Poemas Cristãos
QUAL É A PRÓXIMA?
...prossigo para o alvo, para o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus.
—Filipenses 3:14
Em uma série que passou na televisão, o presidente de um país fictício normalmente terminava as reuniões
de equipe com três palavras — “E a próxima?”
Era a sua maneira de sinalizar que a questão anterior estava encerrada e que estava pronto para seguir em frente.
As pressões e responsabilidades da vida no Palácio do Governo exigiam
que ele não concentrasse sua atenção no que estava no espelho retrovisor — ele
precisava manter o olhar adiante e seguir em frente.
Em certo sentido, o apóstolo Paulo tinha uma perspectiva de vida semelhante. Ele sabia que não tinha “chegado lá” espiritualmente e que havia um longo caminho pela frente para se tornar parecido com Cristo. O que ele poderia fazer? Poderia agarrar-se ao passado, com seus fracassos, decepções, lutas e disputas, ou poderia aprender com aquelas experiências e prosseguir, em direção à próxima.
Em Filipenses 3, Paulo nos diz como decidiu viver sua vida: “…esquecendo-me das coisas que para trás ficam e avançando para as que diante de mim estão, prossigo para o alvo, para o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus” (vv.13-14). É uma perspectiva que impulsiona para frente
— para abraçar o futuro. É isto que também precisamos ansiar, enquanto buscamos ser transformados à imagem do Salvador e aguardamos pela eternidade com Ele. —WEC
Mantenha os olhos fixos no prêmio. Bill Crowder
O Cristo revelado nas Escrituras parece não ser mais suficiente, para que pelo Deus vivo, os pecadores sejam atraídos a Ele. É necessário trazer artistas da fé renomados, badalados no meio gospel, investir quantias exacerbadas em dinheiro... . Nesse cenário , certamente existe muitos que ficam chupando dedo, por não terem dinheiro para custear a entrada no show, se sentindo inferiores, rejeitados etc... Será que Deus quando olha do seu alto e sublime trono se agrada dessas coisas?
Dessa forma, suprime-se as escrituras, enaltece o ego dos profetões - ungidões para aguçar o ego dos incautos, causando-lhes fortes emoções e o resultado disso é enriquecer os artistas mercadores da fé, pois vendem o que não é deles e, na verdade, não há genuína conversão ao Senhor Jesus Cristo. A igreja da bíblia vivia na doutrina dos apóstolos, na comunhão, nas orações, prezavam pelo companheirismo mútuo, reunia no templo e nas casas dos Cristãos, tomavam suas refeições com alegria e temiam a Deus e, o próprio Deus se encarregava de acrescentar os futuros salvos.
#voltemosaoevangelhodagraça
''A igreja de CRISTO é o INSTRUMENTO para a MANIFESTAÇÃO do PODER de DEUS. "Mude a ATMOSFERA".''
─By Coelhinha
Associando a situação atual a volta de Cristo, alegro-me na Palavra de Deus, mas ainda não é o fim ...derramarei do meu Espírito sobre todos os povos, os seus filhos e as suas filhas profetizarão, os jovens terão visões, os velhos terão sonhos, mas ainda não é o fim...
Sobre os meus servos e as minhas servas derramarei do meu Espírito naqueles dias, e eles profetizarão, mas ainda não é o fim....
Mostrarei maravilhas em cima, no céu, e sinais embaixo, na terra: sangue, fogo e nuvens de fumaça, mas ainda não é o fim...
O sol se tornará em trevas e a lua em sangue, mas ainda não é o fim ...tudo isso, antes que venha o grande e glorioso Dia do Senhor,
Mas eu sei que... E todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo!’.
O Evangelho de Cristo não é um cardápio de milagres!
É o plano perfeito de Deus para salvação do perdido pecador.
O custo para transforma-lo em um ser Eterno foi o sacrifício do Filho!
O perfume das flores
Somos a Deus a fragrância de Cristo entre aqueles que estão sendo salvos. - 2 Coríntios 2:15
Eu estava visitando uma fazenda de gado fora de Memphis. Enquanto meu amigo e eu caminhamos para o celeiro, ele respirou fundo e comentou: “Não tem cheiro ótimo? Eu amo sair daqui. As paisagens e os cheiros são maravilhosos! ”
Eu não penso assim. Tendo crescido na cidade, eu disse a ele que achava que cheirava como se algo tivesse morrido. Ele riu. O que tinha o cheiro de vida para ele cheirava a morte para mim.
