Poema sobre Existência
O ser humano carece de uma escuta que dê valor às suas palavras. Uma escuta que o acolha, que o ampare em sua fragilidade existencial.
Estamos sempre em busca do objeto de amor ideal. Mas que ideal? Na constituição humana a insatisfação impera. Não há ideal que anule a falta.
Se para o jardineiro é triste plantar o que não floresce, imagine para quem ama? Segundo Freud, o que amamos é o retorno do amor do outro.
Na Psicanálise não se fala em superação. Nada superamos. A ferida faz parte da nossa história. O que muda é a nossa forma de lidar com ela.
Pensando bem, a baleia e a formiga são do mesmo tamanho; os dois fazem o mesmo peso sobre a terra.
Não apenas olhe e julgue pelo que está vendo, pense... Os olhos só enxergam no claro.
"É mais sensata a formação de um consciente dentro de um inconsciente, que algo consciente ser o criador da consciência."
Não conquistei tudo, porém me arrisco e o verbo "desistir" já foi abolido da gramática da minha existência.
As pessoas criam significados para viverem. Mas nunca encontram os verdadeiros motivos, porquês de sua existência.
Mesmo o mais terrível dos meus erros cometidos na tentativa de um acerto foram mesmos dolorosos do que a inércia que minhas dúvidas trouxeram para minha existência.
O mundo e a vida em todas suas características intrínsecas resultaram de uma autoria universal. Nada veio à existência por acaso!
Muitas vezes a verdade nos faz sofrer pois é vivencial, e nem sempre o que gostaríamos. Verdade não se resume a gostos, mas a práticas de existência.
Quando não conseguimos enxergar a nossa beleza, é exatamente esse o melhor momento que precisamos refletir sobre a importância da nossa existência.
Existindo ou não, fugazes ou imortais, humanos ou deuses, diamante ou carvão, nada pode ser superior ao Nada, que não requer esforço, premente utilidade ou valor, busca, conhecimento, espaço, manutenção... O Nada é a perfeição, limpo, sem defeitos, estático, sem tempo. Até mesmo Deus, invenção humana que pretendia ser o modelo da perfeição, caso existisse, teria que ser, estar, de um modo ou de outro e portanto inferior ao Nada que simplesmente não é, não precisa ser, não precisa estar.
O homem que não aprende a ouvir e respeitar a sua própria Consciência dificilmente entenderá o seu Caminho. A Consciência, elo entre Deus e o homem, é como uma bússola que nos orienta por onde seguir e nos revela que todo o percurso é indispensável para a dinâmica da Existência.
Pensar a vida é despertar a subjetividade, a qual cochila para não enfrentar as adversidades da existência humana.