Poema sobre Educação da Escola
As sementes da educação foram lançadas, e ao longo de 10 anos colhemos conhecimento ,evolução e dedicação.
Todo governo que não prioriza a educação dos jovens, a saúde e o bem estar de seu povo; é um governo ilegítimo que trabalha por interesses escusos de uma minoria.
Perpassando ciência e sociedade, política e educação, guerra e comércio, as novas tecnologias não apenas incrementam nossas aptidões, mas também as moldam e nos dirigem com um propósito, que pode ser benéfico ou maléfico. Cada vez mais é necessário pensar as novas tecnologias de outras maneiras, criticá-las, para ter uma participação significativa nesse moldar e dirigir.
A educação é uma estrada sem fim, há sempre o que ensinar e aprender, nunca se chegará ao topo do conhecimento. Tudo muda e se transforma, inclusive a maneira de ensinar.
Um país que reforça a educação e a tem como prioridade, forma cidadãos capazes de alavancar o progresso, criando novas oportunidades de promover um desenvolvimento mais abrangente, beneficiando a toda a nação.
A minha educação de fina dama não me permite certos passos, O meu coração reclama a tua ausência, Ouse e serei tua com devoção...
"A educação não se dá apenas com diplomas e espaços destinados a ela. Vão para além dos muros da escola. Dessa forma, você é fundamental nesse processo educativo, que perpassa pelos aspectos social, cognitivo e afetivo, tornando assim, um Educador. Contamos sempre com esse elo. "
Para um projeto de educação ser transformado em estratégia de construção humana, é necessário haver demanda. Lei imperativa e constante, na natureza de todas as ofertas. Visto uma comunidade conformada e covarde, que opta pelo erro e criminalidade como método revolucionário contra sua condição, não findará tal desgraça pela explícita falta de coragem e honra, no movimento de libertação de si.
Não existe trauma que fique numa criança por receber um 'não' ou 'castigo' em nome de sua educação, pelo contrário, mais tarde ela reconhecerá isso como uma verdadeira declaração de amor.
Na educação não existe uma única direção ou modelo de atuação, pois se trabalha com subjetividades, indivíduos com histórias de vida e demandas complexas e diversas, onde as relações passam a ser dialéticas e cujos resultados possíveis não são mensuráveis.
É difícil para as pessoas descolarem o sentido da educação para além de uma produção seletiva de conhecimentos impostos e repetidos depois de assimilados, sem uma função prática clara para tal.
Povos que desvalorizam o trabalho similar à maternidade (enfermagem e educação infantil) podem ser ricos, mas jamais serão de primeiro mundo, pois valorizam o que é agressivo, não o que é essencial, amoroso e vital.
A educação não se faz sozinha, antes, precisa de mentes humildes e abertas ao conhecimento. Tem quem acredita já saber de tudo, e não aceita novos ensinamentos, por isso permanece às margens da ignorância. E há quem sabe muito, mas acredita nada saber, são pessoas que estão sempre se propondo a novos aprendizados. Na escala do progresso, alcançarão saberes inimagináveis, pelo simples fato de estarem sempre abertos ao conhecimento. São mentes que possuem a convicção de que, na vida, nunca se sabe tudo.
A educação é o conjunto das ações e das influências exercidas voluntariamente por um ser humano num outro, em princípio por um adulto num jovem, e orientadas para um fim que consiste na formação, no jovem, de toda a espécie de disposições que correspondem aos fins a que é destinado quando atinge a maturidade.
A excelência de um governo e uma nação, são notáveis, quando eles priorizam a educação.
Ismael Gouvêa
Ser professor é exercer um sacerdócio! A educação é a ferramenta para mudar o mundo. Aos mestres, todo meu respeito!
Se não olharmos urgentemente para a Educação no nosso País com olhos clínicos e profundo, o diagnóstico num futuro próximo será triste mas real. Teremos profissionais cegos e uma Nação falida.
Por que sou assim? Pelo que sei é por causa de muitos fatores, tanto pela educação que meus pais passaram, pela maneira que vi e vejo o mundo, por tudo que já senti e pensei, pelo conhecimento que possuo, a inclinação pelos meus gostos, as mudanças dos fatores exteriores, a influência de pessoas, os livros que li, tudo que já assisti, as musicas que já escutei, tudo que guardo dentro de mim, as minhas primeiras e atuais escolhas, os traumas, tudo formou quem sou, não há uma fórmula específica. Só sei que tem muita coisa envolvida.
Sem investimentos na educação, na arte e na cultura, mata se a verdadeira liberdade e a soberania das escolhas, ficando bem mais fácil a dominação por qualquer um para qualquer direção, sem incomodas resistências.