Isso me lembra o que o apóstolo Paulo escreveu em 2 Coríntios sobre como as pessoas respondem ao evangelho de Cristo. À medida que nós, Seus seguidores, viajamos pela vida, proclamamos as boas novas sobre Cristo por nossa santidade e testemunho. E nossa mensagem é recebida de duas maneiras.
Para aqueles que ouvem e acreditam, a história de Cristo é um aroma doce e bem-vindo (2 Co 2: 15-16). Mas para aqueles que O rejeitam, tem o odor repulsivo da morte. O evangelho os obriga a enfrentar o pensamento da morte e da eternidade, que os aterroriza.
O buquê de flores que lembra algumas pessoas de um agradável jardim primaveril lembra outras de uma casa funerária. A mensagem da salvação através de Cristo é o cheiro da morte para aqueles que não O aceitam. Mas para aqueles que acreditam em Jesus, é o maravilhoso perfume da vida.
Eu quero ser um cristão frutífero,
ganhando preciosas almas por Ti,
dizendo-lhes como meu Salvador
deu a vida para libertá-las. —Ozbun
Os outros sentem a fragrância de Cristo quando estão com você? David C. Egner
Seguro em Cristo
Você morreu e sua vida está escondida com Cristo em Deus. - Colossenses 3: 3
O clérigo britânico FB Meyer escreveu sobre dois alemães que queriam escalar o Matterhorn. Eles contrataram três guias e começaram a subida íngreme e traiçoeira. Eles se juntaram nessa ordem: guia, viajante, guia, viajante, guia.
Eles tinham ido apenas um pouco quando o último homem perdeu o equilíbrio. Ele foi segurado pelos outros quatro, porque cada um tinha um apoio nos nichos que haviam cortado no gelo. Mas então o próximo homem escorregou e derrubou os dois acima dele. O único que segurou foi o primeiro guia, que havia empurrado uma espiga no gelo. Porque ele segurou, todos os homens abaixo dele recuperaram o equilíbrio.
Meyer concluiu sua história desenhando uma aplicação espiritual. Ele disse: “Eu sou como um daqueles homens que escorregaram, mas graças a Deus estou ligado em uma parceria viva a Cristo. E porque Ele está, eu nunca perecerei ”.
Todos nós escorregamos de novo e de novo enquanto percorremos o caminho cristão. Mas somos mantidos em segurança pelo Senhor e podemos ser restaurados para nos aproximarmos da comunhão com Ele quando confessarmos nossos pecados (1 João 1: 9).
Sim, estamos seguros em Cristo (Cl 3: 3). Podemos ter a confiança de que Ele nos manterá e nos levará ao nosso destino final.
Embora tropeçamos todos os dias,
o Senhor está sempre lá
para nos apanhar, perdoar o nosso pecado
e mostrar o Seu amor e cuidado. —Sesper
Nossa salvação é segura porque Deus está fazendo a retenção. Richard DeHaan
1.Que as pessoas nos considerem como ministros de Cristo e administradores dos mistérios de Deus.
2.Ora, o que se exige dos administradores é que cada um se mostre fiel.
3.Quanto a mim, pouco me importa ser julgado por vós ou por alguma instância humana. Nem eu me julgo a mim mesmo.
4.É verdade que minha consciência não me acusa de nada. Mas isto não quer dizer que eu deva ser considerado justo.
5.Quem me julga é o Senhor. Portanto, não queirais julgar antes do tempo. Aguardai que o Senhor venha. Ele trará à luz o que estiver escondido nas trevas e manifestará os projetos dos corações. Então, cada um receberá de Deus o devido louvor.
I COR 4, 1-5.
Verdade e Reconciliação
Nós te imploramos em nome de Cristo, seja reconciliado com Deus. - 2 Coríntios 5:20
Escritura de hoje : 2 Coríntios 5: 12-21
Para ajudar a curar as feridas deixadas pelas injustiças raciais na África do Sul, o governo estendeu a anistia a qualquer cidadão que se manifestasse com a verdade sobre os crimes que cometeram.
Muitas atrocidades foram detalhadas e confessadas. Algumas famílias aprenderam pela primeira vez o “quem, o que, quando, onde e como” do “extermínio” de seus entes queridos. Muitas ocultaram sua confissão em “Eu estava apenas seguindo ordens”. Para as famílias de algumas vítimas, a verdade trouxe uma grau de fechamento.
