Poemas sobre conhecimento

Nossa capacidade de compreender a realidade, de observar em profundidade fica comprometida se não nos questionarmos.

Monja Coen
Verdade? Rio de Janeiro: BestSeller, 2019.

As vezes seja esse o nosso refúgio, se perder na mansidão deste céu azulado cheio de estrelas que nos dá a sensação do nosso verdadeiro lar. Na busca de compreender o incompreensível, na vivência de uma vida solitária de auto conhecimento, não se tornando anti sociais, mas na busca de uma construção evolutiva. Nos tornamos solitários por ter uma visão mais a frente que muitos que estão ao nosso redor. A compreensão não são para todos, muitos se encontram limitados a tais entendimentos, não por quererem, por ainda não terem sentido a verdadeira escuridão que abita dentro do seu ser.

As melhores descobertas sempre aconteceram com as pessoas que não estavam procurando por elas.

⁠Temperança é essa moderação pela qual permanecemos senhores de nossos desejos, em vez de seus escravos.

Nem tudo o que se lê na Veja é forjado, nem tudo que se vê na Globo é manipulação. Nem tudo o que é oficial é confiável, nem tudo o que é alternativo é duvidoso. Nem tudo o que o governo oferece é benefício, nem tudo o que a oposição denuncia tem fundamento! Confiança em excesso é ingenuidade. Desconfiança em excesso é extremismo. Use o seu bom-senso!

Ofereça "pão e circo" as pessoas, elas morreram gordas, bobas e escravas.
Ofereça fontes de conhecimento e elas morreram lutando e libertas. Um livro muitas vezes é mais "nutritivo" que um pão.

A instrução pública é a maior arma que se pode ter para combater a violência, investir na instrução pública é investir pela melhoria social, porque todo ser necessita de uma formação e também reconhecimento...

Descobrir um segredo jamais é a chave. Descobrir por que um segredo é um segredo é o que leva a algum lugar.

Para quem não crê, nenhuma explicação é suficiente. Para quem crê, nenhuma explicação é necessária. Só ela é capaz de dividir a razão entre o conhecimento e o sobrenatural.

Deixe que os outros se orgulhem do número de páginas que escreveram. Eu prefiro me gabar das que eu li.

É realmente formidável quando conhecemos pessoas que agregam novos conhecimentos em nossas vidas, obrigando-nos a sair da inércia.

Onde a ignorância se esconde, também estão as fronteiras da descoberta e da imaginação.

Por milhões de anos, a humanidade viveu como os animais. Então aconteceu algo que desencadeou o poder da nossa imaginação. Nós aprendemos a falar. E nós aprendemos a ouvir. A fala tem permitido a comunicação de idéias, permitindo aos seres humanos trabalhar em conjunto. Para construir o impossível. As maiores conquistas da humanidade surgiram em decorrência da fala. E os maiores fracassos pela falta dela. Não precisa ser desta forma! Nossas maiores esperanças poderiam se tornar realidade no futuro. Com a tecnologia à nossa disposição, as possibilidades são ilimitadas. Tudo o que precisamos fazer é garantir que continuemos conversando.

Imagine seu cérebro formando novas conexões quando enfrenta um desafio e aprende. Vá em frente.

Como cada indivíduo é único, única também é a sua capacidade intelectual, não existe um universal para o conhecimento.

A sensação de importância faz a pessoa sentir-se pesada, desajeitada e vaidosa. Para ser um homem de conhecimento, ela tem de ser leve e fluida.

Conhecimentos não são para curiosos. ..
Conhecimentos existem, para seres responsáveis.

Se você tem uma família que te ama, poucos bons amigos, comida na mesa e teto sobre a sua cabeça. Você é mais rico do que pensa!

A falta de humildade de alguns chateia, por mim, quanto maior fosse o "nível de intelectualidade" da pessoa, mais próxima ela deveria estar da realidade, por tentar compreendê-la, e das pessoas que fazem parte da mesma. Muitas vezes acontece o inverso, quanto mais conhecimento, mais distante do real, dos "simples mortais". Já que o rei não vai virar humilde, o humilde vai ter que virar rei!

Bibliotecas representam o melhor da sociedade civilizada. São a sede do acesso democrático ao conhecimento. É o que nos distingue dos macacos.