus.
Tudo o que você escreve no coração de uma criança
está escrito de forma indelével lá;
Cada ação e palavra faz um impacto, você sabe,
como uma gentileza ou uma bela oração. HGB
O maior presente que um pai pode dar é um exemplo digno. Dave Branon
Alegria em vida e vitória em morrer
Para mim, viver é Cristo e morrer é ganho. - Filipenses 1:21
Tendo perdido sua amada esposa há muitos anos, um homem de 96 anos compartilhou o profundo desejo de seu coração com um pastor aposentado, ao dizer: "Não há nada que eu queira mais do que estar com minha esposa novamente".
O ministro respondeu: “Eu posso entender isso, mas se ela foi para o céu e você não professa ser um cristão, que esperança você tem de estar com ela quando morrer?” Depois de pensar por alguns momentos, O homem deixou escapar a triste confissão: “Você está certo - o pensamento de deixar esta vida me aterroriza. Estou cansado de viver, mas tenho medo de morrer!
Que forte contraste com a perspectiva de Paul. O apóstolo estava disposto a viver ou a morrer. Ele desejava estar com Cristo no céu, mas ficaria feliz em permanecer na terra para continuar seu ministério (Fp 1:21).
Você pode não estar tão desesperado quanto aquele homem de 96 anos. A vida pode ser agradável para você, mas você está preparado para enfrentar a eternidade? Se assim for, você pode dizer com o salmista: “Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal algum; porque tu estás comigo ”(Sl 23: 4).
Se não, receba o presente da vida eterna que Deus oferece hoje. Ao confiar em Cristo como seu Salvador pessoal, você encontrará alegria em viver e vitória em morrer!
“Viver é Cristo, morrer é ganho”,
não seja em vão este lema;
Pois embora permaneçamos ou passemos pelo vale da morte,
a graça e a paz de Deus nunca falharão! HGB
Nós não estamos prontos para viver até que estejamos prontos para morrer. Richard DeHaan
Alegria Na Calamidade?
Conte tudo alegria quando você cair em várias provações. - Tiago 1: 2
Comemore a falência? Quão tolo isso parece para nós! No entanto, a mãe do autor Leo Buscaglia fez exatamente isso.
Seu marido chegou em casa uma noite e, infelizmente, disse à família que seu parceiro de negócios havia roubado os ativos da empresa. A bancarrota era inevitável.
Em vez de se desesperar, a mãe de Leo saiu, empenhou algumas joias e preparou um jantar delicioso. Quando os membros da família protestaram, ela respondeu: "A hora da alegria é agora, quando mais precisamos, não na próxima semana".
A resposta da sra. Buscaglia à crise financeira de sua família me faz lembrar de uma diretriz do Novo Testamento: “Conte toda a alegria quando você cair em várias provações” (Tg. 1: 2).
Você já enfrentou situações difíceis recentemente? Alguma calamidade atingiu seu coração com medo e tristeza? Deus não quer que você use um rosto hipócrita e sorridente. Mas Ele quer que você confie nEle em todas as suas circunstâncias - incluindo calamidades! Ele quer que você aceite o fracasso, a doença e a perda como oportunidades de crescimento na fé e obediência.
Nosso sábio e amoroso Pai celestial anseia que nos submetamos ao Seu controle soberano. Somente quando fazemos isso podemos concordar com Tiago e nos regozijar até mesmo em calamidade.
Embora os tempos sejam sombrios, as lutas são sombrias,
E as preocupações se levantam como uma inundação,
Esta doce garantia segura a Ele:
Meu Deus é próximo e bom. —Hager
As provações da vida devem nos tornar melhores - não amargos. Vernon Grounds
A palavra...tanto pode ser direcionada de forma afetuosa... com carinho... e proporcionar alegria para quem ouve...quanto pode também ferir... e desencadear enorme tristeza...
Preste atenção...
"Olhar em teus olhos me enchem de alegria
São formosos como a mais linda constelação
E assim me produzem tamanha euforia
Pois fazem eles parte, da mais bela da criação
E ver teus cabelos balançados pelo vento
Me enchem até transbordar
Domais puro sentimento
Afinal são de se fascinar
E seu sorriso é como o sol que irradia
Ilumina um universo, é ele de bela aparência
Repleto de grande magia
Nem possui explicação a própria ciência
Assim afirmo Que Deus fez outono e primavera
No que tambem fez inverno para o verão
Assim criou ela mais bela
que faz morada em meu coração
E que na vida aja paz, amor e sabedoria
Que a tristeza não roube o lugar da alegria
Que sua beleza saia da alma e corra aos olhos de quem a enxerga
Que na volta que os pensamentos dão, esteja contigo a melhora.
Hoje nessa manhã de qualquer dia que esteja a felicidade tocará sua porta, quando ela bater deixe que ela fique, a dê um café, faça um cafuné e eternize-a.
Matemática Superior
Conte toda a alegria quando você cair em várias provações, sabendo que o teste da sua fé produz paciência. - Tiago 1: 2-3
Fórmulas matemáticas funcionam bem com números, mas não com pessoas. É por isso que esta equação em James 1 parece impraticável:
Fé + Provações = Paciência
É melhor tentar misturar óleo e água. Mas o que faz essa fórmula funcionar é a confiança no amor infalível de Deus, que permite todas as emoções humanas que vêm com as provações da vida.