Enquanto assistia a segmentos dos procedimentos na TV, ansiava por ver expressões de sincero arrependimento e perdão. Sem dúvida, alguma cura genuína ocorreu, mas não era óbvio pelo que vi. Então me ocorreu que a verdade por si só não traz reconciliação. Isso acontece apenas quando a verdade é acompanhada pela graça. Mas qual é a fonte dessa graça? João disse que Jesus era "cheio de graça e verdade" (João 1:14). E Paulo disse que quando Jesus morreu na cruz, “Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo” (2 Cor. 5:19).
Como cristãos, experimentamos a graça e o perdão de Deus de uma maneira profundamente pessoal. Por estarmos reconciliados com Ele, somos capacitados a estender a graça a outros.
Refletir e orar
Sua graça é suficiente, ninguém pode esgotá-la;
Seja forte na graça de Deus - a cada dia é novo.
Desenhe em grande parte, continuamente, a Sua plenitude;
Você verá que Sua graça é suficiente para você. - Anon.
Aqueles que conhecem a graça de Deus mostrarão a graça de Deus. Dennis J. DeHaan
Nós estávamos lá!
Você morreu e sua vida está oculta com Cristo em Deus. - Colossenses 3: 3
Escritura de hoje : Colossenses 2: 20-3: 11
Christa McAuliffe foi um dos sete astronautas que perderam a vida na explosão do ônibus espacial Challenger em 28 de janeiro de 1986. Ela havia sido selecionada entre muitas candidatas para ser a primeira professora no espaço. Seu compromisso com a educação e o programa espacial capturou a imaginação de muitos. Em um funeral, uma professora disse: “Quando Christa entrou no ônibus, nós seguimos com ela. E quando ela morreu, uma parte de nós também morreu.
Esses comentários sobre Christa me lembram uma identificação muito mais profunda - a união espiritual do crente com Cristo. Por causa de nosso relacionamento com Ele, podemos dizer: “Quando Ele foi levantado naquela cruz, estávamos lá com Ele. Quando Ele morreu, nós morremos! ”O apóstolo Paulo disse que morremos com Cristo (Colossenses 2:20; 3: 3), e também fomos ressuscitados com Ele (3: 1). Portanto, nele somos aceitos e perdoados por Deus (Efésios 1: 6-7).
O que resta a ser visto é se nossas vidas mostram que realmente acreditamos que estávamos unidos a Cristo em Sua morte e ressurreição. Nossa confissão de fé deve ser mais do que uma declaração memorial. Deve mostrar que deixamos de lado nossa antiga vida de pecado e colocamos nossa mente nas coisas de cima.
Refletir e orar
Estive na cruz onde meu Salvador morreu,
e toda a minha vida se renovou -
Na pessoa Dele sou crucificado;
Eu estive na cruz - e você? - Anon.
Para mostrar Seu amor, Jesus morreu por nós; para mostrar nosso amor, devemos viver por Ele! Mart DeHaan
O grande amor de Deus
[Eu rezo] que você. . .pode ser capaz de compreender. . .o amor de Cristo que passa o conhecimento. - Efésios 3: 17-19
Escritura de hoje : João 3: 1-18
O amor de Deus por nós é tão profundo que temos dificuldade em compreendê-lo. Ela chega até nós através das trevas deste mundo pecaminoso, mesmo que não possamos merecer nada. A Bíblia diz que antes de Deus criar nosso planeta, Ele havia decidido mostrar a profundidade de Seu amor por nós através da morte de Seu Filho na cruz (1 Pedro 1:20; Apocalipse 13: 8).
Em minha imaginação, olho para o passado e vejo o Senhor elevando montanhas a alturas majestosas, cortando vales para rios que correm e estendendo vastas planícies. Eu o imagino criando oceanos poderosos e belos lagos. Então eu O vejo parar e refletir sobre a bondade de Sua criação. Ele olha para aquela parte do mundo onde Seu Filho nascerá. Ele sabe que Jesus será rejeitado e crucificado. Com uma varredura de Sua mão, Ele poderia destruir o mundo e poupar Seu Filho da agonia da cruz. Mas ele não faz.
Por causa do amor de Deus, o Filho veio à terra e foi morto. No Calvário, Ele morreu para pagar a penalidade pelos nossos pecados. Em João 3:16, lemos: “Deus amou tanto o mundo que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna”.
