Poema sobre Educação da Escola
Falta alguma coisa para o "defunto" ficar em pé, e a sociedade clama por uma educação pública boa:permita o professor ensinar.
A filosofia, sendo educação em sua mais íntima essência, é por isto mesmo metadidática, não havendo nela a possibilidade de uma seriação graduada do mais fácil para o mais difícil. Em filosofia a melhor maneira de dizer é aquela que encarne da maneira mais direta e fiel o próprio método filosófico, e o método filosófico melhor é o que mais eficazmente apreenda a coisa da qual se fala, sem nada acrescentar à sua simplicidade ou subtrair da sua complexidade. Não se pode falar legitimamente de filosofia senão desde um ponto de vista filosófico. Não há quadro de referência externo desde o qual se possa 'compreender' uma filosofia, pela simples razão de que a filosofia é a arte de montar os quadros de referência de toda compreensão.
A educação não deve estar voltada apenas para educar o intelecto. Ela deve também, estar aberta para educar o coração. Assim teremos uma educação voltada para o Ser Integral.
Pessoas iguais dificilmente fará um país de IGUALDADE SOCIÁVEL, mais empatia, educação e o respeito seria grandes conquistas para uma sociedade mais ou menos igualitária ou uma sociedade menos violenta."
Não me lembro de nenhum mártir da educação, talvez não seja importante ser "linha dura" e dar a vida em troca de simulações! Arrisco-me muito, porém a neutralidade evita conflito, todavia não forma heróis.
"Como é que se começa uma educação? É lendo toda a literatura imaginativa que você possa. Porque a percepção humana, geralmente, é muito acertada e dificilmente erra. Mas, quando você passa para a esfera da imaginação e memória, já não funciona tão bem quanto a percepção. E quando você pula um grau a mais, para o pensamento conceitual, a possibilidade de erro é enorme. Quanto mais você investir nos andares mais baixos, mais estará reduzindo a possibilidade de erro, ainda que ao preço de muitas vezes perceber coisas que não consegue verbalizar. […] Lembre-se de Leibniz, que dizia que o sujeito que tivesse visto mais figurinhas seria a pessoa mais inteligente, porque teria a imaginação mais vasta."
Educação de filhos é igual tempero: pouco, fica insosso. Muito, pode estragar tudo. Sempre na medida certa!
Em todo lugar que possua uma rica diversidade artística e cultural sem por equilíbrio uma educação madura, ativa e apropriada, possuirá de forma crescente um perverso fundamentalismo ignorante e grupos antagônicos sectários covardes intolerantes as minimas diferenças.
A educação apenas teorias e revoluções sem sentido e razão, pensar se tornou um tédio ambulante, o mundo habitados por seres que muitas vezes se desconhecem.
Bicho ou gente, razão ou existência.
Quem não dá a melhor educação para os seus filhos, aceita conselhos ignorantes para solucionar seus problemas.
O bem maior que você pode dá ao seu filho não é a educação como dizem por aí, mas sim o amor, pois com ele tudo se ensina.
Que está acontecendo com a educação brasileira, são tantas recuperações, Ressignificações,tantas EJAS, tantas pedaladas,...?
Estamos no limiar da catástrofe na educação. Cumprem-se as predições de todas as vozes educadoras de épocas passadas.
Os contratos acusam os efetivos pela infuncionalidade da educação, no seu zelo exagerado, se esquecem que são aprendizes.
Gênio indomável é todo aquele que não se deixa ser levado pelas leis da educação, tornando-se egoísta, grosseiro e infeliz.
A educação para o sofrimento evitaria senti-lo com relação a casos que não o merecem.
Dentro das necessidades urgentes de novas politicas publicas de educação e de cultura para o governo brasileiro precisa também de politicas publicas de cultura para a segurança para mudar o entendimento e a compreensão da sociedade e dos governantes quanto aos reais e atuais problemas das áreas deficitárias abordadas.