Poema sobre Educação da Escola
Quem é de Marte é de Marte mas quem é de Arte vive generosamente fazendo arte sem parar em todo o lugar.
A fácil e incorreta ideia de que o dinheiro vale muito mais que o trabalho e o trabalhador em um lugar sem a ideologia na educação, cultura e da tradição chega bem mais rápido e eficaz. Logo após, a destruição das pequenas antigas industrias familiares em pouco tempo as regras de mercado e de valores serão impostas pelos produtos oferecidos só pelos monopólios internacionais.
Todo o lugar sem uma grande e forte cultura tradicional, uma educativa historia e com uma grande população de miseráveis nos mais baixos índices de riqueza são locais próprios e prósperos marginais que mais usam a telefonia móvel, que mais vendem celulares e por conseguinte mais usam a internet, ações que aniquilará qualquer principio independente de personalidade, princípios éticos de legalidade e moralidades existenciais.
Todo governo autoritário tende a diminuir a expressão opositora da comunicação, das artes, da educação e da cultura.
A arte e a cultura mais que só avança perante ao novo. Ela em si por tempos retrocede ao velho, resinificando o que já existe e foi feito por futurismo no passado, mas que começa a fazer mais sentido perante o hoje, diante da contemporaneidade.
Nossas crianças de hoje abandonadas longe das escolas, da comunidade e do convívio familiar saudável são os melhores e mais promissores alunos da criminalidade e em pouco tempo os mais jovens chefes impiedosos que iram abalar toda estrutura criminosa urbana.
A arte e a cultura no Brasil por conta da maquina publica antagônica distante das verdadeiras politicas publicas de governo para a educação, ainda continua como moeda de troca de politicas de partidos.
A nova pedagogia integral do século XXI hoje é muito menos formar pessoas segundo uma metodologia padrão e muito mais gerar opções reais e verdadeiras para que cada estudante possa, por sua própria vontade, liberdade e individualidade optar de forma clara e madura por suas escolhas.
Na nova pedagogia integral contemporânea as escolas perdem os muros pois toda a comunidade entorno dos centros de formação e educação, comunicam se e são elementos vitais para o aprendizado na geração de novos homens e novas mulheres bem melhor preparados para viverem como bons cidadãos.
Vejo a arte e a cultura muito mais que substratos de identidade. As vejo como novas plataformas para a linguagem da filosofia publica edificante na diminuição das diferenças, na correção das distorções históricas sociais e mesmo um dos mais abrangentes meios e veículos na promoção da felicidade.
Falando das praças de Touros, das touradas espanholas, difícil mudar uma cultura histórica e tradicional centenária de um povo mesmo que o planeta inteiro ache um absurdo. Infelizmente por pleno direito as diferenças só podemos julgar e repudiar o que nos pertence e para com aquilo que fomos educados culturalmente. Assim como comer carne de vaca em churrascaria em muitos lugares do mundo pode ser considerado brutalidade, crime, incivilidade e um absurdo. A internet provoca cada vez mais estas distorções...em pensar que o mundo todo deva seguir nossa exclusiva opinião, nossos valores,nossos princípios, educação e cultura. Infelizmente estas distorções se agravam muito pela internet todos os dias, por pessoas que não estão minimamente preparadas para a nova tecnologia de comunicação e falam aleatoriamente sobre tudo nas redes sociais e vivem uma vida particular omissa e bem distante de qualquer digna mudança para sua comunidade.
As Culturas Populares, sempre vão ser o lado mais forte de nossa verdadeira identidade, de nossa brasilidade e soberania cultural.
Colecionar obras de arte de artistas brasileiros é bem mais que um mero investimento prazeroso. Em uma nação educada e civilizada sabe se que é preservar a historia, exaltar o belo, fortalecer a soberania artística e cultural, guardar a identidade nacional para as próximas gerações.
Deveria ser obrigatório em termos fiscais que toda empresa nacional e multinacional instalada no Brasil tivesse um amplo acervo artístico e cultural brasileiro e programas sócio-cultural educacionais assistenciais para fortalecimento de nossa identidade brasileira.
A grande diferença de quem abraça em verdade o trabalho nas esferas criativas, educacionais, artísticas e culturais é que independente do retorno financeiro, das regras do mercado e do engajamento em emprego, o trabalho não para. Não é possível estacionar nem por poucas horas a sensibilidade constante que movimenta em ação, hiper-atividade e sede de experimento o pensamento. De certa forma por isto que cada qual em sua direção, interesse e plataforma sem dizer diz que o trabalho passa a ser o principal regente do trabalhador.
O ser histórico do bem e do mal dificilmente morre pois com tempo parte de sua doutrina mesmo que adaptada ou distorcida reaparece por meio de seus seguidores, aproveitadores e admiradores.
Toda posterior criação muito feliz nas artes plasticas e visuais via de regra demanda de todo um trabalho de observação, sintonia e elaboração mental antes mesmo da escolha criteriosa da plataforma, suporte, materiais a serem acrescentados como aliados ou dificultosos da execução. As mais felizes obras de arte são imaginadas, executadas e solucionadas em primeiro plano na mente do artista. Existe sim espontaneidade mas diante do possível criativo.