Poema sobre Educação da Escola
Ter educação e não saber como colocá-la em prática é a mesma coisa que ter pernas, mas não saber andar.
“A atmosfera fétida e nauseabunda imbricada na ambiência caótica da falta de educação, com alguns espasmos, deixava-me sorver, concomitantemente, oxigênio, que é imprescindível à vida, e toda sorte de estultice, que é inerente aos tolos de cognição e soezes de caracteres.”
Em educação, devemos conjugar mais o verbo ESTAR do que o verbo SER. Devemos estar atentos às respostas dos educandos aos novos desafios.
O objetivo principal da educação está para além do repasse de conhecimento formal aos estudantes, mas promover ferramentas para que estes venham a ser protagonistas de sua própria formação e vida.
Uma educação robusta promove o pensamento crítico, capacitando os alunos a compreender problemas complexos, avaliar informações objetivamente e encontrar soluções inovadoras para os desafios mundiais.
Se você quer mesmo melhorar a educação, não vote em mais dinheiro para o sistema educacional que vem emburrecendo as escolas há anos. Vote em vouchers, créditos fiscais ou qualquer outra coisa que transfira o poder de decisão para os pais.
A educação vai além de instrução ou transmissão de conhecimento. Para muitas pessoas, intrinsecamente, a educação é o elo até sua melhor versão, aquela que exponencia sua capacidade frente à sua responsabilidade para com a sociedade e, principalmente, consigo mesma em ser livre, respeitar-se diante das imposições alheias.
A educação não é a luz no fim do túnel, mas a luz que guia até o vislumbre da compreensão particular do sentido da vida.
O ensinar não pode ser apenas um momento dialético-egoico do educador, que mais alimenta sua vaidade do que as práticas dos seus educandos
Colocar uma criança com deficiência na escola regular e não atendê-la adequadamente é fazer uma “inclusão excludente”: reforça a visão de que a criança é incapaz, acaba sendo uma forma de retardar o fracasso e torná-lo ainda mais doloroso e definitivo.
A escola é um laboratório do mundo: nela, a criança pode aprender a reproduzir a sociedade ou a transformá-la.
O respeito começa em casa, pela família; mas numa escola é fundamental que ele comece pelo professor.
PEDAGOGO em Latim PAEDAGOGUS, “escravo que acompanhava uma criança à escola”, assumiam a função de guardião, responsabilidade de garantir o ensino, Palavra derivada do Grego PAIDAGOGOS, junção de PAIS, “criança”, + AGOGOS “líder, o que guia”, de AGEIN, “guiar”.
Se a escola não tiver liberdade para educar, as políticas públicas serão inúteis, a segurança será precária, a justiça será injusta. E a sociedade é que irá sofrer as consequências.
A escola prepara o ser humano para competir com os outros, porém deveria também preparar para vencer a si mesmo.
Finalmente, esta nova perspectiva insiste na necessidade de reformar a escola, pois seria contraditório ensinar a democracia, no seio de
instituições de caráter autoritário.
Cadeia não é lugar de aprendizado, é lugar de punição. Lugar de aprendizado é no lar e na escola... Se o cidadão não aprende nada nesses dois lugares, raramente aprenderá boa coisa na prisão.
"Eduque os meninos e não será preciso castigar os homens".