Poema sobre Cultura
Sabe como o meu cérebro lê o mantra "nunca os artistas foram tão hostilizados"? Você que escreve ou faz qualquer tipo de arte cale a sua boca porque eu não tenho a mesma capacidade do que a sua.
O artista deve ser o crítico onde sempre falta a atuação de uma oposição política útil que faça uso da crítica de forma construtiva para melhorar o país e pacificar as Nações em conflito.
Para melhorar a imagem do país nós deveríamos entrar num grande acordo: reconhecer as dificuldades com honestidade, um brasileiro parar de falar mal do outro brasileiro, exaltar as nossas belezas naturais e culturais, e procurar ignorar o quê não é tão bom em termos culturais.
Defender a memória é defender a Nação, e o Direito Autoral é um Direito Humano. Defender o Direito Autoral é defender a memória.
A corrida tecnológica acelerada cada vez mais oprime, distancia e desusa todos os tradicionais métodos de educação, evangelização e fortalecimento do ser responsável e cidadão participativo em qualquer cultura.
Pelo menos, artístico-culturalmente o Brasil do século XXI deveria se sentir e se ver mais pobre e negro do que se sente.
Temos pelo menos dois tipos básicos de interpretação e aprendizado da arte em nossa vida.A primeira como um opção de ocupação, que demanda conhecimento de uma técnica e um controle de administração do tempo.E a segunda como a opção de expressão que demanda a sem fim pesquisa incessante de todas às técnicas e uma total liberdade inovadora criativa sem fim e sem começo, uma inquietação muito além de qualquer tempo.
O melhor das artes plásticas e visuais brasileiras estão aqui, o brasileiro tem que aprender olhar para dentro de si mesmo e encontrar. Parar de vez com esta sobrevivência torta e capenga de só valorizar segundo a uma autorização colonialista estrangeira.
Os primeiros sinais graves da perda da referência artística, cultural, histórica e educacional e uma gravíssima negligencia da necessária política pública cultural para evitar à desvalorização e a queda monetária do real valor patrimonial do bem histórico é observado quando o valor dos bens artísticos são oferecidos e comercializados no mercado, a preços vis ou melhor com valores bem menores que o seu próprio e o exato valor alcançado e praticados pela comercialização isolada dos materiais empregados na criação à peso em um dos desagradáveis e trunculosos desmanches ou sucateiros.
Quando vejo em um evento publico uma furtiva mal-intencionada relação artificial de pseudo amizade e cortesia entre um profissional da arte e da cultura com um ou uma política pouco ética devoradora de votos, passo a crer que até na arte, na educação e na cultura já encontramos equivocados propositais de fazem do entretenimento uma plataforma injusta para concorrer ao grave erro social e a confusão cidadã.
O maior, o mais grave, o mais urgente e emergencial problema nacional brasileiro é um só : Educação.
A reconhecida capital mundial do samba, a cidade do Rio de Janeiro por falta de politicas culturais de verdade vai constituir em pouco tempo o declínio e a descontinuidade da festa e do entretenimento do carnaval.
Todo e qualquer patrimônio artístico, cultural e patrimonial público necessita de pelo menos um inventário governamental de qualidade, que seja minucioso, especializado e gabaritado por verdadeiros profissionais competentes de verdade dos setores, dos mercados e das áreas inventariadas. Sem este material fidedigno fica quase impossível qualquer ação de busca, recuperação e resgate.
No Brasil, além da grande diversidade cultural existente, existe o agravamento da multiplicidade da oferta e dos modismos regionais temporais. Sendo assim, por meio do intenso multiculturalismo dominante, despejam no frágil mercado cultural nacional um infinito número de propostas artísticas, outras pouco expressivas e algumas delas sem o menor valor. Logo, não existe a madura realidade para edificar o que seja bom a seu tempo, geralmente só cabendo êxito quando acontece a valorização do que é bom e tem real valor cultural, pelas releituras, estudos posteriores e reavaliações de mérito.
As obras de arte póstumas, sem permissões e sem interferência autorais verdadeiras no mercado de arte no Brasil Cultural de hoje são crescente. Mau comparando seria como se tivéssemos indiscriminadamente a farta e irresponsável emissão de uma avalanche de moedas monetárias não pelo estado de direito sem o uso do papel moeda adequado e sem o lastro necessário das garantias dos valores. Logo antes de adquirir uma obra de arte no Brasil, consulte um renomado especialista.
Não existe hoje analfabetos de verdade. Existe sim uns poucos letrados que por egoismo e comodidade não querem ver e nem saber.
Nas artes plasticas e visuais no Brasil pintores amadores de fins de semana se julgam grandes mestres e os mestres de verdade se julgam mero artífices e eternos aprendizes.
O resgate de nossa historia honrosa cívica deve ser exaltada a qualquer preço pela sociedade diante a cidadania ativa atemporal de homens livres perante os nossos compromissos com o amor, a soberania e a verdade do local-pátria que acolhemos e escolhemos para viver.
Na contemporaneidade educacional de todos estados soberanos creio no avanço mundial de uma pedagogia integral para a formação de seres livres, cívico-cidadãos, sociais participativos, comprometidos com seus diferentes arbítrios e galgando em plenitude diferentemente o melhor em suas originais vocações existenciais.
O declínio dos investimentos básicos necessários nas politicas culturais publicas de educação e de cultura por parte das maquinas governamentais no Brasil nas ultimas décadas precipitou uma gigantesca população de jovens desestabilizados familiares vivendo camuflados personagens internetianos com uma vida instantânea, imoral, promiscua, sem ética, sem fé e com uma forte parceria calada conivente com as maiores organizações criminosas da sociedade que disseminam práticas, usos e plataformas cotidianas da mais alta periculosidade e criminalidade sem qualquer controle, visibilidade e penalidade.