Poema sobre Educação da Escola
A academia brasileira, em última instância, valora sumamente o mediano que se esforça e tem como fim último da educação a nota. [...] O aluno nota 10 que "esqueceu" o conteúdo da prova do dia anterior e ou nunca produziu, ou melhor, irá produzir algo inovador.
O currículo do futuro precisa preparar as próximas gerações para lidar com tecnologias que ainda nem imaginamos. Programação, raciocínio lógico e estatística vão desempenhar papéis cada vez mais centrais na educação básica. Lidar com o inesperado e com o imenso volume de dados que o futuro trará é inevitável. JMJ
O futuro está sendo escrito no agora. Compreender e integrar a matemática e a tecnologia será essencial não apenas para inovar, mas para resolver os problemas globais que enfrentamos: mudanças climáticas, saúde, educação, saneamento, segurança pública, habitação, mobilidade urbana, geração de emprego, finanças, inclusão social, acesso à cultura, sustentabilidade, entre outros. A matemática do futuro será a linguagem que nos permitirá navegar por esse novo mundo, enquanto a tecnologia será o motor que impulsionará essa transformação. JMJ
"O uso consciente das tecnologias digitais possibilita o desenvolvimento de capacidades e atitudes formativas face à matemática e à vida"
Alfabetizar é abrir portas para o mundo, é dar às pessoas a liberdade de sonhar, compreender e transformar a própria realidade.
Com o esporte, você vai ter a possibilidade de ver crianças interagindo juntas, tendo que passar por cima de desafios sem chamar pai, sem chamar mãe, sem chamar ninguém.
O segredo do sucesso na Gestão das Finanças Pessoais compreende a capacidade de abdicar de compras desnecessárias, do hábito de poupar e da inteligência em escolher investimentos adequados ao seu perfil e aos seus projetos futuros.
"O verdadeiro entendimento não está no que falamos, mas no que estamos dispostos a ouvir e compreender." – João Moura Jr.
"Comunicar não é apenas falar. É construir uma ponte que conecta ideias, histórias e sentimentos." – João Moura Jr.
Que livros importantes estavam aparecendo? Algumas reedições, como a da Contribuição à História das Ideias no Brasil, de Cruz Costa; o Itinerário de Silvio Romero, de Sílvio Rabelo; a Educação como Prática de Liberdade, de Paulo Freire...
A FÚRIA DE CALIBÃ, pág. 206
O conhecimento é como uma lâmpada, sem luz não existe imagens,
assim como, sem imagens não temos conhecimentos
Saltos de pensamentos, janelas de oportunidades para alunos. Nunca é só alimentação. Ele sempre quer mais e se nutre delas.
As recentes ondas de violência que ocorrem em escolas de todos os níveis e em todo o Brasil pode ter a explicação na pandemia e nas redes sociais.
A reação à violência e a volta ao conforto se materializou em "homeschooling".
Penso que o estudo da matemática é como citado num livro do Richard Feyman; "O poder da educação em geral é pouco eficaz, exceto nas felizes ocasiões em que ele é quase supérfluo." Ou seja, pouco importará a educação na matemática.
Deste modo tento pensar como é prazeroso entender o mundo, e de alguma forma passar que o estudo da matemática não é um fim em si mesmo, e sim uma transcendência de tudo aquilo.
Se o quanto mais estudo me torno menos conhecedor da diversidade do mundo, o que extraio desta compreensão é que ao estudar, me encho de conteúdos, análises e dúvidas; e, quanto mais dúvidas, maiores são as inseguranças; e, quanto maior a insegurança, termino a entender o que já diria o Filósofo Sócrates: "Só sei que nada sei".
O trabalho infantil é crime, mas a ociosidade sem as políticas públicas ocupacionais efetivas para a educação é a mais dura perversidade cometida pela sociedade amoral diante do falso argumento e justificativas do social e da legalidade.
Bom seria se o respeito, pedido de licença e desculpas fossem voluntários e não raridade. Bom seria se a educação, gentileza e gratidão, fossem livres de exigências e cobranças. Somos seres passivos de erros, mas isso não nos dá o direito de não evoluirmos como seres humanos. Adamaris Elias
Chamar uma pessoa de verdadeira e espontânea nada mais é do que uma forma elegante de chamar (ou de se chamar) de barraqueira ou de mal-educada.
Alguém consegue explicar?
Querem um Cortela, um Karnal ou um Pondé mas só aceitam pagar no máximo R$15,00 (e sem vale transporte).
- Relacionados
- Poemas sobre a Educação
- 57 frases sobre escola que destacam o valor da educação
- Poemas românticos curtos
- 87 frases sobre educação provocativas e transformadoras
- Frases de Paulo Freire sobre educação e sua ação transformadora
- Mensagens de Educação
- As principais ideias de Rubem Alves sobre Educação