Poema Velhice
"Um dos maiores erros do homem e menosprezar os mais velhos...mesmo sabendo que a velhice não poupa ninguém."
A juventude é o tempo de recebermos, a idade adulta de melhorarmos, e a velhice de gastarmos; uma juventude negligente leva a uma idade adulta ignorante e ambas levam a uma velhice vazia.
Respeita os cabelos brancos; cede lugar à velhice; não disputes as honras devidas a tão respeitável idade”.
Nascer, crescer, ser criança, ser jovem, tudo nos leva a inevitável velhice do corpo, mas manter-se jovem na essência deveria ser a inevitável sublimação do amadurecimento.
Ser forte na velhice é continuar tendo um bom caráter. Porque a safadeza é pior que o câncer e somente Deus para curar. Elias Torres
A independência usada sabiamente cria boas dependências. Do contrário, na velhice poderá ser esquecido como um móvel velho e inútil
Velhice é a sombra esmaecida de minha juventude; ela sempre me acompanha; dança na minha frente, pra me relembrar, que um dia, eu tive a leveza e a alegria de voilatar nos bailes da vida.
O caminho, doce trilhar… A velhice é marcada por limitações físicas. Um corpo maturado tem que aprender a lidar com o novo, suportando suas próprias fragilidades. Dessa forma temos grande índice de idosos depressivos, por não encontrar mais sentido em sua existência. Entregando-se as dificuldades que chegam com a idade.
Com a velhice muitas vezes vem a solidão e desse pacto ninguém escapa, daí a importância de se trabalhar o espírito para amar a própria companhia, reconstruindo sentidos do que vai ficando ao longo da nossa história. Ainda estamos vivos e se pensarmos bem, qualquer passado já é morte. A vida é sempre o que vai ficando no sopro do momento.
Com a velhice muitas vezes vem a solidão e desse pacto ninguém escapa, daí a importância de se trabalhar o espírito para amar a própria companhia, reconstruindo sentidos.
Se Deus te deu uma vida, não a desperdice, vivas com dignidade, pra que na velhice tenhas orgulho de ter vivido.
Leobino Filho
A juventude é um sopro que logo se esvai, transformando-se em outono e inverno que traz a velhice e a sofreguidão, restando apenas as despedidas e as lembranças distantes.
Enquanto que para uns a velhice chega aos vinte e poucos anos, para outros, a juventude os acompanhará por toda a vida.
Mentem os velhos que a cada momento invocara a morte, queixando-se da velhice, e da longa duração da vida; pois se a morte se aproxima ninguém quer morrer, e a velhice deixa de ser um doloroso fardo.
"Aproveite pra sofrer de amor na juventude que na velhice o sofrimento é de bursite, reumatismo e hemorroida..."
Ter medo de ser esquecida é o pior dos medos. É como tentar fugir da velhice, não adianta, ela sempre chega. E as vezes, você já é velha e nem sabe. As vezes, você já foi esquecida, até por você mesma. A ignorância nunca pareceu ser tão atraente não é? Ela te chama, ela quer te agarrar, e você deixa. Você deixa. Você deixa se levar. Não há como resistir a uma boa dose de ilusão fantasiada de felicidade. Mas como toda ilusão acaba, o produto é negativo, o resultado é negativo. E tudo se torna escuro. Você se sente esquecida. Você está se perdendo. E a gente sabe, na vida, na vida, ninguém está disposto a te encontrar.
Quando a menina dos meus olhos voltar a chorar, então estará a caminho da velhice e precisará de uma bengala e um óculo...
Tenho pena das pessoas que desdenham dos velhos, da velhice, acham que suas carinhas e corpos perfeitos serão assim para sempre, esquecem que todos nós em um processo natural caminhamos para o mesmo destino e nesta caminhada alguns não terão tanta sorte ou sendo mais realista não serão agraciados com a “velhice”, ser velho não significa estar morto, ao contrario, para muitos é acúmulos de experiências, sabedoria, é ter o tempo de vivencia necessário de forma a compartilhar com os mais novos tudo que lhe foi absolvido durante muito tempo, aprendizados, lições, experiências, conhecimento e uma serie de coisas infinitamente que só se aprende com o passar do tempo, admiro e respeito “o tempo da velhice” e espero ser contemplado com a tal, para que no final de minha jornada e durante a mesma eu possa ter contribuído de forma salutar para com a vida do próximo, “felizes os que brindam a idade onde poucos chegarão”
Só sei que hoje eu não sei nada, e daqui um ano também não vou saber, mas quem sabe na velhice eu possa entender, como as coisas passaram de maneira tão rápida, que não pude ver. Tento imaginar o passado com decisões diferentes, referentes a escolhas certas, as quais só pude enxergar hoje. Espero que as coisas melhorem, ou mudem de forma que me mude também. A vida tem tudo pra ser boa, só não posso deixar tudo atoa, pois o tempo voa e eu posso perder.