Poema sobre Erro
Agradeço aos meus erros pretéritos, pois eles me permitem continuar errando erros novos. Os erros são a alfabetização da alma.
Quem se culpa por ter errado ou falhado não é uma pessoa humilde. Somente os arrogantes insistem em serem perfeitos e infalíveis, enquanto somente os tolos e os ignaros repetem os mesmos erros
A culpa, para a visão otimista de viver, nada mais é que a paráfrase do acerto, foco, instruído de maneira empática para que se evolua à atitude incompleta, ou erro se assim quiser chamá-lo.
Erros são normais cometer, admiro quem realmente sabe pedir desculpas, errar todos erram desculpar mais de uma vez é burrice.
" Passamos a vida toda fazendo coisas boas para, no final, sermos esquecidos, enquanto os que cometem um erro ruim são lembrados pela eternidade. "
A falta de criatividade é tanta, que com tantas opções de escolha, ainda tem gente que insiste em repetir o mesmo erro tantas vezes.
Para que serve um pedido de desculpa, se a pessoa não se dispõe a mudar e insiste em praticar os mesmos erros ?
Somos seres em constante aprendizado e transformação. A condição de imperfeito torna-nos passíveis de erros. Muitas vezes, de forma inconsciente erramos e acabamos causando mal a alguém, isso é aceitável, perdoável e humano, mas a pessoa que causa mal a outra consciente do mal que está fazendo é de uma pobreza espiritual extrema, é o mais miserável dos seres. Se a compaixão pelo nosso semelhante é parte da essência humana, uma pessoa dessa pode ser qualquer coisa, menos humano.
Embora no mundo gospel exista um ditado que diz "não existe pecadinho nem pecadão", a Bíblia faz uma distinção entre a gravidade de diferentes pecados e até mesmo apresenta diferentes classificações e punições para eles.
Se você quiser saber algo sobre você, pergunte a si mesmo: o que eu estou fazendo de errado, que eu sei que estou fazendo errado e poderia mudar, mas não estou mudando? Se você meditar sobre isso, é muito provável que você terá uma resposta e ela não será a que você quer, mas é necessária.
Quando se fala demais, trilha-se o caminho fatal para o desastre, pois quando os freios falham a colisão é inevitável
Às vezes insistimos em algo que pensamos ser a solução, mas o tempo e o caminhar nos levam a perceber que seria um erro.
Se você acha que errou com alguém, peça a Deus por sabedoria, coragem e força para corrigir seu o erro e ao fazê-lo, seja humilde e aprenda como não errar mais.
Perdão
Não espere que o outro tome iniciativa para pedir o perdão, por algo que o deixou chateado. Reconhecer que erramos, será o primeiro passo para a reconciliação. Às vezes se faz necessário ser mais acolhedor. Trate as pessoas conforme sua empatia. O tempo é a percussão de nossas realizações.