Poema sobre Cultura
O Brasil do seculo XXI, índio-descendente ainda pouco se reconhece como resistência, arte e cultura.
A realidade é essa, estamos imersas em uma cultura predominantemente machista, onde nós mulheres somos ensinadas, alias programadas, desde o nosso nascimento a obedecer e servir, a compreender, apoiar, suportar, persistir e não desistir nunca.
A cultura como plataforma de educação, identidade e inclusão resultará na mais forte corrente de votos para o governo cultural no exercício e fortalecimento das políticas culturais nacionais de cidadania.
A cultura transita diferentemente em liberdade mas se aglutina instantaneamente em unidade, por uma só voz quando o objetivo claro e verdadeiro, é a soberania. Brasil, os filhos teus não fogem a luta, todos são e sempre serão, cultura.
Não existe cultura ultrapassada mas, certamente benefícios acumulados, onde a expressão foi castigada.
Toda forma de ciência e cultura inovadoras está sumindo aos poucos e não há substitutos para o grandes pesquisadores. Enfim, na arte, na música e em todas as áreas.
Toda essa cultura e essa vivência de correr desesperadamente atrás do moinho de vento, como um Dom Quixote lunático usando um cigarrinho proibido, fabricam solidão, tristeza e frustração. E olha que ainda nem estou dizendo que precisamos urgente, de vez em quando, de uma dose de otimismo à conta gotas, mas sem esse tipo disfarçado e disseminado de afetação e sem amor próprio que estão nas nossas músicas, livros e filmes – viram Batman vs Superman? –; que estão também nas redes sociais e na moda, basta prestar atenção; que estão no estilo de vida de consumo de celulares para jogar Pokémon Go e fazer selfies, e que, mais do que nunca, tem corroído por dentro a fé da humanidade na própria humanidade. Tenho medo do futuro que nos espera!”
Uma cultura que perpassa pela corrupção de valores, de políticas e de pessoas destrói a identidade de uma nação e dilacera sua governança.
"Enquanto revolucionários andarem à vagar sozinhos pelas ruas sem saída, de um povo sem cultura; o poder continuará na mão de idiotas."
Da cultura brasileira se tira bons costumes, lançando fora apenas alguns hábitos e muitas conversas podres na lixeira de qualquer esquina.
No Brasil, a Cultura do "rouba, mas faz" sempre foi mais preservada pelo povo do que a sua própria moral e até mesmo mais preservada do que o próprio Brasil.
A vida nos avalia através dos grupos a que pertencemos, tendo como base a cultura e seus valores em transformação, mas é da história a avaliação final.
Reclamamos do Sistema, mas quantas vezes sucumbimos quando postos à prova nesta cultura do desperdício, exploração, narcisismo, preconceito e ganância?
A cultura da liderança das igrejas já se misturou com a cultura do povo brasileiro: vai empurrando com a barriga.
As artes, tradições e cultura de uma cidade histórica nunca revelam os pecados de idolatria e desobediência de seus habitantes, que atualmente vivem as consequências deploráveis da falta de espiritualidade, respeito e reverência a Deus.