Oh, quão grande é o amor de Deus por nós!
Refletir e orar
Pensando bem
Qual é a sua resposta ao amor de Deus? Você
confessou seu pecado e aceitou o perdão dele?
Você está vivendo em grata obediência a Ele?
A vida eterna é possibilitada pelo amor eterno de Deus. David C. Egner
Um salto gigante para Deus
[Cristo] se humilhou e tornou-se obediente ao ponto da morte. - Filipenses 2: 8
Escritura de hoje : Filipenses 2: 1-11
Em 20 de julho de 1969, os astronautas da Apollo 11 pousaram na lua. Foi uma conquista humana sem precedentes. Milhões se lembram das palavras de Neil Armstrong: "Esse é um pequeno passo para o homem, um salto gigantesco para a humanidade". O Presidente Nixon declarou: "Toda a humanidade é uma em seu orgulho".
Dois mil anos antes, o Criador da Lua deu um salto gigante de um tipo muito diferente. Ele desceu do céu para a terra (Filipenses 2: 5-8). Deus, o Filho, a Palavra eterna (João 1: 1,14), desceu do céu para se tornar totalmente humano, permanecendo totalmente Deus. Foi um “salto” incrível, que nos mostrou o coração do amor de Deus. Ele se tornou um de nós para que pudesse morrer na cruz para pagar a penalidade por nossos pecados. Confiando Nele como nosso Salvador, somos perdoados. Também recebemos Seu Espírito, que nos capacita a superar ambição e presunção egoísta, e a cuidar dos outros (Filipenses 2: 3-4).
Um salto no espaço pode unir a humanidade no orgulho da conquista, mas empalidece em comparação com o que Deus realizou quando Jesus veio do céu à terra. Ele agora une todos os que confiam nEle, produzindo neles uma crescente humildade e amor que substituem o egoísmo e o orgulho. Ir à lua não é nada comparado a isso.
Refletir e orar
Jesus, nosso Salvador, deixou o céu lá em cima,
desceu à terra com uma mensagem de amor;
Tomou sobre Si todo o nosso pecado e nossa vergonha.
Agora a vida eterna é nossa através do Seu Nome. —Hess
Cristo nasceu aqui embaixo para que possamos nascer de cima. Dennis J. DeHaan
A incrível paciência de Deus
Seja por pretexto ou por verdade, Cristo é pregado; e nisto me alegro. -
Filipenses 1:18
Escritura de hoje : Filipenses 1: 12-26
Um pregador idoso, cujo ministério alcançara milhares de Cristo, confessou que o egoísmo era freqüentemente misturado com seu genuíno amor ao Senhor. Essa mesma preocupação foi expressa por outro ministro eficaz que pediu a outros que orassem para que ele superasse o desejo de ser o “número um” ao falar em conferências bíblicas. Eu também vejo elementos de orgulho e egocentrismo em mim.
Porque permanecemos no que Paulo chamou de "este corpo de morte" (Romanos 7:24), no qual ainda habita o pecado, toda a nossa adoração e serviço ao Senhor é manchada pela imperfeição. Talvez seja por isso que estou inclinado a entender os pregadores que o apóstolo descreveu em Filipenses 1: 15-17. Embora elementos de inveja, ganância e orgulho estragassem seu ministério, Paulo expressou gratidão por Cristo estar sendo proclamado. Ele não teria feito isso se fossem hipócritas ou falsos mestres.
Todo o nosso serviço a Cristo é de alguma forma afetado pelas tendências pecaminosas que permanecem em nós. William Beverage escreveu: “Não posso orar, exceto que peque; Eu não posso pregar a não ser que eu peque. . . . Meu próprio arrependimento precisa ser arrependido; e as lágrimas que derramei precisam ser lavadas no sangue de Cristo. ”
Louvado seja Deus por Seu incrível amor e paciência!
Refletir e orar
Embora tropeçamos todos os dias,
o Senhor está sempre lá
Para nos erguer, perdoar nossos pecados,
E mostrar Seu amor e carinho. —Sper
Nosso pecado é grande - a graça de Deus é maior. Herbert Vander Lugt
O amor do pai
Deus estava em Cristo reconciliando o mundo consigo mesmo. -
2 Coríntios 5:19
Escritura de hoje : Gênesis 22: 1-14
Em sua autobiografia, uma conhecida personalidade da TV descreve o momento em que perguntou: "Se Deus, o Pai, é tão amoroso, por que não desceu e foi ao Calvário?" Esse comentário revela o quão pouco ele entendeu o amor. de um bom pai terreno e a profundidade do amor revelada na Trindade.
