Poemas Caridade
A esmola é ofertada por pena e, às vezes, por ostentação; a caridade é praticada por amor. Uma apela à razão, a outra, ao coração.
Não é preciso doares um milhão de euros para a caridade ou viajares para outro país para seres solidário. Alguém bem próximo de ti pode precisar de um abraço como prenda de natal.
A verdadeira forma de caridade, é ajudar alguém lhe proporcionando, a autonomia social que o exercício da plena cidadania exige.
Ninguém ficará mais rico praticando a caridade, mas certamente presenciará a gratidão dos semelhantes e em seu coração, o amor crescerá, que por consequência engrandecerá seu espírito o qual, irradiará amor e luz por onde passar.
Proponha-se a realizar uma caridade diariamente, ou simplesmente um gesto. Isso ajudará na transformação do mundo e de sua vida, além de que: os benefícios em seu favor serão multiplicados.
Não há que confundir solidariedade com caridade. Solidariedade é coletiva: diversas pessoas em favor de alguém ou de uma causa. Já a caridade é solitária, obscura, silenciosa. Envolve apenas duas pessoas, o doador e o beneficiário.
A caridade é uma coroa que o capitalismo exibe para lembrar ao dono do dinheiro que a miséria existe como virtude do seu espírito e não como consequência nefasta do seu egoísmo.
O egoísmo nos leva a míseria. A caridade nos conduz a riqueza. Amemos não só a nós, mais aos outros. O ato de olharmos unicamente para nós mesmos nos torna cegos a realidade verdadeira. Mais a caridade nos conduz a uma estatura de glória terrena, e porque não dizer futura. Ame mais. Queira menos. E então talvez encontres aquilo que nunca encontraste.
Tenho percebido Deus com frequência: Vejo-o nos gestos de: caridade, carinho, amor, cumplicidade, perdão, paciência, atenção, nos conselhos, enfim, em tudo que eleva e principalmente, leva ao próprio Supremo!
É fácil fazer caridade com o chapéu dos outros! Difícil é encarar o desapontamento do pedinte; para ele, tanto quanto para mim, quando me recuso a colaborar!
Há de haver fé mesmo quando o absurdo destrói a razão de viver. Há de haver caridade mesmo quando se recebe sem nada a oferecer. Há de haver lembrança mesmo quando não existe saudade. Há de haver coragem mesmo quando o medo é a única certeza. Que haja esperança.
Dá norte pro caminho, isso não é caridade, em necessidade e responsabilidade, isso também não modifica sem o saber.
Tudo gira em torno do dinheiro, favor, caridade são ações quase extintas da sociedade, até o amor ficou interesseiro, nos dias atuais se ama muito mais pelo financeiro. #inacioandre
"Quem carrega a cruz mais pesada, seguramente é aquele que depende da caridade de seus semelhantes."
Quase tudo que é imprescindível é impalpável: o ar, a luz, o sono, a fome, o perdão, a caridade, a gentileza.