Poema sobre Cultura
Que a arte e a cultura sejam as ferramentas para desenhar um futuro mais humano com fé, alegria e esperança.
Eu conheço a cultura francesa, a cultura americana, a cultura russa, a cultura alemã, a cultura italiana. Mas eles não conhecem a cultura brasileira. E, às vezes, eu tenho pena de quem nunca leu Machado de Assis.
Investir na própria cultura é importante para a identidade nacional, para o sentimento de pertencimento que isso cria no país.
A maioria é enfurecida, sem consciência e caráter, sem senso de moralidade, sem cultura, de ego frágil, motivada por cobiça, ciúmes, inveja e ódio. Insensata e ignorante. Guiada pelo instinto de sobrevivência. Não como um rebanho de ovelhas, mas como uma matilha de cães raivosos.
No homem não habita a verdade; na sociedade não habita a verdade; na cultura não habita a verdade; na mídia não habita a verdade; nos relacionamentos não habita a verdade. A mentira já se tornou o alimento universal que nutre a humanidade, pois a verdade os faria morrer de inanição.
Devemos mudar a sociedade Brasileira, sua cultura e caráter, antes de desejar uma mudança política, pois, uma advém da outra!
A cultura é identidade de um povo e pode deixar de ser natural, para ser criada ao longo de décadas, pela educação fornecida pelo Estado, para seus interesses;
Para mim, o quê nos diferencia dos animais não é a cultura, antes, a memória na transmissão desta. Sem memória, seríamos limitados na nossa própria ignorância, já que essa pequena fração nos permite ser mais humano.
"É difícil viver como artista em um país sem cultura e sem memória. Mais dificil ainda, é se manter "vivo" depois de morto."
A educação é uma cultura artificial e repetitiva, enquanto que a aprendizagem é natural e criativa.
Em cada xícara de chá, o calor de uma tradição, a doçura da hospitalidade e a poesia de uma cultura se encontram.
Me enoja a cultura do que eu quero não é o que quero e sim o que os outros querem, cria um ciclo de que todos querem pelo outros não por si e ninguém tem o que realmente quer.
Aqueles que opinam sobre arte e cultura sem conhecimento sobre o assunto, são na maioria dos casos, seres insipientes, sórdidos e egoístas, que simplesmente atacam, para tentarem desvalorizar aquilo pelo qual obviamente desconhecem e não são capazes.
"Quem consome cultura de má qualidade, não é digno, de opinar sobre cultura, não é digno de opinar sobre o conceito profissional na cultura".
A gente passa por um Adestramento Social,pela educação,pela cultura,pela publicidade,...Começa nas crianças,você mete uma criança na escola ela já vai ser enquadrada,não pode ter alegria enquanto aprende,por quê?.Adulto não pode ter alegria enquanto trabalha.Você vai deixar para viver nas horas vagas...Não vale a pena você fazer o que não gosta por dinheiro,porquê com o tempo você se adoece,vai precisar do dinheiro pra se tratar.A gente não precisa de muita coisa,a gente precisa de "satisfação de viver".A adolescência é "problemática" porquê a pessoa tem a intuição da criança e tá recebendo a pressão do enquadramento pra ser adulto...Você abre mão da sua individualidade,você abre mão do seu prazer,você abre mão de si pra poder satisfazer o Mundo.
A Arte é um ancoradouro instável e de difícil acesso, já a Cultura é um porto seguro: provido de mapas, farol e rotas pré-estabelecidas.
Uma Boa Cultura, isto é, uma verdadeira Cultura é a ponte que une os tempos, os povos e as almas da humanidade.