Poemas sobre conhecimento
O conhecimento ou a intuição do fim de todas as coisas deram-me a coragem de procurar novas formas de expressão. Não tentei mais impor o meu próprio ponto de vista, mas submetia-me ao fluir dos pensamentos.
O conhecimento científico é independente dos conhecimentos da fé que são imutáveis, a fé nos faz dizer creio, e a ciência, sei.
Mulheres cristãs se igualam às mulheres mundanas, porque enchem de conhecimento, mas falta-lhes o domínio do Espírito Santo para ignorar a carne.
Por todo o conhecimento que poderíamos ter alcançado mas não alcançamos, haverá uma perda eterna, mesmo que não percamos nossa alma. (Testemunhos Para Ministros, 146)
Se houvesse ampla compreensão de que os dados do conhecimento requerem evidência adequada antes de poder ser aceitos, não haveria espaço para a pseudociência.
Que a consciência da própria inimportância é o acume do conhecimento da vida.
Eu acredito que há poderes além do nosso conhecimento. Além do que podemos ver, ouvir e tocar. Demônio, fada, diabo – não importa o nome que damos a eles.
O conhecimento sem humildade não te tira do lugar, você continua sendo o mesmo idiota. Só que com textão.
Mas o maior erro de todos consiste em se equivocar quanto ao objetivo final do conhecimento; pois há aqueles que são impelidos para ele apenas por uma curiosidade natural e um temperamento ávido de saber; outros, para entreter sua mente com variedade e certo prazer; outros, por ostentação e para serem respeitados; outros ainda, com objetivos de emulação e vitória; muitos pelo engodo do ganho ou para sua subsistência e poucos para se valerem do dom divino da razão no interesse da humanidade.
É preciso entrar na lama para tirar as pessoas de lá para entregar o conhecimento. Essa é a única arma que temos.
A sede por conhecimento é incontrolável, assim como a necessidade de sono, ou a atração pela solidão.
O dizer “eu possuo conhecimento” é poder. Não pelo valor da verdade em si, mas por haver tantos que não podem distingui-la.
Há poucas coisas que o mundo necessita mais do que o conhecimento das funções orgone dentro e fora do organismo.
A oração contemplativa aprofunda em nós o conhecimento de que já somos livres, que já encontramos um lugar para habitar, ainda que tudo e todos ao nosso redor digam o contrário (NOUWEN, Henri. O Perfil do Líder Cristão do Século XXI. São Paulo: Atos, 2000, p.32).
Ninguém simplesmente fotografa. A fotografia vai além de conhecimento, vem da alma, do coração. Ultrapassa as vistas de quem vê e as veias de quem sente. Não, fotografia definitivamente não é moda, mania ou luxo. É ato antigo dos aventureiros. É descoberta para os amadores, prazer para quem gosta e amor para quem faz.