Shirley e seu marido Roy provaram que essa equação ainda está atualizada. Aqui está a história deles: foi dito a Roy que em 6 meses a fábrica onde ele trabalhava fecharia, mas ele receberia indenização por demissão.
Shirley escreveu: “Louvado seja o Senhor por isso - mas também louve ao Senhor por nos amar tanto Ele nos deu outra provação em nossas vidas. (Esta será a quarta vez que estamos começando de novo nos 13 anos em que nos casamos.) No começo, entrei em pânico e questionei o amor de Deus. Mas continuei lendo minha Bíblia, parei de sentir pena de mim mesma e comecei a orar pelos outros. Enquanto Deus nos der este teto sobre nossas cabeças (e mesmo que o percamos), agradeço a Ele. ”
Então, quando você enfrenta provações, pode “contar tudo alegria” se acrescentar fé, sabendo que o amor de Deus nunca falhará. Ao fazê-lo, você desenvolverá uma atitude de expectativa paciente, confiante de que Deus fará o que é melhor.
Aflições podem me testar,
elas não podem destruir;
Um vislumbre do Teu amor
Transforma todos eles em alegria. —Willett
A primeira lição de paciência é aprender a contar nossas provações como alegria. Dennis J. DeHaan
Esse é o meu pagamento!
Qual é a nossa esperança, alegria ou coroa de regozijo? Não é você mesmo? - 1 Tessalonicenses 2:19
Um missionário foi questionado sobre seu salário. O investigador sabia que não podia ser muito, e queria saber por que alguém daria generosamente a si mesmo para ajudar estranhos, mas receber tão pouco.
O missionário tirou uma carta e leu estas palavras: “Se não fosse por você, eu não conheceria Jesus Cristo como meu Salvador. Toda manhã eu me ajoelho em oração, agradecendo a Deus por tudo que você fez por mim.
"Esse é o meu salário!", Exclamou o dedicado servo do Senhor.
O apóstolo Paulo deve ter tido algo semelhante em mente quando escreveu aos crentes em Tessalônica. Dirigindo-se àqueles que trouxera ao Salvador, ele disse: “Qual é a nossa esperança, alegria ou coroa de regozijo? Não és tu mesmo? ”(1 Tessalonicenses 2:19).
Em um dia em que há tanta ênfase na aquisição de riquezas materiais, é muito reconfortante ouvir sobre os cristãos cuja maior recompensa é ver as pessoas aceitarem a Cristo e crescerem na maturidade espiritual.
Você está praticando compartilhar o evangelho com outras pessoas? Se você é, você será recompensado com o melhor pagamento de todos. Você vai desfrutar de uma satisfação emocionante aqui na terra, e você pode esperar uma recompensa ainda maior no céu!
Deus não paga como os outros pagam,
em bens que perecem e decaem;
Mas isto é certo, deixa acontecer o que pode,
Quem faz o trabalho de Deus obterá o pagamento de Deus. —Anon.
Trabalhe pelo Senhor - o plano de aposentadoria está fora deste mundo. Richard DeHaan
Quer dizer, as aventuras devem ser divertidas.
A alegria de experimentar o desconhecido e descobrir coisas novas.
(High Elf)
O segredo da alegria
Embora a figueira não possa florescer. . . todavia eu me regozijarei no Senhor. - Habacuque 3: 17-18
Um dos livros mais curtos do Antigo Testamento é o livro de Habacuque. Em seus três breves capítulos, vemos uma transformação surpreendente na visão da vida do profeta. Suas palavras de abertura expressam profundidades de desespero, mas no final do livro ele subiu a alturas de alegria.
O que causou essa mudança notável? Por que Habacuque começou com uma queixa e terminou com uma canção de louvor? A resposta está em três versos no capítulo 2. Além da mensagem de Deus sobre os ímpios, o Todo-Poderoso disse ao profeta: “O justo viverá da sua fé” (v.4). Ele também prometeu que algum dia a terra seria “preenchida com o conhecimento da glória do Senhor, como as águas cobrem o mar” (v.14). Finalmente, Ele assegurou-lhe que “o Senhor está no seu santo templo” (v.20). Essas maravilhosas verdades eram exatamente o que Habacuque precisava para tirá-lo de sua profunda depressão. Ao fixar seus olhos em Deus, ele elevou-se acima de suas circunstâncias desalentadoras e encontrou uma fonte de alegria duradoura no Senhor.
Como o profeta, nós também devemos andar pela fé e aguardar o tempo glorioso em que Jesus retornará à terra para estabelecer Seu reino de paz e justiça. Manter nossa confiança nEle é o segredo da verdadeira alegria!
Regozijem-se em Cristo, o Senhor, novamente
o Espírito fala a palavra;
E a fé ocupa a tensão feliz:
nossa alegria está no Senhor. —Anon.
