Poema sobre Cultura
O homem faz história; a mulher é história. A reprodução da espécie é feminina: ocorre de forma constante e silenciosa por todas as espécies, animais ou humanas, por todas as culturas de vida curta. É primário, imutável, eterno, maternal, semelhante a uma planta e sem cultura. Se olharmos para trás, descobriremos que é sinônimo da própria vida.
Este é o nosso propósito: tornar tão significativa quanto possível esta vida que nos foi concedida... viver de maneira que possamos ter orgulho de nós mesmos, agir de tal maneira que alguma parte de nós viva.
No lugar de um mundo, há uma cidade, um ponto, em que toda a vida de vastas regiões se acumula enquanto o resto seca. No lugar de um povo verdadeiro, nascido e crescido no solo, há um novo tipo de nômade, coando instavelmente em massas fluidas, o habitante da cidade parasita, sem tradição, totalmente realista, sem religião, esperto, infrutífero, profundamente desdenhoso do camponês e especialmente daquela forma mais elevada de camponês, o cavalheiro do campo.
O último homem da cidade-mundo não quer mais viver - ele pode se agarrar à vida como um indivíduo, mas como um tipo, como um agregado, não, pois é uma característica desta existência coletiva que elimina o terror de morte.
Atualmente, devido ao hábito do século XIX de superestimar o fator econômico, caracterizamos o conflito pelos termos superficiais socialismo e capitalismo. O que realmente está acontecendo por trás dessa fachada verbal é a última grande luta da alma faustiana.
As claras diferenças entre aqueles homens e nós não reside no conhecimento, na tecnologia nem na cultura, mas sim em suas perspectivas sobre a vida e a morte.
“Para sobreviver a organização precisa ser competitiva, e isso só vai acontecer de forma continuada se seus procedimentos e práticas tiverem identidade, ao serem associados ou respeitarem seus valores e aspectos culturais, em processos internos de aprendizagem própria e customizada.”
“O mundo caminha para uma nova realidade organizacional, onde o fator diferenciador das organizações de sucesso será cada vez mais a adequada capacitação de seus recursos humanos, em particular de seu corpo gerencial, e a utilização do saber organizacional em toda a sua plenitude.”
“Nas organizações não é suficiente ter conhecimento e tecnologia e utilizá-los apenas para automatizar tarefas ou processos convencionais, que muitas vezes levam a ganhos não significativos diante da atual visão organizacional, além de incutir na organização uma visão superficial e equivocada de modernidade.”
“A renovação e o desenvolvimento nas organizações têm como alicerce a criação de novos processos e técnicas administrativas e produtivas com base nos valores internos e tendo como norte os objetivos e metas organizacionais.”
“Os tempos mudaram! Idéias ou procedimentos vitais para o sucesso, definidos em um passado recente, dificilmente se adaptam hoje à nova realidade organizacional e de mercado. É preciso adaptar-se aos novos tempos.”
“No meio organizacional não é eficaz, nem lógico, implantar um processo de mudança ou desenvolvimento sem um conhecimento prévio das bases estruturais, filosóficas e culturais da organização.”
“Nas organizações, cada vez mais, a essência do processo mudança e suas diretrizes devem ter como suporte os valores e a cultura organizacional.”
“O grau de formalização das maneiras de pensar, de sentir e de agir pode ser variável, indo desde o mais formal (código de lei, fórmulas, conhecimentos científicos, protocolos, teologia, outros), até o menos formal (artes, direito consuetudinário, relações interpessoais, regras de educação, outros).”
“O simbólico da organização ou de uma sociedade constitui um elemento fundamental para o entendimento e a análise das manifestações culturais.”
“A origem do simbólico nas organizações ocorre através da legitimação de valores, individuais ou grupais, que produzem novos significados, e que são realinhados ou passam a integrar os significados já existentes nos processos institucionais e sociais.”
“O universo simbólico de uma organização é construído a partir dos valores de seus membros, e que de forma dialética é o legitimador dos valores destes mesmos membros e da instituição a qual eles pertencem.”
“Vivencia-se hoje o desmoronamento de uma racionalidade tecnocientífica que teve como base uma objetividade que induziu um pensamento uniformizador e homogeneizador, e que é substituída por uma multiplicidade e liberdade de pensamentos, uma pluralidade das visões de mundo, uma diversidade de formas de viver, de pensar e de agir.”
Não burocratize a agilidade e também não a utilize como desculpa para a falta de organização e planejamento.
Ser ágil > fazer ágil