Poema sobre Pobreza
Mas seus remédios não curam a doença: só fazem prolongá-la. De fato, seus remédios são parte da doença. Buscam solucionar o problema da pobreza, por exemplo, mantendo vivo o pobre; ou segundo uma teoria mais avançada, entretendo o pobre. Mas isto não é uma solução: é um agravamento da dificuldade. A meta adequada é esforçar-se por reconstruir a sociedade em bases tais que nela seja impossível a pobreza.
Tem rico tão pobre, que além da própria riqueza de que é detentor, ter sido conquistada por outra pessoa, não a transforma em ação positiva para a Humanidade, mas apenas para si mesmo. Eis aqui um exemplo da verdadeira miséria humana.
O princípio do verdadeiro luxo é ter conhecido o inverso. Um depende do outro. É preciso ser um pouco pobre para ser realmente rico. E vice-versa. Para suportar a pobreza, você precisa saber que a riqueza existe.
Há diferença entre ser pobre e ostentar o minimalismo. Este é escolha com gosto de lucro, já o outro primazia da falta que não se sacia.
Uma técnica comunista muito típica: tomar o poder sem pensar no fato de que as forças produtivas entrarão em colapso (...), que o país cairá na pobreza e na fome – mas, quando a pobreza e a fome chegam, eles pedem ao mundo humanitário para ajudá-los.
Teve a prova, não a simples impressão, de que o amor era, efetivamente, a força alquímica mais extraordinária, a única capaz de transformar a pobreza do mundo num luxo sublime.
Às vezes eu penso que o sinal mais evidente do descaso político contra o povo, é que nenhum político nunca usufrui dos serviços públicos gratuitamente. 😏
Quem enxerga nas pessoas apenas aparência física,e posição social,tem a alma que vive ás margens da pobreza....
Se eu pudesse ser rico por poupar as palavras, certamente já teria falido.
Se eu pudesse ser pobre por investir no silêncio, certamente já teria ficado rico.
Por cada homem que enriquece, outro de certeza que empobrece... Prometer uma sociedade em que todos seriam ricos é um insulto à inteligência, uma ofensa à moral pública.
De dentro fluem riquezas que permite um homem ser nobre, o que só busca riqueza fora pode até ter muito dinheiro mas a este alcunha de pobre.
A essência da resistência cultural brasileira se fez e se faz na maioria das vezes em um cotidiano pobre, carente de tudo mas com muito amor, choro, teimosia e criatividade.