Poema sobre Cultura
Nas artes plasticas e visuais no Brasil pintores amadores de fins de semana se julgam grandes mestres e os mestres de verdade se julgam mero artífices e eternos aprendizes.
A maior parte das culturas populares persistentes, advêm das tradições familiares e dos modos de fazer oralmente transmitido a cada novo parente e amigo por gerações.
A beleza estética difere por padrões referendados por cada momento histórico e por cada valor social de cultura mas a harmonia das cores, não, ela é por assim dizer universal entre o reflexo da claridade da luz, da chama, do sol e da lua.
Existe um grande equivoco quando se acha que a avançada tecnologia vem se tornando uma grande concorrente da arte. Pois assim parece ser enquanto imagem mas entorno da invenção, imperfeição e criação da obra de arte, nada artificialmente substitui ainda a superatividade e a inteligencia emocional do pensamento ideia e visão do artista, que é e será por muito tempo ainda seu tradicional protagonista..
A arte por vezes tem um grave defeito de embelezar, romantizar e perfeicionar exageradamente a vida.
Essa eleição está servindo pra derrubar máscaras, como a dos falsos cristãos que apóiam ódio, racismo e tortura.
O conhecimento nos liberta dos discursos fáceis, das ideologias cegas e dos propagadores de soluções simplistas para problemas complexos.
O amplo campo e a atmosfera das políticas públicas nacionais deveria demandar como obrigatoriedade um amplo conhecimento interdisciplinar da realidade para compreender aonde estão verdadeiramente as carências, os problemas, as deficiências e os estrangulamentos gerados por uma tradicional inoperância da máquina pública e todas as indevidas distorções dos processos de planejamento, promessas de implementação que geralmente são colocados via compromissos midiáticos de campanhas eleitorais e que não acompanham por si, processos de maturidade algum e tão pouco uma avaliação de eficacia das políticas públicas bissextas editadas. O agravamento se da, pela própria diversidade e abstração dos serviços implementados em áreas variadas nos diversos, singulares e distintos contextos regionais, com infra-estruturais próprias, e personalidades únicas geo-ambientais, culturais, religiosas, educacionais, políticas, econômicas e sociais.
Em uma família tradicional, um nome e sobrenome muito conhecido nunca foi um conjunto de pessoas co-sanguíneas oriundas de uma mesma raiz genealógica, onde todos são iguais. Pelo contrario, diante de uma antiga dinastia familiar sempre temos um grupo de pessoas que pensam e são totalmente diferentes. Pois como vivem a muito tempo, tiveram mais oportunidades de errar e acertar mais na vida da mesma forma que muitos aqui vieram como bons, caridosos e honrados e em outras vezes como maus, egoístas e divergentes.
A criação de uma obra de arte por um consciente artista plastico e visual nacional deve seguir as regras de ser criteriosa, com boa qualidade e um verdadeiro sentido no convite visual a interlocução criativa em sua cultura e seu tempo. Pois não existe mercado de arte consumidor gigantesco no Brasil para tanta produção.
A maioria dos museus brasileiros não encontram se fechados por hermetismos. Os museus, estão fechados por falta de verbas, por situações precárias de manutenção e conservação tanto dos acervos como das instalações. O que existe de fato são gestões abnegadas de bons profissionais geralmente mau remunerados, que vivem no improviso temendo diuturnamente o risco da perda de todo patrimônio artístico, cientifico, histórico e cultural brasileiro. Isto acontece pela falta de politicas publicas especificas via maquina publica, para o setor. Ocorre também pela falta criminosa de um justo, detalhado, correto, especifico e abrangente inventario documental e virtual dos acervos nacionais que inibiria a frequente subtração, extravio e perda do rico patrimônio material e imaterial que pertence a toda nação brasileira. A exemplo disto, como medida preventiva de curto prazo o governo federal deveria fazer a contratação e a colocação obrigatória de museólogos em todos portos, aeroportos, fronteiras espalhadas pelo território nacional pois ao que se refere desta matéria qualquer achismo e equivoco de um item erroneamente exportado pode causar um prejuízo cabal a cultura nacional, imensurável e irreparável. Tem patrimônio para as próximas gerações, só quem cuida.
Olha dentro de si mesmo e,o quanto as oportunidades,se e você perdeu pode está acontecendo no meu no seu coração,esse pequeno detalhe vai fazer falta no futuro precisa ser administrado pela sua consciência...esse e o detalhe amor ...
Não existe um valor pre-determinado, exato e praticado pelo mercado para as obras primas de artistas e as obras de arte históricas símbolos, testemunhos e ícones de uma época, de uma cultura, de uma região e de um povo. Impossível apreçar e avaliar monetariamente o que não tem preço, por possuir diversos exuberantes valores agregados relativos. Ninguém responsável em sã consciência mesmo que em devaneio de orgulho pode se julgar tão competente para isto.
O verdadeiro marchand não vive pelos altos lucros e muito menos pelos grandes ganhos financeiros. Vive sim, pelo amor a arte, pela importância da educação de um povo, pelo fortalecimento da soberania e da liberdade de uma nação pela cultura.
O seculo XXI desponta com a perda, o valor e o sentido de varias seculares instituições que não conseguem efetivar revalidações. A grande vilã desta triste ocorrência é e vem pela comunicação. Por meio da queda do dogmatismo da palavra via a telefonia móvel, a inserção de conteúdo injurioso e a internet que perde se na liberdade e cresce se, agiganta se na libertinagem por meio de incômodos maldosos boatos e acusações irresponsáveis desabando pedra sobre pedra em todas as culturas e em todos os lugares do mundo antigo tido como civilizado até antes desta nossa indecisa geração. .
Feliz por que trago em mim a herança de todas as cores. 13 de maio, no Brasil, minha alma negra ainda tem muito pouco para celebrar.
A arte é o maior meio de riqueza por valores milionários educacionais, cidadães e culturais universais.
Cabe a Sociedade Civil cultural, intelectual e cidadã dividir no mesmo compasso com o Estado Cultural, o cívico dever da responsabilidade na preservação e guarda do patrimônio histórico, artístico, cultural e identitário nacional, pertencente a todo o povo brasileiro para as novas soberanas gerações.