Poema sobre Cultura
Toda forma de ciência e cultura inovadoras está sumindo aos poucos e não há substitutos para o grandes pesquisadores. Enfim, na arte, na música e em todas as áreas.
Toda essa cultura e essa vivência de correr desesperadamente atrás do moinho de vento, como um Dom Quixote lunático usando um cigarrinho proibido, fabricam solidão, tristeza e frustração. E olha que ainda nem estou dizendo que precisamos urgente, de vez em quando, de uma dose de otimismo à conta gotas, mas sem esse tipo disfarçado e disseminado de afetação e sem amor próprio que estão nas nossas músicas, livros e filmes – viram Batman vs Superman? –; que estão também nas redes sociais e na moda, basta prestar atenção; que estão no estilo de vida de consumo de celulares para jogar Pokémon Go e fazer selfies, e que, mais do que nunca, tem corroído por dentro a fé da humanidade na própria humanidade. Tenho medo do futuro que nos espera!”
Uma cultura que perpassa pela corrupção de valores, de políticas e de pessoas destrói a identidade de uma nação e dilacera sua governança.
"Enquanto revolucionários andarem à vagar sozinhos pelas ruas sem saída, de um povo sem cultura; o poder continuará na mão de idiotas."
No Brasil, a Cultura do "rouba, mas faz" sempre foi mais preservada pelo povo do que a sua própria moral e até mesmo mais preservada do que o próprio Brasil.
A vida nos avalia através dos grupos a que pertencemos, tendo como base a cultura e seus valores em transformação, mas é da história a avaliação final.
Reclamamos do Sistema, mas quantas vezes sucumbimos quando postos à prova nesta cultura do desperdício, exploração, narcisismo, preconceito e ganância?
Não são riquezas, ou a falta delas, não é o status ou a falta dele, nem a cultura, ou a falta dela, condições para a verdadeira superioridade".
Quem afirma que o fato de um homem não estudar lhe falta cultura, não entendeu ainda a profundidade da palavra.
Por atrás da babaquice está os valores que lhe são ensinados, a cultura ao qual se está inserido ou simplesmente o prazer que alguns têm em ser babaca mesmo.
Eu adoraria ser a mente dos que me criticam. Imagino lá dentro uma cultura tão grande que não é possível lhes caber dentro. Imagino que aprenderia muito com os que são hábeis em dar o contra em qualquer coisa que se lhes apresente. Imagino que o cabedal de conhecimentos seja infinitamente superior. Iria aprender muito e ficaria maravilhado...
O brasileiro é corrupto por cultura, tem mania de querer levar vantagem em tudo, e quando se fala na coisa pública aí que a corrupção se acentua. Temos que educar nossos filhos de forma diferente, com valores de dignidade e honestidade. A corrupção só acabará quando outra geração possuir valores éticos consubstanciados na honestidade e dignidade, pois a geração atual está atrelada a corrupção como uma partícula de átomo indivisível.
Machismo, misoginia, preconceito são formas de doença cultivada pela cultura do medo, introduzidas ao longo da história como forma de manipulação... E sim, existem pessoas doentes, muitas pessoas... infelizmente.
"A cultura do eu foi tão divulgada, que hoje vejo esses eus se rompendo pela falta do nós... Faltou medida. Ninguém é eu sem nós!"
Marli D.H.F.
Vivemos num mundo onde estabeleceu a cultura do outro. Não existe o outro, existe apenas o Eu. O outro também é o Eu.