Considere o amor que um pai terreno tem pelo filho. Em Gênesis 22, lemos que Deus pediu a Abraão que sacrificasse seu filho Isaque. Só podemos imaginar a agonia em seu coração enquanto ele e o menino escalavam a montanha. Certamente Abraão deve ter desejado que ele pudesse tomar o lugar de Isaac.
Como pai e avô, eu escolheria morrer no lugar dos meus filhos, se tivesse a opção.
Nosso amor como pais terrenos é apenas um reflexo fraco do amor de nosso Pai celestial por Seu Filho e por nós. Por causa do estreito relacionamento entre o Pai e o Filho, Jesus poderia dizer: "Eu e meu Pai somos um" (João 10:30). E a Bíblia nos diz que “Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo” (2 Coríntios 5:19). Sem dúvida, portanto, o Pai compartilhou a dor de Seu Filho no Calvário.
Como é maravilhoso saber que temos um Pai amoroso no céu! Como Jesus morreu por nós, podemos ser perdoados e experimentar pessoalmente o amor do Pai.
Refletir e orar
Ele morreu por mim, quem causou sua dor?
Para mim, quem Ele perseguiu até a morte?
Amor incrível! Como pode ser
que, meu Deus, morra por mim? —Wesley
O amor do Pai não conhece limites. Herbert Vander Lugt
Poder do Evangelho
Não tenho vergonha do evangelho de Cristo, pois é o poder de Deus para a salvação de todos que crêem. - Romanos 1:16
Escritura de hoje : Romanos 1: 1-17
Uma razão pela qual muitos cristãos hesitam em testemunhar por Cristo é que eles temem o fracasso. Eles esquecem o poder de mudar a vida do evangelho.
Peter V. Deison, em seu livro A prioridade de conhecer a Deus , fala sobre Ramad, um homem na Índia que era membro de uma gangue de ladrões. Em uma ocasião, enquanto assaltava uma casa, Ramad notou um pequeno livro preto contendo páginas muito finas, perfeitas para fazer cigarros. Então ele pegou. Toda noite, rasgava uma página, enrolava um pouco de tabaco e fumava. Percebendo que as pequenas palavras nas páginas estavam em seu idioma, ele começou a lê-las antes de enrolar os cigarros.
Uma noite, depois de ler uma página, ele se ajoelhou no chão e pediu ao Senhor Jesus que perdoasse seus pecados e o salvasse. Ele então se entregou à polícia, para sua surpresa. Ramad, o bandido, tornou-se prisioneiro de Jesus Cristo. E na prisão onde cumpriu sua sentença, ele levou muitos outros ao Salvador.
Qual era o livro que ele estava lendo? Era uma Bíblia. O Espírito Santo usou "o evangelho de Cristo" e, para Ramad, tornou-se "o poder de Deus para a salvação" (Romanos 1:16).
Por haver um grande poder no evangelho, sempre podemos compartilhar as boas novas com confiança.
Refletir e orar
As palavras que falamos, as vidas que vivemos
Fale muito sobre o Senhor que amamos;
Mas o poder em nosso testemunho
vem da Palavra de Deus, enviada do alto. —Sper
A religião pode reformar, mas apenas o evangelho pode transformar. Richard DeHaan
Representando Deus
Somos embaixadores de Cristo, como se Deus estivesse implorando por nós. -
2 Coríntios 5:20
Escritura de hoje : 2 Coríntios 5: 11-20
Quando cheguei ao posto de controle para poder entrar na prisão, disseram-me que meu cartão de identificação havia sido extraviado. O guarda teve que preencher uma permissão temporária para que eu pudesse entrar e dar aulas bíblicas a alguns dos presos. Depois que lhe mostrei minha carteira de motorista, ela preencheu o recibo e fui autorizado a entrar. Quando olhei para o pedaço de papel, ri. No espaço fornecido para indicar quem eu estava representando, o guarda havia escrito "Deus".
Mais tarde, quando voltei para casa, pensei sobre essa permissão mais seriamente. O guarda pode ter senso de humor, mas ela estava certa! Embora eu estivesse representando um ministério na prisão, estava realmente representando Deus. Fico feliz que o guarda tenha feito essa conexão.
