Poema sobre Identidade

Cerca de 3205 poema sobre Identidade

Fique com quem não tem dúvidas sobre o seu sentimento, alguém que te inspire a demonstrar o quão valiosa você é. Não precisa ser grudento, mas que saiba o momento exato de dar carinho e de te dar espaço. Fique com alguém que tenha personalidade, que saiba te ouvir e que acima de tudo te motive.

Eu prefiro a intensidade das minhas dúvidas, que a superficialidade de suas certezas.

ALIMENTE CHAMAS QUE QUEIMAM O LIXO E ILUMINAM A ALMA!

Ame a si mesmo e aos outros! Mas, nunca espere nada de ninguém. Nada! Jamais conclua a personalidade de alguém, mantenha em reticências. As pessoas mudam. E podem mudar inclusive com certa frequência. Mudanças positivas são sempre produtivas. Mudanças negativas são sempre destrutivas. Quaisquer que seja a transformação do outro, é de extrema responsabilidade dele. Não se surpreenda! Não se assuste! Apenas silencie e observe, mantenha acesa a luz da sua consciência! Se houver reconhecimento a ti, lhe seja grato! Se não houver, aquieta-te! Não leve para o lado pessoal! Reconheça você mesmo o seu próprio valor! Quem o reconhece, sabe que não precisa de respostas externas para se sentir especial. Toda a verdade está dentro de si. Sendo consciente disso, não há magoas, nem dor. Apenas AMOR. O Ego se dissipa.

Às vezes eu fujo de mim. Me escondo.
Às vezes parece necessidade. Sair daqui e ir pra lá.
Vir de lá pra cá.
Não quero ir pra lugar algum, e nem quero ficar.
Que maluquice.

Uma enorme galera em sociedade sofre ou apenas é praticante assídua do transtorno dissociativo de identidade, ou seja, tem dupla personalidade. Inúmeros são os exemplos de situações em que isso acontece com quase todos nós. Vou citar aqui apenas um:
Na fila do supermercado, lanchonete, loja, banco, padaria, etc., que por sinal está enorme, estamos ansiosos para serem atendidos, irritados até, com a demora no atendimento dos clientes à nossa frente, mas quando finalmente chega a nossa vez, muda tudo e queremos ser atendidos com o máximo de atenção e no maior tempo possível.
Para primeira parte da galera isso é TDI, já para a segunda é falta do exercício do respeito, inclusive à si próprio.

Tinha um tempo em que eu podia
A melhor pessoa ser considerada
Nesse tempo eu dizia sim pra tudo
E por muitos era usada

Eu era previsível
Todos sabiam o que eu ia dizer
Tinham sobre mim um certo controle
Em tudo que eu iria fazer

Hoje sou imprevisível
Alguns me tratam diferente
Não me deixo ser manipulada
Mas deixo muitos descontentes

Invista em valores abstratos porém, nobre!
Há humanos que vale menos que um vintém.
Há outros que valem mais que o mundo proporciona. Qual a distinção? Está no valor da personalidade!

APENAS.

Se eu nunca vou mudar?
Não sei...
Pode ser que eu deixe de ser aquela que gosta de maquiagens leves, cabelo preso torto, e sapatilhas...
Talvez eu deixe de chorar a cada comédia romântica que assista, substitua os pijamas e meias infantis por algo mais propício à idade, e aprenda a ir ao cinema sozinha qualquer dia desses...
Pode ser que eu abandone as corujas, perca o medo de borboletas, passe a me orientar melhor no tempo e espaço, e ligue sem problemas pra delivery’s.
Não da pra garantir que sempre serei a que se sente torta de salto alto, que prefere barzinhos à balada, Cerveja à Champanhe...
Que desconfia de elogios, de gente boazinha e daquelas que são felizes demais!
Talvez eu venha aprender a adocicar as palavras, amenizar opiniões e organizar melhor as bagunças emocionais...
Não tem como saber se sempre vou morder o canto da boca quando intimidada, ou arquear a sobrancelha quando intrigada.
Se vou continuar gostando de batata-frita com sorvete e infinitamente de pipoca...
Se vou amar Beatles pra sempre e continuar sem dormir de luz apagada após cada filme de Terror...
Não sei...
Só sei que me acostumei a ser eu... E gosto.
Só sei que quando costumo ser eu, vejo que você, eu nunca soube quem foi!

Um dia um amigo disse que beleza não é tudo, parecendo que é fundamental, precisando apenas que outras qualidades como bom caráter e personalidade e um lindo sorriso, sejam adicionadas.
Mas ainda existem os que enxergam além... Aqueles que usam as lentes da alma, do coração...
Será que ainda existem mesmo?
Eu creio que a pessoa precisa ser linda, sim, mas há muitas formas diferentes de ser e de ver essa beleza.

“Não mudei, deixei de ser a moçinha inocente que as pessoas manipulavam. Se você observar vai ver que foi você que mudou comigo. Eu sei que prefiro ficar literalmente sozinha, porque prefiro minha própria companhia do que estar cercada de pessoas que não fazem a maior diferença na minha vida ( Me importa un pepino). Sei que meu sorriso incomoda, que minhas lágrimas, disfarçam. Que minhas respostas assustam. Sei que meu carinho vicia e meu desprezo desespera!. Sei que falo palavrão, que sou bipolar e posso mudar meu temperamento em segundos com o mesmo tempo que você gasta em piscar seus olhos. Sei que meu lado sincero às vezes não agrada porque fere sentimentos de alguém. Mais este é o meu lado[...]que se eu mudasse...Já não seria Eu!.”

