Poemas sobre conhecimento

O aprendizado rumo ao auto conhecimento é diário, é árduo uma batalha que se trava, na busca de se conhecer, se descobrir se apaixonar por você mesmo, e começar a se valorizar, se amar. Encontrar a força que existe dentro de cada um e assim prosseguir. Quando aprendemos a nos valorizar e nos amar as coisas mudam muito, e muitas coisas a que davamos alto valor vai perdendo a importância, vai mudando as prioridades, vamos agregando coisas e pessoas na nossa vida que de alguma forma acrescentem, que somem rumos aos novos ideais. Isso tudo é fundamental na busca do nosso prazer e lugar no espaço. Nos conhecendo deixamos de ter medo de quem se é, e em nos aceitando assim, todos nos aceitam, nos admiram e amam, por valores, qualidades, que só quem se conhece, e se valoriza, e se ama, pode exibir. Não tendo nunca medo, vergonha ou hipocrisia de dizer: Não sei, me ensina, me explica, sem querer aparentar ser o que não somos, sem tentar mostrar saber o que não se sabe, somos simplesmente; Nós.

A posse de conhecimento não mata o senso de deslumbramento e mistério. Há sempre mais mistério.

Não leve o que sabe para o túmulo consigo,
pois o conhecimento só serve para os vivos.

O que mais poderia nos dar tanto conforto e alegria neste mundo como o conhecimento de quê tudo que nos acontece ajuda-nos na caminhada para o céu? Apesar dos ventos e marés da providência muitas vezes parecerem estar contra nós, nada é mais certo de que eles estão nos trazendo mais perto de Deus e nos preparando para a glória.

Giordano Bruno mostrou que a luz de uma fogueira nunca ultrapassará a luz do conhecimento.

O ônus por adquirir conhecimento é a solidão do trilhar para dentro de si, buscando sempre a verdadeira fraternidade de homens livres ∴

Conhecimento intelectual é pra poucos. Quem tem é pioneiro quem não tem é colono.

Cabe ao professor, especialmente ao educador, tirar os obstáculos entre a pessoa é o conhecimento, e que ela sinta, no professor e educador, como o conhecimento transformou aquela pessoa.

⁠O conhecimento científico afasta o indivíduo do misticismo e do senso comum.

A oração contemplativa aprofunda em nós o conhecimento de que já somos livres, que já encontramos um lugar para habitar, ainda que tudo e todos ao nosso redor digam o contrário (NOUWEN, Henri. O Perfil do Líder Cristão do Século XXI. São Paulo: Atos, 2000, p.32).

É bem mais o costume e o exemplo que nos persuadem do que algum conhecimento certo.

«... e depois aconteceu aquele longo diálogo diante do espelho, árvore do conhecimento do bem e do mal, não tem nada que aprender, basta olhar, que palavras extraordinárias teriam trocado os seus reflexos».

⁠Cada desafio cumprido com sucesso é recompensado por algum crescimento no conhecimento intuitivo, fortalecimento do caráter ou iniciação a uma consciência superior.

Quanto mais brilham as fogueiras do conhecimento, mais a escuridão se revela a nossos olhos assombrados.

Não adianta o homem ter tanto conhecimento teológico, se sua vida não for regada com orações.

⁠⁠Não siga qualquer rastro, reflita e perceba que as situações nos moldam, o conhecimento ensina, e o caráter prevalece.

⁠O professor: a árvore do conhecimento, o guia no desenvolvimento, compartilhando a arte do ensinamento. A dedicação acarreta sabedoria, formando o mestre em poesia. Contudo, na construção do entendimento, encerro com um humilde merecimento, minha eterna gratidão.

⁠⁠A trilha para o conhecimento é construída com pilares em um caminho deserto.

⁠“Inovação é a CRIATIVIDADE alinhada com o CONHECIMENTO NECESSÁRIO para gerar RESULTADOS positivos e CONCRETOS aos negócios."

⁠investir em conhecimento é que gera a liberdade em todas as esferas da vida.