Poemas da Névoa
Há quem afirme que uma historia tem sempre 3 versões...
- A sua versão.
- A minha versão.
- O Fato Real.
Em sua síntese, o Fato Real, mesmo que esteja sob um ponto de vista diferente, é o único que é incontestável, indiscutível e irrefutável e deve ser defendido em qualquer circunstância.
O universo sabe organizar todos os cenários para que possamos ser direcionados a fases mais elevadas na vida.
É fundamental que nos acostumemos com a velocidade nas mudanças de ciclos que ocorrem e, da mesma forma, renunciemos às lembranças negativas originadas em nosso passado, pois elas são apenas aprendizados que nos fortalecem para nosso futuro.
A sabedoria nos torna mais fortes e resilientes.
Pense...
Era uma vez um operário de uma empresa de trens que estava para se aposentar. Certo dia ele recebeu do seu chefe a incumbência de ensinar a um jovem, que viria a ser o seu substituto, as suas atividades diárias. Disse a ele também que o jovem chegaria na manhã seguinte e que ambos se encontrariam na sua primeira atividade junto ao comboio de vagões de carga que, diariamente, ficavam estacionados na estação durante boa parte do dia.
No dia seguinte, como de costume, o senhor já estava no seu posto de trabalho, habitualmente, antes do horário de início e aguardava a chegada do jovem. Passado alguns segundo, eis que chega o rapaz, cheio de energia e vitalidade e se pôs a acompanhar o senhor. Ambos seguiam juntos pelo comboio onde o senhor, de posse de um martelo, batia nas rodas dos vagões, um por um, ouvindo, atentamente o estrilar de seu martelo quando o batia nas rodas.
Fizeram isso por algumas unidades e, depois de muito ouvir o tilintar do martelo batendo nas rodas dos vagões, onde o senhor operário sequer mencionava alguma palavra, subitamente o jovem disse a ele...
- Por gentileza, podemos dar uma paradinha aqui?
De pronto, ambos pararam e o senhor perguntou...
- Qual foi o problema, não está gostando da atividade?
Quando o jovem disse...
- Não é isso, mas eu gostaria de saber por que é que nós estamos fazendo isso, o senhor pode me explicar?
Quando o senhor respondeu...
- Faço isso já há 35 anos e nunca fiz essa pergunta para ninguém... Agora você, nem bem começou a trabalhar já está tão curioso em saber?
Moral da história: Saber o “motivo” pelo qual fazemos as coisas, sempre nos fará menos ignorantes, independente do assunto.
E você, quer saber o motivo pelo qual o velho operário batia nas rodas dos vagões?
É simples... Pelo som produzido nas batidas do martelo contra as rodas, é possível reconhecer alguma rachadura nas mesmas.
A vida nos oferece muitas lições e, dentre elas, duas são bem pertinentes, a saber:
1 – Investir nosso potencial em pessoas que acreditamos que podem acrescentar algo em nossa existência, independentemente de qual área.
2 – Permitir que pessoas de boa índole e de nossa confiança invistam seus preciosos saberes com a finalidade de nos ajudar.
Tudo isso é muito simples...
Portanto, nos valorizarmos e valorizarmos pessoas do bem, são os primeiros passos para alcançarmos a felicidade que almejamos em nossas caminhadas.
As Vitórias
Na vida, as conquistas ocorrem tanto com as derrotas como com as vitórias e, em ambos os casos, nós ganhamos. Ganhamos até com a simples participação se soubermos aproveitar o aprendizado durante a nossa caminhada. A vida é uma luta constante e, diariamente temos nossas batalhas, sejam elas no nosso interior, na sociedade ou, de forma especial, na própria família.
Quando temos um ideal, ganhar ou perder faz parte do jogo pois, o que vale, é o treinamento e a experiência adquiridos, e é o que nos fortalece no dia a dia, trazendo-nos o alcance das metas que estabelecemos.
Mas, para o alcance definitivo das metas e das vitórias, existem valores que são invisíveis aos olhos e sensíveis e indispensáveis para a nossa razão pois, são esses valores que trazem consigo a nobreza, a dignidade e o verdadeiro prazer oferecidos pelas conquistas.
Em nossa caminhada, as qualidades das vitórias só serão alcançadas se nelas estiverem embutidos os valores humanos que julgamos imprescindíveis e inegociáveis sendo que, cada um de nós, possui os seus. E são esses valores que não se compra. Eles devem ser conquistados ao longo da nossa existência.
Tenhamos sempre uma certeza! As vitórias conseguidas à custa de falácias, inverdades, trapaças ou enganações, são efêmeras, e se diluirão com o tempo e com o calor das verdades no que, comumente, se habituou definir como uma “vitória de Pirro”!