—By Coelhinha

Conforme observou Jung, a Sombra nos é necessária porque não podemos ser tudo aquilo que, em princípio, poderíamos vir a ser. Precisamos escolher quais aspectos em nós mesmos vamos expressar no mundo. Todavia, se enganarmos a nós mesmos, transmitindo a falsa impressão de que somos só doçura e luz, então a nossa irada e rancorosa Sombra vai manifestar-se em outra parte – nas outras pessoas, em nossa visão do mundo, em nosso corpo e em nossos sonhos (talvez como uma figura sombria e escura, ou através de uma personalidade inteiramente desagradável). A nossa Sombra vai rapidamente nos provocar: "Olhe para mim! Estou aqui!" e podemos ou fingir que ela está "lá fora" ou fazer um sério exame em nós mesmos.
Se expusermos as Sombras à luz, elas desaparecerão como que por magia. Contudo, a maioria de nós tem medo ou, simplesmente, vergonha do nosso lado Sombra; assim, ele permanece escuro e, à medida que aumentamos a intensidade de luz que incide sobre nosso eu consciente, a sombra se aprofunda.
Isso não significa que devamos dar vazão ao lado "escuro" da nossa natureza. Tudo que precisamos fazer é reconhecer nosso eu Sombra, para que não mais precisemos projetá-lo sobre o mundo exterior. Enquanto nos enganarmos com a ideia de que nem sequer poderíamos imaginar-nos desejando a morte de alguém, por exemplo, aqueles impulsos assassinos serão substituídos por outros, como um espelho da nossa Sombra. Não basta dizer as palavras "Acho que eu poderia matar alguém"; precisamos tê-las dentro do coração. Somente quando possuímos a nossa Sombra é que nos tornamos inteiros. ("CRESCENDO E EVOLUINDO COM ALEGRIA", de Gill Edwards)

⁠Todo fato é uma ideia personalizada, independente da realidade.

Kairo Nunes 14/06/2020.

⁠Pela lógica, a tendência é eu desagradar algumas pessoas.

Pela lógica, a tendência é eu não me importar nem um pouco.

⁠Talvez eu pareça ser frio e desacreditado, um pouco cético talvez... Isso acontece quando se vive o impensável, quando os ventos fortes da vida te abalam.
Você enxerga diferente, de um novo ângulo, uma nova perspectiva...
E aquela personalidade meio glacial se torna sinônimo de cuidado, experiência, sabedoria, amor próprio e disciplina.
Não é ser incrédulo, é acreditar nas coisas certas...

HÁ PESSOAS QUE NÃO GOSTAM DE VOCÊ

Há pessoas que não gostam de você por causa de uma opinião política, outras não te suportam porque você aprecia rap e street dance.
Há pessoas que não gostam de você e na verdade nem sabem o porquê. Já outras não gostam de você porque acham que você não gosta delas.
Há pessoas que não gostam de você por serem demais e você de menos. Outras não gostam de você por se acharem muito pequenas.
Uns não gostam de você porque gostam de alguém que não gosta de você. Outros porque um dia ouviram alguém falar mal de você.
Uns dizem que não gostam, mas é conveniência, acomodação ou preguiça de pensar. Outros é apenas por maldade, retribuição ou pra aparecer.
Há pessoas que não gostam de você porque quando te olham enxergam o que não suportam nelas mesmas. Outras não gostam de você porque você é o que elas não conseguem ser.
Conclusão: Assim como é difícil explicar o amor; também é inútil tentar entender (sem dialogar) por que não gostam de você.

(Monteiro. Walmir. O pensamento existencial (no prelo),

As pessoas confundem atração com paixão.
Entendem cuidado e preocupação como amor.
Acham que dar atenção é dar muita moral.
E se assustam ao pensar que uma pessoa está querendo algo que não se pode dar.
Têm medo de intensidade, do desconhecido, do que foge à rotina.
Se afastam de quem mais quer bem.
E acabam vivendo uma vida morna e medíocre.

(Ego Sentimental)

Apenas alguém.


⁠Ela é daquele jeito
Desastrosa até embaralhada
Mas ela não tem medo de não ser
Amada

Ela continua sendo ela
Mesmo entre tantos bate e bocas
Tem-se uma grande pessoa
De doidas e loucas
Coragens.

“Sim eu mudei. Pessoas mudam umas pra melhor, outras infelizmente pra pior, [...] mais mudam. Cedo ou mais tarde certas circunstâncias te levam a isso. Comigo dizem que fiquei fria. Não, eu não fiquei fria por falta de sentimentos, mais sim por excesso de decepções”

—By Coelhinha

Inserida por ByCoelhinha

"Os que levam "AMOR" no coração, não se deixa corromper com o mundo exterior. Não quero presumir de Ações infundavéis, [...] Onde o caminho não me levará a Deus."

—By Coelhinha

Inserida por ByCoelhinha

"Simplicidade não só nos atos mais em pensamentos. Nada adiantaria se por fora você é modesto mais por dentro se veste de soberba. O pior presunçoso é aquele que expressa contentamento diante do que foi dito ou ouvido. Sem ter humildade pra perceber e reconhecer o quanto sua arrogância foi dissimulada por afetação."

—By Coelhinha

Inserida por ByCoelhinha