Poemas Apego
Devemos amar a Deus mais que as coisas do mundo, mais que as pessoas, e nunca devemos colocá-las acima de Deus, porque quando fazemos isso, nós nos decepcionamos, porque somente Deus é perfeito, as pessoas não, elas ainda estão aprendendo a viver.
Eu perdi-me amar quando ultrapassei a fase de entender que amar é amar, portanto. Mas amar não é desejar, apegar e muito menos odiar. Contudo não pode haver amor se não houver desejo, apego ou ódio. Agora, amor a quê? Apego a quê? Amamos o que temos de amar? Depende do que desejamos ou do que odiamos. O amor e o apego aproximam-se sempre, e normalmente cruzam-se mas jamais os deveremos deixar cruzar-se e para isso usemos o ódio e o desejo. Porque o desejo não está enquanto o ódio sim, ao mesmo tempo o amor e o apego competem para sempre entre si. Se cairmos no amor o apego afasta-se porque amar é ser livre e viver com felicidade, mas apego é ser prisioneiro e viver com uma falsa felicidade disfarçada que funciona como máscara ao sofrimento. Ou seja, é quando nos perdemos por acharmos que amamos quando nos apegamos, simplesmente. Só desejamos o que não temos e é aí que entra o desejo para evitar o apego, enquanto que o ódio jamais permitirá o apego. Devemos compreender estas palavras. Hoje encontro-me e jamais me perderei porque amo, desejo e odeio. Apego-me também... Apego-me ao ódio e ao desejo para que jamais me permitam apegar-me ao amor. O humano deve, fundamentalmente, funcionar com estas 4 funções.
Saudade dá, sempre dá, mas a gente disfarça, dorme, toma um mate, escuta uma mionga e finge que esquece.
“Estando apegado ao corpo, o homem entrega-se à alegria ou à tristeza, proporcionadas pelos objetos dos sentidos.”
"Ao menos sigo na relação". Esta "imitação existencial", esse nivelamento por baixo, mesmo que não seja total, cedo ou tarde produzirá uma alteração psicológica. Ninguém aguenta tanto. //Livro: Amores de Alto Risco.
Por mais apegados que estejamos a algo, às vezes precisamos deixá-lo para trás para o nosso próprio bem.
Assim como um olhar apaixonado tem dificuldade em enxergar erro ou pecado, eu tento negar toda e qualquer vontade na sua direção. Você me levou várias vezes ao inferno dos sentimentos, me apresentou a dor na sua máxima extensão. Corro de reencontrá-lo, evitando que aquela maré de sensações volte a me invadir. Prefiro fingir que não me importo e continuar apenas a existir.
Às vezes, costumo me apegar a algumas coisinhas, não pelos seus custos, mas pelos seus significados.
"Quando a gente ama, a gente cuida, a gente sofre junto, a gente rega o jardim, a gente arruma as bagunças, a gente deixa o lar limpo, a gente conserte o que precisa.
Será que você é feliz?
"Quem se apega demais á alguém é porque sente que aquela pessoa é mais do que especial na sua vida."
“Enquanto o ímpio se preocupa em fazer mais dinheiro; Deus abre as portas das oportunidades para o justo."
Quanto mais na escuridão uma alma se encontra, mais ela se apegará a coisas e usará pessoas.
Entenda-a comoum mendigo espiritual, pois isso atesta a falta de amor em sua vidatriste e solitária.
A vida é feita de prioridades, pessoas são as nossas prioridades, aquelas que nos fazem felizes por lembrarmos que existem, aquelas que nos fazem sorrir mesmo quando estamos triste. O amor existe e precisa ser distribuído, com tanta emoção para que faça sentido, talvez a vida não seja só sonhar mas poder ter certeza que uma criança pode te fazer amar.
Há uma poderosa força no desapego. Ele liberta, renova, vitaliza, energiza, rejuvenesce e cura. Pessoas apegadas demais a inutilidades, emperram a própria vida sem se darem conta que elas mesmas acionaram os freios das bênçãos.
Coração acalmado é coração que aquietou-se, não se acomodou, mas enxergou que carência alguma significa justificar e aceitar qualquer pessoa na sua vida, que consegue enxergar que se não lhe der sossego, não é amor: é apego.
Enquanto barganha com a dor, ela fica. Ame-a e ela lhe transformará. Não esquece, na dor está o orgulho, a inveja, o apego, a prepotência, a vaidade e a arrogância.