Poemas Apego

Cerca de 649 poemas Apego

⁠Relacionamento deve ser uma forma de vivenciar a leveza da vida e não ser uma pedra amarrada ao tornozelo, onde de olhos fechados nos atiramos no abismo.

Inserida por AlquimiaPsi

⁠Minha vida amorosa é um desastre. Afastei todos os homens com quem me envolvi porque, sabe, eu me apego muito.

Inserida por pensador

⁠O pior dos apegos que tenho é o que desenvolvo pelos meus livros. Doa-los, sempre, é uma necessidade do espaço, nunca, minha.

Inserida por durziane

⁠Aquele que muito se prende ao passado, desperdiça o presente e é incapaz de abrir as janelas para o futuro!

Inserida por RafaelaPortilho

Não escondo que sou intensa, apegada e que sou bem carinhosa e, por muito tempo, me culparam por ser assim. Eu, particularmente, não gosto de grude no romance não, então apesar de ter aquele combo de atributos, não sou grudenta. Mesmo assim se referiam às minhas características como algo negativo. E eu pensava "nossa, será que tem algo errado comigo?" Não, não tinha e nem tem! A culpa não é minha se eu transbordo sentimentos, a culpa não é minha por ter um jeito que não te agrada. A culpa não é minha por transbordar o que falta em você! Eu sou assim e, você gostando ou não, é meu jeito e não é pior e nem melhor que o seu. Não cabe à você dizer quem eu devo ser e como as outras pessoas irão reagir a mim. Não é você quem tem que decidir se algo em mim é positivo ou negativo. Você não pode me fazer sentir culpa por algo que não tem dentro de você. Da mesma forma que eu não gosto de grude, não saio falando para as pessoas: "nossa, você é tão grudento, isso assusta as pessoas, sabe?". "Nossa, dificilmente alguém vai querer continuar contigo, grude demais enjoa". Eu apenas compreendo o jeito e explico que eu, particularmente, não gosto de ficar agarrada o tempo inteiro! Tento chegar em um meio termo que seja bom para ambos. E, caso seja apenas alguém que não tenha um envolvimento grande, acabo seguindo minha vida sem precisar fazer com que o outro se sinta mal. A gente não tem o direito de ditar padrões que as pessoas com quem nos relacionamos devam seguir. Pelo contrário: relacionamento é compreender que o outro não é e nunca vai ser igual a você e ao que você deseja, e mesmo assim amá-lo. Não me culpe por carregar na minha essência o que falta na sua, as pessoas são diferentes e precisamos aprender a respeitá-las e admirá-las da forma que são.

Inserida por DanieleBolan

Um dia você me mandava mensagens e mais mensagens, eu te confidenciava meus segredos e você me contava dos seus problemas. Naquela época tínhamos conexão, intimidade e uma ligação forte. Você me dizia que não conseguia pensar em não conversar comigo um dia sequer e eu sentia o mesmo. Meus dias eram ocupados por nossas conversas: oras tão sérias e oras tão aleatórias. Você não ocupou espaço apenas nos meus dias, mas no meu coração também. Por que agora temos que agir de uma forma tão fria? Como se nunca tivéssemos tido algum tipo de intimidade? Por que agora nossas conversas se baseiam em respostas de algum storie com uma curtida para "encerrar" uma conversa que nem foi iniciada? Como eu posso fazer meu coração entender que de um confidente, um grande amigo, agora preciso te enxergar como um grande desconhecido? Nós precisamos mesmo agir com tanta indiferença um com o outro? Eu não sou assim e nem consigo ser. Ainda me importo, ainda gostaria de ter algumas conversar aleatórias, mesmo que não com tanta frequência. Meu apego ainda pede para ouvir tua risada e algum conselho teu... Não consigo ser uma dessas pessoas que constrói um laço com alguém e a descarta no dia seguinte, relações não são nada líquidas na minha vida, pois sempre carrego as pessoas no meu coração, mesmo quando elas partem da minha vida. Eu só queria mesmo que você soubesse que essa apatia toda tem me deixado chateada porque eu sinto sua falta e gostaria muito de podermos agir como se tivéssemos tido um passado muito bom, mas que encerrou e mantemos um carinho mútuo um pelo outro. Eu sei que no fundo é isso, você já me disse algumas vezes, mas atitudes falam mais que palavras e as suas me afastam mais do que já estamos, por isso muitas vezes acabo fazendo o mesmo que você: um like no que você diz e ponto. O medo acaba falando mais alto que a vontade de jogar conversa fora com você.

Inserida por DanieleBolan

Ela confiou demais, sabe? Abriu seu coração para tantas pessoas por pensar que agiriam com a mesma pureza que carrega dentro de si. Se jogou para o amor 1x, se machucou. Se entrou mais uma vez, outra ferida. Prometeu que seria a última e aí seu coração saiu completamente quebrado. "Será que o problema sou eu?" Era o único pensamento que conseguia ter, afinal: jogar a culpa para si mesma era mais rápido que tentar assimilar que, talvez, o erro fosse de ter se entregue à pessoas que nunca desejaram o mesmo que ela. Estava machucada demais e precisava se curar antes de uma nova decepção. Sim: ela parou até de acreditar que, ao invés de outro machucado, o amor pudesse vir para somar. Só conseguia imaginar quando a outra pessoa partiria da sua vida sem mais nem menos de novo. Ela precisou se fechar em seu próprio interior e, por muito tempo, não permitia que ninguém adentrasse. Não conseguia! Carregava no peito o apego, a saudade, o desejo de amar e ser amada, mas sabia que tudo isso era motivo de estranheza em um mundo que foge tanto de laços afetivos. Seu processo de renovação foi demorado. Precisou se questionar tanto sobre onde estava errando, o que poderia mudar e como poderia evitar novas decepções. Juntou caquinho por caquinho para reconstruir um novo coração e quando pensou que estava sozinha, percebeu que alguém estava segurando um pedaço seu, mas dessa vez com a intenção de ajudá-la a se reconstruir ao invés de fugir com uma parte dela. Nesse dia ela entendeu que o erro nunca foi do apego, do amor, do afeto, mas sim das pessoas com quem se relacionou. Nesse dia ela se permitiu sorrir pro amor porque entendeu que ele nunca a feriu, na verdade: ele sorriu pra ela quando seu mundo estava tão bagunçado.

