Poema sobre Escolhas
Se não tive diante de mim uma grande variante de opções, como propagar por aí que foi me dada escolha?
Falam das bilhões de pessoas. Mas no amor, o coração parece fazer opções involuntárias e seletivas. Você realmente tem várias opções, mas, de repente, acaba escolhendo só aquela. É como se não houvesse bilhões, nem dezenas, nem meia dúzia, ou duas ou três. Essa escolha me parece involuntária. Ela te presenteia com um leme e te oferece um mapa pra riscar. Um minuto a deriva, mapa em mãos e leme. Só daí vem a decisão de seguir. Essa sim, a única coisa racional de bilhões de pessoas.
''Escolhi fazer o que faço , escolhi ser quem sou , mas é inevitável que nem sempre tudo dependerá apenas das minhas escolhas''.
Existem dias em que precisamos ser como maestros de um coral, separando as vozes que ecoam ao nosso redor!
Há fases na vida que não podemos escolher vivê-las ou não, simplesmente temos que aceitá-las e esperar que passem!
O Rio de sua vida pode despertar interesses, saciar muitos, mas não permita que seu fluxo seja interrompido. Siga seu curso, expanda e torne-se cada vez mais caudaloso, forte!
Fazemos tudo errado e quando os frutos vêm, falamos que são bênçãos de Deus. Porém, nem tudo que acontece é a vontade de Deus, mas consequência de nossas escolhas.
Você buscou e achou as respostas que tanto queria. Mas sem planejamento serão um amontoado de informações pra navegar no rally da vida.
Insistir num erro as vezes não é uma escolha, e sim uma forma de fugir de um problema, pela saída mais fácil. Crescer, evoluir, libertar-se...tudo isso requer sacrifícios e abdicações, e nem todas as pessoas estão dispostas a faze-lo.
O que é mais preocupante:
Crer em Deus, céu e inferno ou conviver com uma dúvida até a morte? É mais cômodo escolher o que não conseguimos explicar pela lógica ou razão humana do que ativarmos o lado espiritual e enxergamos de fato!
A vida é um grande roteiro escrito pelo destino, nós somos os protagonistas que atuam nessa peça teatral que tem tempo para começar e tempo para se ter fim.
Cada decisão que tomamos não afeta apenas nossas vidas, mas também as vidas das pessoas ao nosso redor. Quando escolhemos um caminho, devemos considerar como isso impacta não apenas nossos objetivos, mas também as relações, as expectativas e o bem-estar dos outros. Assumir a responsabilidade por como nossas escolhas afetam terceiros se chama empatia e cuidado.
O que escolhemos acreditar e em quem, podem ser determinantes em nossas decisões e consequentemente em nossos resultados!
As pequenas coisas que são importantes para nós e que por necessidade, vamos abrindo mão, nos distanciam sutilmente do estado de plenitude e felicidade!
Temos essa ideia, em várias fases da vida, de que quando escolhemos um caminho ele deve ser algo absoluto. Mas não precisa ser assim. Não somos uma coisa só, nem somos os mesmos para sempre.
Nossa vida é o resultado de nossos pensamentos e atitudes. O que pensamos, sentimos e fazemos molda nossa realidade. Reflita diariamente sobre suas escolhas, examine seus pensamentos e veja se está vivendo alinhado aos seus valores. O poder de transformação está em suas mãos.
A existência humana é absurda, mas, na visão de Sartre, isso abre espaço para a criação de um mundo novo.