Poema Velhice
Deve ser muito triste ter a pele lisinha e o coração enrugado, ser incapaz de se emocionar ou demonstrar um gesto de ternura. Que minha pele envelheça, isso é inevitável, mas que eu jamais perca a capacidade de me emocionar perante as delicadezas da vida.
É o peso dos anos que ensina a nos curvar unicamente à verdade; a ser fiel somente ao amor e, seguidor só do que encanta.
Você deve viver lúcido e produtivo até o último dia de sua vida, e queimar assim como lâmpadas quando estão muito gastas.
A beleza vem com o tempo...quando os anos passam e as rugas tomam conta de nossa pele, emerge a nossa verdadeira essência, esta sim, impossível de ser reparada pelo bisturi do cirurgião. Quando olho para meus pais, vejo o quanto são belos, carregam com eles as marcas na pele do que viveram . Estão com idade, estão enrugados, estão mais frágeis, mas são lindos, pois agora, desprendidos da beleza física, podem manifestar o verdadeiro eu. Quem tenta continuamente adiar a vivência desta fase, ou não vivê-la pode no fundo não ter percebido que nesta idade, estar com a alma leve, a espiritualidade em alta, e o coração mais brando, é muito mais valioso que estar com a pele lisa. Não é mais de peles, neste momento que se conquista e cativa alguém, mas sim com a sua verdadeira essência.
Aninho os meus sonhos no peito, e envergo minha alma para que se encaixe em meu corpo que aos poucos vai perdendo a elasticidade da juventude, e na penumbra do quarto saem pensamentos borrados que pintam vitrais disformes do tempo...
Melhor que me amem num asilo, do que me tratem como um saco de entulho dentro de casa. Pois abandono é abandono e, quem não se importa, abandona até quando mora junto.
" - Procura viver. Lembrar é para os mais velhos - dizia ele.
Talvez o amor nos faça envelhecer antes da hora e nos torne jovens quando a juventude já passou"
Lembrei especialmente hoje do meu avô. Quando contava sobre as ilusões da sua vida, fama, “pra cada esbanjamento uma carência”, dizia. Sabe, assim como ele também escolho ser como os simples cata-ventos que indicam apenas a direção do vento. Se existe algo bom na experiência da maturidade deve ser isso; ser como meu avô: um cata-vento orientando a direção do vento para os mais novos nos campos de pouso dos aviões.
Quando paro para rever as fotos de minha juventude, logo penso: puxa! Como eu já fui menos jovem um dia.
Definhamos até a loucura, porém enlouquecemos antes do tempo e queremos morrer porque adoecemos antes da velhice.
Não desperdice sua juventude enquanto jovem e nao desperdice sua sabedoria quando for velho.
04/08/2020
Quando eu envelhecer. Eu quero ficar mais velha assim como sou. Bem humorada, cheirosa, maquiada de bem com a vida e melhorando o espírito. Não me vistam com calcolas, não me coloquem roupas sem cor. Não me encostem numa janela. Quero continuar vendo a chuva, vendo o sol, vendo gente. Quero viver até o último suspiro, lutando pra ser melhor. Pra ser eu, pra ser feliz.
Compro um bilhete de loteria toda semana há 30 anos. Acredite se quiser, mas nunca ganhei nada. Eu não sabia que Deus havia reservado um prêmio para a minha velhice.
“Para substituir a fraqueza dos dentes, a dentadura; para auxiliar a fraqueza dos olhos, os óculos. Mas para manter ativa a mente na velhice, somente a leitura.”
CORRE ATRÁS DE TEUS SONHOS, mesmo quando eles te parecerem impossíveis, porque se pelo menos não tentar realizá-los, chegarás na velhice com remorso de nunca ter tentado.
"Estar velho não é e jamais será a mesma coisa que ser velho, pois existem inúmeros exemplos de anciãos em plena atividade, vivendo com alegria, disposição, energia, e sabedoria, enquanto muitos jovens vivem em crise existencial consigo mesmos, tristes, deprimidos, drogados e desesperançosos, como se não houvesse o amanhã, pois perderam sua própria essência, perderam o encantamento pela vida."
Na terceira idade dos pais, alguns filhos se afastam.
Começa, então, a ‘solidão dos velhos (ainda) vivos’.