Inserida por DanieleBolan

⁠se você ama rosas, cultive-as. não as arranque da terra. você terá a beleza da flor em suas mãos por apenas dois ou três dias antes dela secar e morrer. mas se você cultivá-la, logo terá uma plantação inteira de rosas que estará sempre ali para serem admiradas. do mesmo modo são as pessoas: não arranque suas raízes. não tire delas o que elas são. não queira tomar posse para que seja mais sua e menos delas.

Inserida por FelipeAzevedo942

⁠a gente se apega aos bons momentos porque eles nunca mudam em nossa memória. o contrário das pessoas.

Inserida por FelipeAzevedo942

O que seca as relações é a busca. A busca por respostas ou qual parte está disposta. A busca fastidiosa por afirmação e reciprocidade. A inquietude se está gostando demais ou se gostam de menos. A busca infindável no outro por aquilo que não é cultivado primeiro em si mesmo.

Inserida por FelipeAzevedo942

⁠Nos apaixonamos pelas pessoas que nos fazem amar quem somos quando estamos perto delas.

Inserida por FelipeAzevedo942

[...] ⁠Porque o verdadeiro sentimento de amor é benigno e livre de correntes. Não é egoísta e tampouco possessivo, pelo contrário; ele não espera nada em troca. Assim como as verdadeiras boas ações que também são realizadas em silêncio.

Inserida por FelipeAzevedo942

As pessoas precisam de coisas e motivos para serem felizes. Já a frustração, a angústia e insatisfação só precisam de alguém que tenha medo de perder as razões da sua felicidade. Entendeu a diferença? Esse desespero que as pessoas sentem acerca da felicidade é porque elas não conseguem se desprender de suas posses, sendo então elas felizes apenas pelo que possuem e não pelo que são. O que leva os seres humanos a serem tão falhos nessa busca, pois para se sentirem suficientes e excepcionais, necessitam estar sempre preenchendo suas vidas com coisas e circunstâncias que não dependam delas, e que possam perder a qualquer momento. E quanto mais eles têm, mais vazios se sentem. Mais lacunas se abrem e a necessidade de preencher com uma nova busca. Está no trabalho que nunca satisfaz, no bem material que em pouco tempo é substituído em busca de outro, ou em um novo parceiro. E isso os leva também sempre a insatisfação: quando seus objetivos não são atingidos, ou mesmo quando atingidos, ao descobrir que não era aquilo que precisavam, ou simplesmente quando perdem. Já enquanto se é verdadeiramente feliz, não há medos constantes, tampouco expectativas e desejos que, por conseguinte, levam à tristeza. O ideal é não se prender a nada que te faça esperar demais. Espere apenas por hoje, pelo que está por vir. O agora. Pergunte-se: você esperaria a chuva passar para correr em busca de seus sonhos nesse exato momento? Ou se molharia, enfrentando-a, assim como qualquer outro obstáculo? Não tenha medo de ser feliz. Tenha muita pressa, sim, para se desprender de tudo aquilo que não te pertence. Ame sem esperar nada em troca. Aja como se não houvesse mais nada.

Inserida por FelipeAzevedo942

⁠Desapego é fundamental para evoluir. Lagarta apegada ao casulo não vira borboleta. Pintinho apegado ao ovo não nasce.
Descobri, depois de muito sofrer, que meu claustro não era fruto de falta de oportunidade, mas sim do meu próprio apego às grades.

Inserida por drleonardolourenco

⁠Cultivar o desapego não é fácil, mas traz uma poderosa liberdade emocional. É uma oportunidade de empoderamento pessoal, de sermos fiéis a nós mesmos e de valorizar nossa própria jornada.

Inserida por MarcoPerth

⁠Se você não se importa com a imundície e desordem ao seu redor é muito provável que você não se importa que a sua vida seja um monturo.

Inserida por JaneSilvva

⁠“O caminho para a conscientização está aberto, mas para trilhá-lo é preciso entregar-se sinceramente, despojar-se dos apegos, aniquilar o ego profano.”

Inserida por mahayoga

⁠Tudo na vida são momentos... apegado ou não ao momento, ele sempre vai passar, porque tudo passa... por isso, aproveite os bons momentos da vida para viver!

Inserida por pensadorqueescreve

⁠Ele há tinha-a, mas queria sempre mais um pouco dela e quando se ia, partia já pensando em voltar.

Inserida por mileneabreu

⁠Reclame daquilo que você mais nutre afetividade pois é nas ações semeadas que és impossibilitado de encontrar recompensa, somente caminhos de inimizade.

Inserida por Janbres