Poema sobre Cultura
O amor ultrapassa qualquer preconceito, qualquer cultura, tudo! O amor é maior do que qualquer padrão.
Uma cultura da felicidade e da justiça social pode apenas gerar gente banal e medíocre.
Luiz Felipe Ponde
Amo-te e, ao fazer isso, me prendo ao seu bem-estar, a sua cultura, ao seu "eu". Não me leve a mal se te fiz sofrer, tudo que fiz foi pra te proteger!
Incentivar a leitura é a forma mais eficaz de disseminar cultura e valores, incitar a imaginação e despertar a criatividade.
A verdade nunca pode estar limitada a um tempo, nem a uma cultura; é conhecida na história, mas supera a própria história.
“Má compreensão do sonho. – Nas épocas de cultura tosca e primordial o homem acreditava no sonho conhecer um segundo mundo real; eis a origem de toda metafísica. Sem o sonho, não teríamos achado motivo para uma divisão do mundo. Também a decomposição em corpo e alma se relaciona à antiqüíssima concepção do sonho, e igualmente a suposição de um simulacro corporal da alma, portanto a origem de toda crença nos espírito e também, provavelmente, da crença nos deuses: ‘Os mortos continuam vivendo, porque aparecem em sonho aos vivos’: assim se raciocinava outrora, durante muitos milênios.”
Me diz que o rap não é cultura, o cultural é quem rebola.
Poe dinheiro no bolso vai na TV e faz cara de idiota.
Pode um homem tornar se culto pela cultura dos outros, porém, só se torna sábio pelas próprias experiências.
O discernimento estético é parte integrante da cultura espiritual. A música, as artes plásticas, o cinema e o teatro são armas letais usadas na desumanização das massas, e isto menos pelo conteúdo propagandístico explícito (uma exceção) do que pelo simples fato de dissolverem o senso estético das multidões pela exposição repetida ao feio e disforme apresentado como normal.
A cultura tende a argumentar que proíbe apenas o que não é natural. Mas, de uma perspectiva biológica, não existe nada que não seja natural. Tudo o que é possível é, por definição, também natural. Um comportamento verdadeiramente não natural, que vá contra as leis da natureza, simplesmente não teria como existir e, portanto, não necessitaria de proibição.
Torço para que esse país um dia abra o olho e veja a importância da arte e da cultura na vida do ser humano. E valorize isso, como uma área extremamente importante na reconstrução desse mundo que está quase perdido. É preciso fazer as coisas funcionarem de maneira correta. Analisando a situação de baixo para cima e de cima para baixo, não só incentivando o artista, mas criando mecanismo para que a arte seja vista nesse país com outros olhos. Trabalhando inclusive, a prática de leitura que é um problema sério no Brasil.
Hoje, na cultura em que vivemos, não tem muita diferença para as pessoas entre fast-food e arte, é como se fosse a mesma coisa.
A grandiosidade de uma nação é somente o reflexo de cultura e educação está acima da alfabetização. Educação começa no berço quando os pais mais conscientes, ao invés de se desesperaram em atender, ensinam a criança a desenvolver a paciência ao dar tempo para que seus responsáveis atendam suas necessidades e a desenvolver a confiança na certeza de que será atendido. A meu ver é necessário educar a criança de forma a capacitá-la a ser independente o mais cedo possível. Para tanto é necessário que a criança participe de atividades onde ela veja a produção de algo como resultado de seu empenho. Cuidar de hortas é uma excelente atividade educativa para crianças, pois compreende através dessa vivência através do conhecimento científico aplicado no ato de preparar, semear, cultivar, colher, se alimentar dos frutos do empenho seu ou coletivo. Uma educação assim conduz à criança a compreensão mais profunda da vida e por consequência, a um maior equilíbrio na relação entre a Ciência e a Espiritualidade, entre a Razão e a Intuição, impedindo inclusive uma formação livre dos malefícios da fé cega, dogmas e tabus.
As pessoas criticam tanto o futebol em vez de criticar o pouco investimento em cultura e alfabetização no país. Hilário ver por qual motivo as pessoas colocam força na batalha.
A riqueza de um país está na força de sua cultura, na beleza de sua gente, e na sabedoria de seus líderes.
Um governo que não valoriza e respeita a cultura e a arte do seu próprio país, jamais vai respeitar e valorizar o povo, que muito o idolatra.
A cultura é fundamental para a identidade de um povo, mas, se ela nos impede de nos colocar no lugar outro e pensar antes de reagir, torna-se escravizante.