Poema Velhice
Ao fim e ao cabo, na velhice, descobrimos que desde sempre, estivemos casados com a melhor (e única!) pessoa que verdadeiramente nos ama e compreende (na maioria das vezes!): nós mesmos!!
Aos olhos dos planos de saúde e da sociedade ocidental em geral, a velhice carrega a somatória de todas as deficiências, todas as desimportâncias produtivas e todos os pressupostos de inadequação, tornando-se apenas um estorvo social.
A infância dura 10 anos; a adolescência, 20; a idade adulta, 40; e a velhice pode durar a vida inteira.
Quando a pessoa chega à velhice já não tem mais receio de olhar para trás, porque o Sol brilha mais forte no horizonte próximo.
“Ouça os mais velhos, as pessoas idosas acumulam mais experiências. A sabedoria vem com a velhice. Cultive a tradição de procurar nos mais velhos a sabedoria necessária para as decisões mais importantes; a melhor sala de aula do mundo está aos pés de uma pessoa mais velha.”
Assim como a infância é a madrugada da vida; a velhice a noite do dia, não viva sem luz no seu meio dia.
Me sinto instalada na velhice mesmo com um corpo tão jovem, eu tento me lembrar o tempo todo que só tenho 19.
Pouco a pouco, vou me encontrando com a velhice. Cheguei à conclusão de que é por meio dela, que irei abrir mão dos meus egos, das minhas vaidades, do meu orgulho e rancores. Quero envelhecer sem pressa, para que todos os males se desprendam do meu ser, sem deixar resquícios.
A velhice não é sinal de que as coisas estão ficando ruins , é sinal de que já passou por muitas coisas !
Amor nunca morre de velhice. É assinado prematuramente por atitudes egoistas e insensatas, e pelo ego.
A independência usada sabiamente cria boas dependências. Do contrário, na velhice poderá ser esquecido como um móvel velho e inútil
É inútil dizer que a sabedoria está com tempo na velhice, todos os dias é dado à oportunidade de aprender.
E quando a velhice chegar, trazendo com ela o peso do abandono, eles irão lembrar em prantos, que o amor que não foi plantado, não pode ser colhido e nem comprado.
O que há de mais nobre n'uma velhice é sentir-se sábio pelo tanto que já aprendeu com a própria vida.