Poema sobre Animais
"O tempo é meu amigo.
Eu sei que um dia eu vou me sentir em paz,
entre todos os animais da terra.
Principalmente os homens."
☆Haredita Angel
Nascemos biologicamente animais racionais.
Raciocinamos, pensamos, escolhemos...
É natural que ajamos com sabedoria, racionalidade e lógica.
Essa é a parte que nos cabe neste latifúndio humano/racional.
Então, paremos de agir como gatos, cachorros, cobras e urubus (...)
Haredita Angel
10.02.20
Existem os animais humanos. E existem os animais não humanos, que se dividem em várias espécies diferentes, cada uma delas com o seu jeito de ser e de viver.
Alguns animais não humanos gostam de caçar, alguns outros gostam de água, outros fogem da água... Alguns são dóceis, alguns outros são engraçados, outros são umas feras ... Uns voam, alguns se arrastam, outros pulam... Uns lambem, outros mordem, alguns outros lambem e mordem... Uns amam dar risadas, outros dão coices... Alguns deles latem, outros bramem, alguns outros relincham... E por aí vai.
Com a espécie humana é quase a mesma coisa, alguns de nós latem, outros relincham, alguns outros bramem, e rebramem, ... também. Cada um de nós, humanos, parece carregar um pouco da natureza de algum animal não humano dentro de si. Alguns de nós, por exemplo, adoram nadar, parecem peixes. Outros são bem molengos, parecem patos. Já outros são como preguiças em figura humana. E há aqueles que têm um jeito de lombriga, gostam de receber tudo de mãos beijadas, sem esforço algum.
E você, qual animal não humano tem a ver com o seu jeito de ser? Qual deles você puxou?
Vejam só o que o Homem está fazendo com a Natureza. Quanta fome os animais silvestres estão passando. Vocês não se importam com isso?
Destruir a Natureza é destruir a nós mesmos. Nós só existimos por causa dela, da Natureza, viemos dela. E tudo que temos de bom é ela quem nos dá.
A Natureza é fundamental para a nossa existência. Não sobreviveríamos com uma Natureza artificial. Somos humanos, não somos seres artificiais.
Cada um já nasce para comer um tipo de coisa, alguns animais são carnívoros e outros vegetarianos, os ursos pandas, por exemplo, apesar de grandes, só comem brotos de algumas espécies de bambus, e não dá pra comer outra coisa, porque isso já é da natureza deles, foram criados por Deus assim, desse jeito, e ninguém ensinou isso pra eles, já é próprio do organismo deles, é coisa de DNA, "tá no sangue", se forçá-los a comer outra coisa, provavelmente ficarão doentes, ou ficarão diferentes do que nasceram pra ser.
E assim somos nós também. Alguns de nós gostam de carne, e outros só gostam de folhinhas, talvez porque na infância não foram acostumados a comer carne, talvez a grana fosse curta, e não desse para comprar carne todo dia, ou talvez nasceram assim, sem gostar de carne, talvez o organismo rejeite a carne; já outros só comem folhinhas porque são "maria vai com as outras", e começaram a imitar os famosos que não comem carne, pode ser isso, eu imagino que seja isso, sei lá.
Mas isso não importa, cada um é cada um, e, do meu ponto de vista individual, não há mal nenhum em comer carnes, desde não seja proibida para o consumo, e não cause sofrimento ao animal na hora do abate, pra mim, tá tudo certo.E, digam o que quiserem, não há nada mais prazeroso do que reunir os amigos para saborear um bom e suculento churrasco na brasa!
Tem que ser mto prepotente para achar que , nós, animais humanos, somos superiores a qualquer outra forma de vida neste planeta.
Somos todos criaturas de Deus, e pelo pouco que entendo de Deus, ele não tem predileção por nenhuma de suas criaturas, até mesmo pq ele as criou conectadas umas às outras, e nenhuma delas sobrevive fora disso.
No mais, é pura selvageria humana.
Pseudônimo
De todos os animais selvagens, o homem jovem é o mais difícil de domar e, deve-se temer a velhice, porque ela nunca vem só. Bengalas são provas de idade e não de prudência. Quando paramos pra pensar, percebemos que é quase tudo uma questão de afetos, de preferências. Até mesmo quando emitimos nossas conclusões sobre algo, denotamos nossas afetações. Coelét, o escritor do Eclesiastes, por exemplo, discordava diametralmente que o conhecimento trouxesse alegria. "Porque na muita sabedoria há muito enfado, e o que aumenta o conhecimento aumenta a tristeza."
O que faz andar o barco não é a vela enfunada, mas o vento que não se vê.
Brahma Kumaris
Os animais possuem carma? Porque animais sofrem? Até que nível fazem escolhas, pois a inteligência deles existe mas, é menor que a nossa.
Acredito que em parte temos livre-arbítrio mas, muita coisa não temos escolhas, estamos sujeitos ao ambiente e terceiros.
Pense nos animais queimando no pantanal, tiveram escolha? Foi cármico? Ou estão pagando pela consequência de compartilhar o mesmo planeta que os humanos, de nossa irresponsabilidade e egoísmo?
Esse foi o momento que eu quebrei com toda ou qualquer religião.
Segui o Hinduísmo por alguns anos, não o deixo de seguir, acontece que quando seguimos os Hindus, temos que estar preparados para uma alimentação, assunto complexo que aqui não exponho. Primeiramente, quero deixar claro que apesar de meu comentário eu não sou budista. Apenas me interesso por todo tipo de filosofia. Segundo o budismo, os animais tem carma, sim.
Mas essa questão é extremamente complexa. Caso seja do seu interesse, sugiro pesquisar em livros sobre a filosofia budista. Há livros que explicam especificamente a questão do carma.
