Poema sobre Educação
Não custa nada, caríssimos, um “olá”, um “como vai” um “boa tarde, lindeza”.
Educação é tão gostosa de ser dada e recebida, gentileza gera gentileza e , cá entre nós, gentileza também encanta.
Sou uma pessoa madura o suficiente para respeitar outras pessoas e tratá-las com educação e humildade. Meu problema é que acabo me tornando infantil quando aguento infantilidade alheia por muito tempo.
Eleja a educação como cerne e primórdio para a evolução social, ou sucumba ao falacioso ciclo de desesperança.
Quando um país não prioriza a educação e a saúde, fica evidente a falta de seriedade e honestidade dos seus governantes.
Falta de Vontade Politica é reflexo de uma Educação falha. Décadas de ditadura privou a geração passada desta Educação Hoje pagamos por isso.
Tenho classe, educação, respeito, falo baixinho e te chamo de querido, desde que você mereça. 26/05/2015
Em nome de uma suposta igualdade de direitos, pobreza e falta de educação são rotineiramente confundidas, como se não aceitar o convívio com gente mal educada fosse o mesmo que rejeitar os mais pobres. Existe tanto gente humilde preparada para o convívio quanto as de posses que armam barraco, e vice-versa. Grosseria é grosseria, venha de onde vier! Daí que condenar a do rico porque é rico, e impor aceitar-se a do pobre porque é pobre, será sempre preconceito em ambos os casos.
A educação é mais autêntica quanto mais desenvolve este ímpeto ontológico de criar. A educação deve ser desinibidora e não restritiva. É necessário darmos oportunidade para que os educandos sejam eles mesmos.
Mil vezes fome do que falta de educação pois a fome pode ser facilmente manipulada porém, a falta de educação gera uma má geração.
A educação da vontade é a luta contra a nossa natureza animal. Domínio da razão sobre as brutais potências da sensibilidade egoísta.
A educação tem caráter permanente. Não há seres educados e não educados, estamos todos nos educando. Existem graus de educação, mas estes não são absolutos.
A necessidade mais urgente não é que o Estado ensine, mas que permita a educação. Todos os monopólios são detestáveis, mas o pior de todos é o monopólio da educação.
Em primeiro lugar, é claramente absurdo limitar o termo "educação" a um tipo de escolaridade oficial.
É a educação que transforma pigmeus em gigantes, dá aos homens força para enfrentar os mais sérios obstáculos.
“A Educação está cada vez mais desprovida de professor-leitor-investigador, desvanecendo a paixão de ensinar, que se colide com o descaso do aprender, pois a cultura de “não aprender para ensinar” está disseminada em faculdades e universidades abarrotadas de alunos, que passam pelas suas dependências e saem tão vazios quanto entraram.”
Ter educação e não ter capacidade de criar coisas novas, é a mesma coisa que ter pernas mas não usá-las para se locomover.