Poemas sobre conhecimento

⁠O conhecimento ou a intuição do fim de todas as coisas deram-me a coragem de procurar novas formas de expressão. Não tentei mais impor o meu próprio ponto de vista, mas submetia-me ao fluir dos pensamentos.

Carl Jung
Memórias, sonhos, reflexões. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2016.

O conhecimento científico é independente dos conhecimentos da fé que são imutáveis, a fé nos faz dizer creio, e a ciência, sei.

Mulheres cristãs se igualam às mulheres mundanas, porque enchem de conhecimento, mas falta-lhes o domínio do Espírito Santo para ignorar a carne.

O conhecimento liberta o homem de qualquer limitação,
Até mesmo de sua própria ignorância...

Por todo o conhecimento que poderíamos ter alcançado mas não alcançamos, haverá uma perda eterna, mesmo que não percamos nossa alma. (Testemunhos Para Ministros, 146)

Formar um hábito exige esforços nas três dimensões: Desejo, Conhecimento e Habilidade.

Se houvesse ampla compreensão de que os dados do conhecimento requerem evidência adequada antes de poder ser aceitos, não haveria espaço para a pseudociência.

Que a consciência da própria inimportância é o acume do conhecimento da vida.

Fernando Pessoa
Aforismos e afins. São Paulo: Companhia das Letras, 2006.

Conhecimento, estupidez, riqueza e pobreza não podem ser escondidas por muito tempo.

Eu acredito que há poderes além do nosso conhecimento. Além do que podemos ver, ouvir e tocar. Demônio, fada, diabo – não importa o nome que damos a eles.

O conhecimento sem humildade não te tira do lugar, você continua sendo o mesmo idiota. Só que com textão.

Mas o maior erro de todos consiste em se equivocar quanto ao objetivo final do conhecimento; pois há aqueles que são impelidos para ele apenas por uma curiosidade natural e um temperamento ávido de saber; outros, para entreter sua mente com variedade e certo prazer; outros, por ostentação e para serem respeitados; outros ainda, com objetivos de emulação e vitória; muitos pelo engodo do ganho ou para sua subsistência e poucos para se valerem do dom divino da razão no interesse da humanidade.

É preciso entrar na lama para tirar as pessoas de lá para entregar o conhecimento. Essa é a única arma que temos.

Que não valoriza nosso conhecimento e nossas ideias, não merece recebê-las de graça.

A sede por conhecimento é incontrolável, assim como a necessidade de sono, ou a atração pela solidão.

O dizer “eu possuo conhecimento” é poder. Não pelo valor da verdade em si, mas por haver tantos que não podem distingui-la.

Há poucas coisas que o mundo necessita mais do que o conhecimento das funções orgone dentro e fora do organismo.

A oração contemplativa aprofunda em nós o conhecimento de que já somos livres, que já encontramos um lugar para habitar, ainda que tudo e todos ao nosso redor digam o contrário (NOUWEN, Henri. O Perfil do Líder Cristão do Século XXI. São Paulo: Atos, 2000, p.32).

Ninguém simplesmente fotografa. A fotografia vai além de conhecimento, vem da alma, do coração. Ultrapassa as vistas de quem vê e as veias de quem sente. Não, fotografia definitivamente não é moda, mania ou luxo. É ato antigo dos aventureiros. É descoberta para os amadores, prazer para quem gosta e amor para quem faz.

A excelência na Gestão é aquela inspirada pelo engajamento e guiada pelo conhecimento.