Sedimentemos cada vez mais nossas vitórias diárias nas estruturas inabaláveis da verdade, da honestidade e do amor fraternal.
As “vitórias” são muito mais valorosas quando podemos repousar, confortavelmente, em paz!
Tolerância!
Embora com mérito diferente de amar, mas que, se exercitada com sabedoria, nos prepara para o desenvolvimento de uma importante virtude que potencializamos ao longo da nossa trajetória de vida (que é a paciência) a “tolerância” é de vital importância para quem deseja um progresso efetivo, tanto pessoal como profissionalmente.
Ainda que possamos ter restrições pessoais com relação a alguém, devemos procurar ir além do simplesmente tolerar, buscando ainda compreender as demais pessoas, mesmo aquelas com as quais convivemos cotidianamente, aceitando-as como elas são, sem, entretanto, sermos coniventes com os possíveis desacertos que, eventualmente, ocorram.
Será sempre prudente que sejamos mais resilientes, ganhando tempo para avaliarmos melhor cada situação que surja, sem, no entanto, agir no calor das emoções.
A dita tolerância zero apenas decresce quem a defende, sendo uma divisão e enfraquecimento de amizades ou relacionamentos, ou seja, apenas diminui sem acrescer nada. Por isso, é imprescindível que busquemos ser tolerantes através da verdade demonstrando uma boa inter-relação e impressão.
É através da tolerância que exercitamos ou desenvolvemos em nós a compreensão, porque em algum momento da vida pudemos contar com a tolerância de alguém e, futuramente pode ser que necessitemos que os outros também nos tolerem.
Tolerar é o oposto de ser insubordinado, covarde ou incompetente, tampouco supõe que sejamos coniventes com tudo, mas sim, reconhecedores, contemporizadores e transigentes com os outros, ante as prováveis falhas que observemos e, da mesma forma, com aquelas que podemos cometer.
De olhos abertos podemos contemplar o horizonte. Uma pessoa acordada é aquela que despertou do sono e toma o seu trabalho iluminada pela luz do dia, ou quem sabe, iluminada pelas estrelas no seu labor noturno.
A luz faz desaparecer a escuridão e tudo é revelado em sua verdadeira forma. Como um escultor que transforma uma massa disforme em uma bela peça, da mesma maneira, uma pessoa acordada e consciente, tem em seu trabalho um sonho a ser esculpido.
Sonho, neste sentido, é diferente de uma utopia ou ilusão, é um projeto real, e a esperança é um sentimento que abraça, com determinação, o que queremos ver realizado. E a esperança de uma pessoa acordada é a do verbo realizar.
Desesperançar é um meio de adiar o que se deseja que seja feito. Dentro do agir humano existem três disposições: a prontidão para a ação, a procrastinação e o fazer propriamente dito.
Quando solicitado, o bom soldado está de “prontidão” e disponível para realizar de imediato a sua missão. Quando isso não acontece, ele pode ser surpreendido por “seus inimigos”.
Uma vez iniciada, cada ação terá o seu próprio ritmo. Quem diz “já vou” e não vai, é porque já está agindo pelo ímpeto e não por uma decisão planejada. Muitas vezes até esquece, e quando se dá conta descobre que já é tarde.
Sejamos sábios em decidir com maior rapidez a utilizar o tempo da maneira mais favorável possível, aplicando a sempre atual máxima: “Faça AGORA o que tem que ser feito”.
Para enfrentarmos todas as nossas dificuldades com bastante coragem e ânimo, devemos reforçar nossas energias. É importante também acreditarmos em nosso potencial e apostarmos em nós mesmos, reforçando nossa disposição. As barreiras que nos são impostas em nosso cotidiano, devemos deixá-las de lado, bem como as críticas que recebemos de outras pessoas.
O ânimo e a alegria é que precisamos estimular com muita dedicação. Afinal, só nós poderemos avançar nos caminhos que nós escolhemos. Para isso é primordial que mantenhamos a caminhada que planejamos com muita motivação, sem esperarmos ou dependermos de incentivos alheios.
Tenhamos e usemos, à frente de tudo, a nossa determinação e o nosso entusiasmo. Se o objetivo que temos em mente é algo que nos tornará felizes, sigamos as diretrizes indicadas pela nossa consciência. E, se os resultados que estivermos obtendo, estiverem muito diferentes do que planejamos, alteremos apenas os nossos planos, mantendo e reforçando os objetivos. Os requisitos para que sejamos felizes estão dentro de nós mesmos. Eles estão no íntimo da nossa alma, da nossa mente. Eles expressam-se pelas nossas forças, capacidades, autocontroles, alegrias, resignações e, principalmente, pelo amor que empregamos naquilo que fizermos.