Para melhorar sua visão, continue olhando para cima. Richard DeHaan
Boas notícias para todos
Não temas, porque eis aqui vos trago boas novas de grande alegria para todos os povos. - Lucas 2:10
O anjo que anunciou o nascimento de Jesus aos pastores disse que veio a eles com “boas novas de grande alegria” (Lucas 2:10). Muitas pessoas hoje ouvem estas palavras sobre “grande alegria”, mas não as entendem. Eles apreciam a estação enquanto decoram suas casas, fazem compras em alegres shoppings, participam de festas festivas e trocam presentes com os que amam. Mas depois que toda a excitação diminui, eles se sentem vazios e sem alegria.
Outros não gostam da temporada. Muitos não têm dinheiro para presentes ou decorações. Alguns não têm amigos com quem celebrar. A atmosfera de alegria ao redor deles realmente aprofunda seus sentimentos de tristeza.
O problema com os dois grupos é que eles erroneamente identificam a “grande alegria” da qual o anjo falou. Não é encontrado na diversão superficial, mas no significado mais profundo da estação. Quando Jesus nasceu, Deus se tornou homem para poder salvar-nos de nossos pecados e nos dar a alegre perspectiva da eternidade no céu. Essa é a verdadeira razão da alegria. Os pastores voltaram para as noites frias e solitárias de sua vocação, mas estavam “glorificando e louvando a Deus” (v.20).
O verdadeiro significado do Natal é de fato “boas novas de grande alegria. . . a todas as pessoas ”(v.10).
Alegre, todas as nações, elevam-se,
Junte-se ao triunfo dos céus;
Com as hostes angélicas proclamam:
"Cristo nasce em Belém". - Wesley
Jesus coloca a alegria no Natal. Herbert Vander Lugt
Conhecendo + Obedecendo = Alegria
As pessoas foram até lá. . . regozijem-se grandemente, porque entenderam as palavras que lhes foram declaradas. - Neemias 8:12
Uma mulher que havia sido uma firme membro da igreja durante anos foi perguntada: “Diga-me, exatamente em que você acredita?” Ela respondeu: “Eu acredito no que minha igreja acredita”.
“Mas o que sua igreja acredita?”, Veio a pergunta. "Minha igreja acredita no que eu acredito."
O investigador então perguntou: "Visto que você acredita no que sua igreja acredita, e sua igreja acredita no que você acredita, em que você e sua igreja acreditam?" Ela rapidamente respondeu: "Nós dois acreditamos na mesma coisa."
Os judeus que voltaram do exílio para reinstalar Jerusalém e Israel também sabiam pouco sobre sua fé. Mas quando Esdras leu o livro da Lei e os levitas explicaram o texto, o povo ouviu por horas. A Palavra de Deus trouxe uma poderosa convicção de pecado. Os israelitas começaram a chorar. Mas eles foram instruídos a não derramar lágrimas. Este foi um dia para festejar "porque eles entenderam as palavras que foram declaradas a eles" (Neemias 8:12).
Uma fé vaga nunca pode nos encher de alegria. Precisamos ouvir claramente a verdade de Deus para que ela possa mudar nossos corações. À medida que adquirimos conhecimento de Sua Palavra e a obedecemos, sentiremos a alegria do Senhor (v.10).
Nenhuma verdade de Deus armazenada na mente
Alguma vez atenderá às nossas necessidades
Até que a verdade dê origem à fé
E a fé dê origem a ações. —DJD
Obediência é o caminho para a alegria. Herbert Vander Lugt
Privado De Alegria
Embora agora você não O veja, ainda acreditando, você se alegra com a alegria inexprimível e cheia de glória. - 1 Pedro 1: 8
Uma mãe pobre se privará de comida para alimentar seus filhos. Um aluno dedicado ficará sem sono para adquirir conhecimento. E um soldado patriótico vai desistir de casa e segurança para defender seu país. Mas quem, por nenhuma razão sensata, se privaria da coisa mais importante da vida? No entanto, é precisamente isso que um não-cristão está fazendo, ignorando seu bem-estar espiritual. Ele está roubando a alegria que só Jesus pode dar.
CS Lewis abandonou sua educação cristã na adolescência e por muitos anos continuou sendo um cético sofisticado. No entanto, de vez em quando, um desejo intenso o prendia - um desejo nostálgico por algo que ele não conseguia explicar. Enquanto pensava e estudava, ele percebeu que seu anseio era realmente um sintoma de uma profunda necessidade de alma. Finalmente, ele se rendeu a Deus e foi, como diz o título de sua autobiografia, Surpreendido por Joy. Até aquele momento crucial em sua vida, ele escolhera se excluir do reino de Deus. E se ele tivesse morrido ainda fora desse reino, ele teria sido eternamente privado da alegria do céu.
Dê sua vida a Cristo. Ele não te privará de nada que valha a pena, e te encherá de alegria.
Se você está buscando alegria hoje,
volte-se para o Salvador sem demora;
Sua fiel promessa é clara e verdadeira:
"Vou surpreendê-lo com a vida de novo." - Hess
Quando Deus nos dá um novo começo, encontramos uma alegria sem fim. Vernon Grounds