Paulo disse aos coríntios: "Somos embaixadores de Cristo" (2 Coríntios 5:20). Como tal, temos a responsabilidade de "caminhar adequadamente em direção aos que estão fora" da fé (1 Tessalonicenses 4:12). Como seguidores de Jesus Cristo, representamos Deus onde quer que estejamos e no que fazemos. No trabalho, na vizinhança, no time de softbol ou na estrada, somos Seus representantes.
Senhor, ajude-nos a representá-lo fielmente em todas as áreas de nossas vidas. Amém.
Refletir e orar
Onde quer que eu esteja, faça o que fizer,
ó Deus, por favor me ajude a viver
De uma maneira que me torne credível
como Seu representante. - Egner
Cristo nos envia para trazer outros. David C. Egner
Diante de Deus
Todos devemos comparecer perante o tribunal de Cristo. - 2 Coríntios 5:10
Escritura de hoje : 2 Coríntios 5: 1-11
Durante a preparação para o júri, assisti a uma fita de vídeo que dizia: "Em todo o estado, painéis do júri estão sendo montados para julgar os outros, assim como um dia as pessoas podem se reunir para nos julgar".
Ser julgado por um júri dos meus colegas é possível, mas estar diante de Deus Todo-Poderoso é certo. Nossas obras serão avaliadas e nossa recompensa determinada pelo Senhor.
Todos nós seremos moral e espiritualmente auditados. O Senhor revisará cada entrada no livro de nossas vidas. Não apenas o que fizemos na terra, mas também as razões pelas quais fizemos isso serão conhecidos e julgados.
Como crentes em Jesus Cristo, temos a certeza de que, quando morrermos, estaremos "presentes com o Senhor" ( 2 Coríntios 5: 8 ). Com isso em mente, Paulo escreveu: “Nós fazemos disso nosso objetivo. . . ser bem agradável a ele. Pois todos devemos comparecer perante o tribunal de Cristo, para que cada um receba as coisas feitas no corpo. . . seja bom ou ruim ”(vv.9-10).
Em vez de nos encolhermos de medo, podemos viver com alegria quando procuramos agradar a Deus e aguardamos ansiosamente nossa recompensa celestial. Vamos nos esforçar para garantir que nossas ações e motivações sejam consideradas dignas, não inúteis, no dia em que estivermos diante de Deus.
Refletir e orar
Nossa salvação depende do que Cristo fez por nós; nossa recompensa depende de como vivemos para ele. David C. McCasland
Ser cristão é dizer que crê em Cristo? Tem quem enche a boca de doces palavras para falar de Deus, mas profana o coração praticando injustiças. Quem é bom agricultor da fé semea paz ou contendas? Dizer o que se pensa requer sabedoria, mas para levantar falsos basta o mínimo de sordidez. Falar em nome de uma fé não é garantia de bom caráter, da mesma forma como imaginar sem respeitar o outro não é ato de amor. É glorioso o gesto de humanidade no intuito de se descobrir útil ao propósito do bem, pois bondade também se aprende. Às vezes uma palavra pode destruir um contexto inteiro, por isso nunca se deve escolher entre o bem e o mal, pois quem traz consigo a bondade jamais permite a mínima margem para o oposto, se há um caminho incerto então recue, repense, reflita e corrija seus pensamentos. Ser justo não é ficar entre certo e errado, é ter a capacidade de compreender o que é certo, fazê-lo e fortalecê-lo sempre porque a justiça pode caminhar livre, mas a injustiça precisa do silêncio e cumplicidade de alguns para justificar seus argumentos. Ser justo também é alimentar a consciência com atitudes que não desagreguem e nem desmereçam a dor de ninguém, quem consegue ouvir a voz de seus erros facilmente enxerga a luz da justiça. Benevolência sem altruísmo produz perversidades, justiça sem verdade gera injúrias, palavras sem absolutas certezas criam demagogias, oração sem espiritualidade disfarça as malícias... Fonte de fé sem amor deforma o caráter. A injustiça que se pratica contra alguém é uma tirania consciente que vive à espreita ameaçando a harmoniosa convivencia entre as pessoas.
John Pablo de La Mancha
A idade da Terra não se torna a idade de Deus.
A idade de Cristo não se torna a idade de Adão.
A idade do Homem foge da sua natureza.
A idade da Ingenuidade, une os três !