A felicidade está ao nosso alcance, e se encontra em nosso interior. Para acessarmos esse “estado de espírito”, é imprescindível definirmos o que realmente desejamos e que nos faz felizes, lembrando-nos sempre que o dinheiro e os bens materiais são efêmeros.
Pensemos sobre isto e tenhamos uma vida produtiva, com muita paz e amor.
Poetizando...
Onde há uma mão pode haver uma luva...
E se tem um pé também pode ter uma meia
E se houver a aranha e existir uma teia
Posso ser eu a preia e também uma ceia
Então eu vou buscar novamente um novo
Pois se houver paz eu então me comovo
Para fazer por aqui, quem sabe um mundo novo
Buscando sempre ter comigo a lhaneza
Tendo, acima de tudo, a certeza
Do senhor do universo, que me cede a clareza
Do tamanho que eu aqui represento
Com a imensidão e com todo discernimento
Tendo nenhuma permissão ou consentimento
Apenas carregando a grandeza da humildade
Ante tanta gente e com tamanha desigualdade
Do meu existir como um simples ser ingrediente.
Por que rezar?
As preces, quando realizadas com determinação, nos aproximam das fontes de energia positiva que nos mantém vivos, e nos supre de forças novas a cada amanhecer. Essas forças nos encorajam e nos defendem, isolando-nos de toda e qualquer concepção negativa.
Porém, para lograrmos êxito, devemos nos subordinar a impor muita persistência em nossas atitudes. Se assim agirmos, estabelecendo toda honestidade e robustez, nossas forças interiores nos suprirão de tudo que necessitarmos.
Além disso, orando com persistência, empregando muita fé, tendo a confiança na grande e inesgotável “Usina do Amor” de nosso Deus, as preces nos responderão na medida da intensidade que nela colocarmos o nosso coração e a nossa mente. As nossas preces podem ser diferentes daquelas que conhecemos e aprendemos em nossas vidas. Elas devem ser como uma conversa com o nosso Deus Pai, que é mais que amoroso e jamais nos abandonará.
Portanto, façamos dessa atitude um hábito, reforçando nossa gratidão pela vida a cada amanhecer, bem como à saúde e disposição que nos são concedidas para que as empreguemos em nosso favor.
Estejamos convencidos de que, crer firmemente na eficácia das orações nos permite transpor as dificuldades que a vida nos impõe, cobrindo-nos de confiança em nosso Deus e da sua Divindade Suprema e Protetora.
Que tenhamos uma feliz segunda-feira com a previsão de uma semana repleta de saúde e paz.
Pensamentos negativos.
Ocasionalmente nossos pensamentos nos levam a questionar os fatos que nos ocorrem e que nos desagradam acerca de um provável insucesso, trazendo-nos reflexões sobre a possibilidade de um possível comprometimento para o nosso futuro; ou que o nosso trabalho poderia nos trazer mais rendimento para a satisfação de nossas necessidades básicas e suplementares, e que tudo isso pudesse nos trazer mais conforto, dentre outras coisas.
Mas, adequadamente, o sucesso é, invariavelmente, incompatível com as questões negativas como o desânimo, o desespero, a falta de autoconfiança em nós mesmos, dentre tantas outras. Para que possamos enfrentar os tantos e, quase sempre, inevitáveis momentos de dificuldades e incertezas, é primordial o otimismo.
Quando percebermos que estamos diante de pensamentos negativos, é necessário que façamos uma aprofundada e serena reflexão, para focarmos nas possíveis soluções e, desta forma, encontrarmos uma saída, e que ela seja a mais rápida possível, evitando assim, que nos aprofundemos nos problemas.
Tentemos, ao máximo, evitar que o desespero e a aflição nos tomem de assalto. É primordial que tenhamos no coração e, principalmente, na mente, um forte estoque de esperança, de otimismo e de fidelidade aos nossos propósitos, aos nossos princípios cristãos e de vida, para que saibamos empregá-los de forma sábia nestes momentos.
Trabalhemos a imensa força interior que temos, invocando e nos colocando, com humildade, sob a Proteção Divina, e seremos melhores e mais eficientes a cada dia.
A espera...
Cansamos de esperar?
Essa é uma das preocupações que podemos omitir.
Afinal, nossa mãe esperou nove meses para nos nascermos, em alguns casos, menos, mas, na maioria dos casos é esse o tempo.
