Poema sobre Educação da Escola
" O letramento emocional condiciona a travessia com segurança, num campo minado de sentimentos negativos."
"Só irei evoluir, quando o meu equilíbrio, for a pedra angular das minhas emoções, e saber que isso é a verdadeira riqueza da alma, na qual não estimei valor, e nem apegos, para alcançar as minhas conquistas!"
"Na história seremos lembrados como parte da solução ou do problema. Escolha sempre ser parte da solução!"
"Fazer as coisas certas do jeito errado, é errado. Fazer as coisas erradas do jeito certo, é também errado!"
"Ser empático não é se colocar no lugar do outro, é respeitar o lugar dele. Empatia significa acolher!"
Quando você compactua com os abusos absurdos dos preços, quando você compra esse consumo, você está prejudicando você e o todo. Mesmo que o teu dinheiro de para comprar a fabrica que produz o produto com preço abusivo, não faça isso. Veja o que esta acontecendo com os abuso dos ovos de pascoa, subiram os preços e deram como justificativa a alta do Dólar, mesmo que, naquela altura o seus estoques estavam a barrotar de matérias primas, Dólar despencou, e ai! Abaixaram o preço porque não estão vendendo, e vão abaixar mais ainda. Tem pessoas que compram mesmo sabendo que estão sendo exploradas, e dou como exemplo os ovos de Pascoa, Muitas pais e mães, dão como desculpa que vai comprar porque os filhos não tem culpa, que não vai deixar o filho com vontade etc... Penso que a educação vem de berço, como diz o ditado "De pequenino é que se torce o pepino" então eduque educando, para que o futuro seja mais justo e digno com ele e com os outros. Não comprem e ensina o seu filho a não comprar os abusos, explicando com carinho, ele vai um dia te agradecer.
Ensinar não é ditar e educar não é ensinar. É ensinar dar independência de pensamento ao aluno, fazendo com que de per si progrida: o professor é guia. É educar incutir no estudante o espírito de análise, de observação, de raciocínio, capacitando-o a ir além da simples letra do texto, do simples conteúdo de um livro, incentivando-o, animando-o. No fazer do estudante de hoje o cidadão de amanhã está o trabalho educacional do professor.
"Se eu não te tratei educadamente, me desculpe, muitas vezes acabo tratando você do jeito que sou tratado. Esqueço-me que tenho educação."
As crianças respeitam as diferenças ou apreendem com muita facilidade a respeitar, eis que são puras por natureza.
Os adultos coerentes e responsáveis educam com a igualdade. Entretanto, existem outros que as corrompem com o preconceito.
Educar assemelha-se a provar uma mistura desconhecida, afim de presentear a posteridade com a certeza de que tal mistura trata-se de um veneno ou de um antídoto!
Nenhuma riqueza material é para sempre, e a forma que tratamos as pessoas no nosso cotidiano,podem refletir no nosso futuro.
Estou começando a achar que muitas pessoas precisam fazer uma atualização do "sensor de palavras", que aliás, serve também pesar e medir, antes de pronuncia-lás. Acho que este "sensor" do equilíbrio, educação e ética do homem, está em falta no mercado! Muita gente está precisando trocar este sensor, pois, com as palavras que se ouve de prepotência, arrogância, ignorância, injúria racial, presunção, achismos... etc. Fica comprovado que muitos "sensores" estão quebrados ou extremamente danificados.
Reconhece-se um professor de respeito quando ele repassa informações ao seu aluno, mas já um incrível professor somente quando suas ações em sala de aula instiga o estudante a questionar e ser crítico do mundo e de si mesmo.