Poema sobre Educação da Escola
"Precisamos de leis que combatam a lgbtfobia, em conjunto com uma educação que tenha a diversidade como competência nas escolas. Isso sinaliza o avanço da sociedade contra o preconceito."
No processo que se faz necessário a evolução/educação humana, um estímulo favorável é fundamental. Reconheça um esforço. Elogie.
A educação é eminentemente matéria sociológica, a que o filósofo dá a contribuição de um esclarecimento categorial. A sociedade não pode despender o enorme esforço de prover às despesas que custa a difusão da instrução apenas para transformar os indivíduos isoladamente. Este esforço só se justifica, se o faz para se transformar a si própria.
A educação não precede o processo de desenvolvimento, acompanha-o contemporaneamente. Entre ambos existe uma tensão dialética que os condiciona mutuamente.
Educação e conhecimento ainda são as melhores armas para lutar contra a desigualdade, a opressão, a exploração, um sistema sócio econômico injusto e todas as demais pragas próprias da selvageria do sistema capitalista.
O abandono intelectual é um mal, o qual deve ser combatido com doses concentradas de educação. Para cada mal um remédio a altura, para cada veneno um antídoto certo.
Precisamos de uma educação que promova seres protagonistas de seus raciocínios e não meros reprodutores de conhecimento e vítimas de doutrinação ideológica e alienação.
EDUCAÇÃO não é uma invenção "diária" é um processo em que todas as pessoas precisam estar focadas no mesmo objetivo. Somente assim poderemos obter resultados eficazes.
A educação, pode sim, ser uma ferramenta libertadora para o povo, desde que não seja usada como uma espécie de salvacionismo manipulatório e alienante.
Seria tudo melhor se houvesse amor na realidade, onde a gentileza, educação, felicidade fosse um preceito natural, onde os homens olhassem um para os outros com intuito da bondade, essa realidade que imagino não espero em um "céu" ou um lugar distante, o ideal que o respeito e o amor existisse no agora, que o amor fosse natural, que a solidão não existisse mais à ninguém, que todos pudessem realizar seus sonhos, que o bem estivesse dentro de todos, que os olhares fossem bons de uns aos outros. Que todos pudessem alcançar tudo que almejam para construir seu próprio futuro e tornar esta terra em uma área de aprendizado e amor. Que a dor não existisse mais a todos os seres.
Os professores querem substituir a educação dos pais, mas quando levam cadeirada de aluno culpam os pais e dizem que educação vem de casa.
Para que haja equilíbrio social na contemporaneidade precisamos voltar nossos olhares à educação inclusiva.
Não basta implementar a escola sem que haja acompanhamento contínuo em prol do desenvolvimento producional. Caso seja, o ensino será meramente rudimentar.
Os valores actuais(o estado) da sociedade é a consequência da educação que os pais proporcionaram aos seus filhos no passado.
Um desafio claro para a educação nos dias de hoje é se encontrar um ponto de conciliação entre os meios tradicionais, físicos, como livros, jornais e revistas com os novos suportes tecnológicos, presentes de maneira cada vez mais precoce em nossas vidas. Eu acredito que a tecnologia vem para acrescentar, o que devemos fazer é unir as novas tecnologias ao que já se faz em casa e nas salas de aula. O importante e imprescindível é estimular a leitura!
“Falta de educação é, falar comigo sobre um assunto que não me interessa, quando estou fazendo algo útil."
Quando vc percebe que as pessoas perguntam se vc tá bem, por educação e não por interesse, tudo passar a ser um tanto fez como tanto faz!
"A educação brasileira é uma terra arrasada. É diferente do que acontece com a economia. [...]
A educação é um campo absolutamente desolado, é terra arrasada. Arrasada do ponto de vista da produção acadêmica, da capacidade de qualificar o corpo técnico (porque eles não sabem inglês e não querem aprender). É raríssimo aparecer um texto em inglês na pós-graduação, e quando aparece os alunos fazem motim!"