Aguardamos duas dezenas de anos para chegarmos à nossa maioridade, e chegamos; boa parte da vida, passamos sentados nos bancos escolares para nos formarmos, mas esperamos.
A expectativa do nosso primeiro emprego foi grande, mas, a final, conseguimos. É importante entendermos que a vida é feita de etapas, e a maioria das etapas são de espera. Então, é fundamental que tenhamos paciência, pois, tendo pressa ou não, e tudo se ajeitará. Já nos ensina o sábio provérbio de Cristóvão Pinheiro: "A paciência é a virtude das virtudes.”
Tenhamos a convicção de que nada está perdido, porque todas as soluções chegam a seu tempo. Sempre haverá tempo para refazermos o caminho, repararmos os erros e corrigirmos os desacertos. É primordial mantermos a calma e o estímulo fortalecidos em nosso interior.
O aprendizado sempre acontece quando algum resultado ocorre contrário ao que esperávamos. Assim, sejamos tolerantes conosco mesmos e saibamos que sempre há um propósito nas ocorrências.
Tenhamos a humildade para realizar uma avaliação interior, se necessário e, sempre que possível, em nossas avaliações, procuremos mudar a nossa forma de agir, seja com as pessoas ou com o mundo à nossa volta. Exercitemos nossa paciência e o universo promoverá os acertos.
A partir desta segunda-feira, acreditemos que, com fé e paciência, sempre haverá uma maneira de fazer algo melhor.
Sejamos sempre pensadores livres...
Devemos ter em conta que precisamos sempre pensar conforme as nossas próprias convicções, opiniões e verdades, sem nos deixarmos influenciar pelas opiniões alheias, bem como aquelas que querem nos impor.
Além disso, temos obrigação de permitir que todos com quem interagimos no mundo, possam também ter a liberdade de ter pensamentos livres, sem nunca impor as nossas ideias e opiniões, por mais verdadeiras que elas sejam.
Devemos considerar sempre que as outras pessoas estão susceptíveis a evoluir e, com a liberdade delas, encontrarão as verdades, que podem ser aquelas que nós já defendemos ou não.
O fato é que, ante a liberdade de pensar e agir, todos devemos, acima de tudo, nos respeitar.
A mente é o canal pelo qual recebemos e emitimos nossas impressões e sinais, internos e externos. Por esta razão, é fundamental que procuremos manter nosso pensamento focado sempre naquilo que nos parece agradável.
Através da sintonia mental que emitimos, através do teor vibratório das nossas energias, é que atraímos situações positivas ou negativas.
Portanto, ao desenvolvermos em torno de nós mesmos imagens felizes e alegres, iremos atrair situações que nos deixarão em paz para com a vida e para com as outras pessoas.
O que você quer na sua vida? Lutar e vencer, ou que sintam pena de você?
Não há sucesso sem esforço!
Pense...
Se vivermos focados no passado, temos a possibilidade de desenvolvermos a depressão.
Se vivermos focados no futuro, temos a possibilidade de desenvolvermos a ansiedade.
A vida é para ser vivida no presente.
Este “presente” é o grande segredo da vida.
Tenhamos em conta que não temos o direito de exigir o amor dos outros.
Podemos apenas dar boas razões para que gostem de nós; e devemos ter paciência para que a vida faça o que deve ser feito.
Plantemos os nossos jardins e decoremos nossas almas, ao invés de esperarmos que alguém nos traga flores.
Assim, aprenderemos que realmente podemos suportar e que, realmente, somos fortes, e que podemos ir muito mais longe depois de pensarmos que não poderíamos mais.
Sejamos, acima de tudo, otimistas entendendo que realmente a vida tem valor e que nós temos valor diante da vida!
Quando o amor é sincero ele vem com um grandes amigos, e quando a amizade é concreta ela é cheia de amor e carinho.
''- Eu mergulhei em você, sem pensar duas vezes, sem definir minha rota. Eu simplesmente mergulhei. Não há volta, nem mesmo um salva-vidas que poderá me resgatar. Eu estou decidido a mergulhar ainda mais em suas profundezas, habitar essas grutas marinhas que esconde do mundo. Eu sabia que você seria todos os meus oceanos, a minha pátria, meu único continente, no instante que descobri que não haveria respirar longe de você. Eu caminhei todos esses anos para buscar você. Para, em fim, mergulhar em seu coração, meu amor.
- Espero que saiba nadar…
- Espero que não. Pois quero me afogar em cada gota de você.
- E então você morreria para o mundo. É… muito romântico.
- Mas renasceria dentro de você.
- Valeria a pena?
- Afogar?
- Morrer.
- Não há fim ou morte quando se ama. Nessa vida ou em outra, estaremos juntos.''