Poema sobre Cultura
Precisamos urgentemente de uma contra cultura que tenha a legitimidade da arte para confrontar o que o senso comum chama de música popular!
Cultura nunca matou ninguém, mas a ignorância e a insensibilidade de muitos já. Muitas vidas foram dizimadas por falta de respeito e intolerância. Como já diria outro poeta, 'o maior crime que podemos cometer contra os livros não é queima-los, mas sim, não lê-los'. Cultive a cultura baseada no respeito das palavras,... Pois muitas vezes elas dizem muito ou até mesmo nada.
Então alguém se puder explica “que país é esse”, que lucra cotidianamente com a cultura negra e não permite que esses lucros cheguem aos negros, alguém se puder explica o que a melanina do nosso sangue interfere em nossa inteligência, capacidade e moralidade, alguém se puder explica qual a lógica usada para explicar o fato de que deve-se sentir vergonha de ter antepassados que foram escravizados e não deve-se sentir vergonha de antepassados que escravizaram, alguém se puder explica para o mundo a fome, a miséria, a submissão, a falta de oportunidades as quais sofrem milhões de negros nesse “Brasil Negro”.
Como gosto de conversar com pessoas invejosas e sem cultura e como assistir chaves nunca se canso do mesmo episódio.
Morar em outro país é se deparar com uma cultura diferente, língua diferente, culinária diferente, costumes diferentes, e por mais diferentes que aparentemente possamos ser, NOS SOMOS TODOS DE FATO, IGUAIS. O olhar amigável, o sorriso de uma criança, a moça do mercado te dar 'bom dia' em português, isso tudo é familiar e hoje me faz sentir em casa.
"Um povo sem arte e sem cultura é um povo que não existe". Portanto, a cultura é um fator crucial para o ser humano. Pois é através dela que encontramos as várias expressões artísticas, presentes na homologação dos indivíduos e grupos sociais.
Colaboração, palavra de ordem na Cultura Digital. Carrega em si o sentido da interdependência humana. É útil se mútua, pois facilita vivermos melhor. Reaviva o afetivo e potencializa o cognitivo, experenciando coconstruções com os muitos Outros.
O homem pode padecer de fome e de sede, mas nunca por falta de cultura e de conhecimento aprofundado sobre questões científicas, políticas, sociais e religiosas.
Aqui a cultura não é pra todos, como se a cultura fosse estudar... Cultura é tudo, é o vivido, não o que se lê para gravar.
É hipócrita essa cultura de achado não é roubado. Quem a inventou foi um ladrão e outros – ladrões - se aproveitam no afã de ocultar o crime de apropriação de coisa achada, tipificado como crime no artigo 1.233 do código civil.
Achado é roubado sim, se não for devolvido ao dono ou entregue à autoridade competente para que o encontre.
''Se a sua cultura é diferente da minha, então não é cultura se me julga, ter cultura, é apenas respeitar ao próximo independente de seus defeitos, costumes ou religião.''
Plantão da Globo informa: morreu assassinada a cultura popular brasileira. Uma investigação da polícia civil descobriu que o autor do delito foi o povo brasileiro. Porém, o povo não agiu sozinho, e têm como cumplíce os políticos, que deixaram de investir em educação e estão também provocando um verdadeiro cancêr de idiotice na sociedade.
A individualidade e uma doença tão grave quanto, a ignorância, a falta de cultura, a falta de atitude e a falta de reconhecimento.
Ser pobre não deve ser sinônimo de ser sem cultura ou atrasado, mas ser o que vislumbra toda beleza em meio a toda riqueza.
Uma coisa eu falo, SE você não souber respeitar o gosto, cultura, etc, de outra pessoa, você NUNCA terá o meu respeito! Acho que ÉTICA é uma das coisas fundamentais em nossa vida. Quando você respeita à outra pessoa, sabe dos limites, você também ganha o seu lugar na sociedade. Simples assim!
Se uma cultura te faz crer que ignorar seus valores é mais importante do que se adaptar a uma sociedade. Essa cultura não serve para você.