Poemas de Corrupção
E os candidatos que nada fizeram no passado, cinicamente voltam hoje com as mesmas promessas nós rejeitamos com o voto nulo
Enquanto ainda houver um corrupto de pé, a tarefa do homem de bem não terá terminado (Pedindo licença para E.M Cioran).
Assaltaram o país travestidos de juízes, de heróis tupiniquins, defensores da moral, da família e da pátria. Reis ungidos pela fé; e a política, sempre ré, é quem pode redimir o país entregue a lobos que desfilam em suas togas.
Distante de todas as possíveis argumentações teóricas históricas, politicas, sociológicas e econômicas acadêmicas foi por meio de um analfabetismo carismático nefasto que foi plantado e implementado de forma sem igual e pouco moral o fundamentalismo politico dogmático e agressivo em todo território continental brasileiro, pondo em risco, para sempre a tradicional unidade nacional.
Se a humanidade parar e repensar suas ações poderá ainda encontrar soluções para ajudar um Brasil falido, onde pessoas corruptas não tiveram piedade para tal destruição deste país.
“O cara montou um grande `lava a jato` que era espetacular; prestava um serviço perfeito e logo dominou a região. Depois a fama e o sucesso subiram pra cabeça e ele começou a fazer besteiras. Era carro devolvido com paralamas sujo, moeda faltando no console, jogo de tapetes trocado, lixo escondido no porta-malas. As reclamações foram surgindo e os bons profissionais foram se demitindo. O negócio vai mal das pernas e pelo jeito não vai vingar.”
Na vida mais importante do que ser um homem de sucesso é ser um homem de valor, ainda mais nos tempos atuais e num país onde reina a corrupção e o crime.
É desconfortável perceber que parte dos nossos eleitores escolhem seus representantes com a intenção de que, quando por ventura precisarem, encubram e apoiem suas ações ilícitas. Que isto não seja o objetivo desta vez! Que tal nunca mais?
Votar consciente é desafiar os demônios da negligência e da ignorância, é carregar nas urnas o peso da história e a esperança do amanhã, sabendo que cada decisão tomada ecoará como um rugido implacável no futuro que estamos por construir.
Onde você mora? Moro num país Top 10: da impunidade; da injustiça; da desigualdade social; da corrupção; da decadência cultural; da discriminação; da usurpação de funções; do cabotinismo sistêmico; dos narcisistas e da falência social.
Numa última palavra, sendo homem sério, mergulhado na honestidade, amante à moda antiga dos princípios e valores inegociáveis, deve todo agente público envidar todos os esforços, para jamais roubar e nem deixar roubar o dinheiro do pagador de impostos. Tecnicamente, não deve praticar peculato, nem corrupção passiva, nem concussão, nem prevaricação, nem ato de improbidade, nem se locupletar ilicitamente, e nem tampouco permitir que alguém viole as normas do direito, quer seja praticando corrupção ativa, quer seja tráfico de influência ou exploração de prestígio, nem qualquer ato que possa surrupiar o sagrado dinheiro do pagador de impostos. Por tudo isso, não deve a gestão pública ser exercida por agentes públicos sem qualificação, aquele que tão-somente se acham atores de cinema, cabotinos de plantão e narcisistas otimizados.
Políticos há que uma vez eleitos e empossados se esquecem do povo, que os elegeram, e só ouvem as vozes do sistema corrupto e dominador.
Sem um controle social hígido as pessoas se corrompem, e estas, por sua vez, corrompem as instituições. A ausência de controle social é característica de uma democracia frágil e em estado terminal.
A verdade é que um povo majoritariamente pobre sempre vai preferir migalhas de um politico corrupto do que a presença de políticos honestos que não fazem nada. O primeiro passo para um ditador conseguir dominar o povo é torna-lo pobre, por isso o comunismo, sugere igualdade, mesmo que essa igualdade seja para eles perderem a única coisa que de fato importa, o próprio valor.
Eu gosto de pensar que uma nação honesta não elege políticos corruptos, ou seja, não temos como fugir da corrupção sem olharmos para nós mesmos, tanto nas escolhas quanto na corrupção de cada dia.
O desarmamento do cidadão civil não é injusto, injusto é o desarmamento apenas das vítimas dos que andam armados.