Poemas Aprender
A gente precisa aprender a determinar limites, reorganizar prioridades e se priorizar sem culpa. A gente precisa aprender a fechar ciclos, encerar capítulos, virar páginas e trancar portas. A gente precisa aprender a cortar laços que já se tornaram nós. A gente precisa aprender a soltar a mão de quem já soltou a nossa. A gente precisa aprender a aparar arestas, amarrar pontas e colocar pontos onde já não cabe vírgula. A gente precisa aprender a pôr ponto nas histórias que a vida já se encarregou de pôr fim.
Há duas formas de encarar os obstáculos: como experiência e aprender com eles ou como dificuldades e apenas sofrer com eles.
Nenhuma borboleta nasceu voando, antes de voar ela teve que aprender a rastejar, a escalar. Instintivamente ela sabia que não é com o vôo que se aprende a voar.
A vida tem lados de luz e de trevas e, a gente tem que aprender a conviver com cada um deles, da mesma forma que convivemos com o dia e a noite.
Não espere para aprender com a dor da ausência o que você deveria aprender com o que, silenciosa a presença, te ensina todo dia.
Não é necessário fazer um curso intensivo de bondade para aprender a ser bom, não fazer o mal a ninguém é suficiente.
E todo dia tenho a missão de desaprender um pouco mais a ser grande, para aprender a ser feliz como a criança que um dia eu fui e por descuido ou inocência permiti que o tempo roubasse de mim.
Aprender a conter o ódio dentro de si é uma tarefa extremamente difícil, mas, certamente é um caminho à mestria do Eu.
Os únicos conhecimentos que os jovens de hoje se interessam em aprender são aqueles que não servem para nada.
Caes são animais verdadeiros e nós temos muito que aprender com eles. Um cão jamais vai morder um amigo ou lamber um inimigo, mas nós mordemos quem deveríamos lamber e não raras vezes lambemos quem deveríamos morder.
Para manter a nossa paz e equilíbrio emocional é necessário aprender a dizer não. Não posso! Não quero! Não vou! Só que esse não, não deve ser dito só para os outros, mas também para nós mesmos, quando um sim for extrapolar os limites do nosso auto-respeito e dignidade.
Aprender pode ser uma experiência muito dolorida. Deixar de aprender, porém, causa um sofrimento muito maior.
O conhecimento não nos pertence. No entanto, a capacidade de aprender a conhecer, quando bem explorada e desenvolvida, torna-se caminho para a libertação.