John Wesley em defesa dos Animais quase 300 anos antes de se pensar nisso.
Embora não fosse comum no seu tempo (século 18), nem mesmo entre os Avivalistas, John Wesley combatia não somente a escravidão, mas também a riqueza desnecessária, além de criar bancos de empréstimos sem juros aos pobres, lutar pelas condições de humanidade dos presos e possibilitar mulheres pregarem. Wesley, proveitosamente, também preocupava-se com o bem-estar dos animais. A dissertação de mestrado dele, inclusive, foi sobre a vida dos animais. Em muitas de suas citações sobre os animais, Wesley escreveu:
“Sejam misericordiosos para com vossos animais. Não apenas andeis moderadamente, mas assegurai-vos dos vossos próprios olhos de que vossos cavalos sejam escovados, alimentados e recolhidos”.
Também em seu famoso sermão intitulado “A libertação Geral” (Sermão 60), pregado em 30 de novembro de 1781, Wesley nos dá um vislumbre de como Deus restaurará todas as criaturas inferiores que por aqui viveram e sofreram injustamente por causa do pecado humano.
Wesley e a primeira geração de Metodista estavam séculos a frente do seu tempo.
Pense nisso e ótima semana!
No Amor do Abba Pater, Marcelo Rissma.
A cada dia que passa entendo menos ás pessoas...
Há momentos que conviver com animais é mais fácil e gratificante, pois estes quando amam são verdadeiros. É triste chegar a um consenso assim , principalmente saber que na maioria das vezes estamos cercados de seres que de humanos não tem nada!
São simplesmente a escória da humanidade , pessoas que andam , se comunicam , mas são vazias de sentimentos.O egoismo impera de tal maneira que a comunicação se torna degradante e e desnecessária . É mais fácil deixar de lado a perder tempo com gente que de gente não tem nada !
Islene Souza Leite
Como animais
acostumados
ao cativeiro
não conseguimos
nos readaptar
com facilidade
a vida em liberdade.
Não se trata
de convencimento,
é um acordar
com leveza quem
está passando
por uma noite
terrível de pesadelo.
Sigo obediente
as leis universais:
não vou me calar
por quem foi
proibido de falar,
e por quem ainda
não conseguiu
o doce despertar.
Lontras
Os animais silvestres
avistados pelos teus
colonizadores alemães
explicam o teu nome,
do Alto Vale do Itajaí
tudo fascina em ti.
Lontras minha terra
favorita e brasileira,
ornada de cachoeiras
vestida de corredeiras,
e meu amor inexplicável
de alma independente.
A agricultura e o teu
rebanho de amor
foram determinantes
para erguer esta
cidade com louvor.
Minha Lontras querida,
te quero para toda
a minha vida,
linda terra amada
de Santa Catarina
e meu poema de cristal.
Com determinação
industrial tu abre
os caminhos do futuro
e te consolida neste
nosso Vale Europeu.
Minha Lontras amada,
por tudo o que és e por
teus filhos que cruzaram
o mundo com profundo
ardor expedicionário:
tu és meu recanto sagrado.
Os animais quando bem
tratados não traem,
Os homens embora nem
todos iguais não são
e nem chegam perto
da lealdade dos animais;
Prefira ser poeta que
mesmo até depois de morto
a sua poesia não deixa em paz,
O poeta dança com intimidade
as correntes da morte diária,
Em vez de sucumbir com
o que dizem ser de Humanidade,
Prefiro me encantar com a graça
da Corujinha-Sapo em liberdade.
06/06
Proteger os animais
diz muito sobre a sua
essência e generosidade,
Quem protege os animais
sempre irá proteger a Humanidade.
O fogo que vem devastando tudo.
Tirando a vida dos animais.
Destruindo seus quintais.
E nos dando um futuro inseguro.
Vem queimando a esperança.
De tantas lutas ganhas.
De índios, negros e brancos.
Que acreditavam na mudança.
Esse fogo tão devastador.
Disfarçado de tragédia.
Destrói, destrói, sem pudor...
Sem deixar esperança para uma nova era.
Esse egoísmo tão devastador.
Disfarçado de tragédia.
Destrói, destrói, sem pudor.
E aqueles que são chamados de "SENHOR"
Não nos deixam esperança para uma nova era.
Humanos vs Animais.
Se colocarmos em uma escala evolutiva, afirmaremos que o homem, dotado de inteligência está a frente dos animais.
Agora pense, se analisarmos as necessidades de cada ser vivo, poderemos resumir em: alimento, proteção e procriação.
O homem visando a atender essas necessidades, ele cria, inova e transforma as coisas ao seu redor. Fazendo isso, ele começa a ficar preso em sua criação, e totalmente dependente dela.
A partir dessa dependência, o homem coloca valores nas coisas criadas e começa a escravizar o outro homem.
Os animais ao contrário, apenas vivem. Nos por sermos superiores, olhamos para eles apenas como uma espécie a ser domada, estudada e até mesmo destruída.
Nossa superioridade faz com que criemos divisões entre nós mesmos. Ora, o mundo seria muito melhor se não houvesse essas divisões, o que é humanamente impossível, neste estágio.
Humanos estão acima dos animais, e acima de si mesmos.
Nossa vida é ínfima, em uma cronologia temporal, nascemos de um ventre materno, e nos primeiros momentos, somos alimentados e protegidos pelos nossos genitores, tal qual os animais. Quando começamos a tomar conhecimento das coisas, nossa vida, a partir daí, será somente para a aquisição de algo, visando algo, em torno de algo. Em resumo, você não viverá até os fins de seus dias.
Ser básico em um mundo como o de hoje, é missão quase impossível, nisso, os animais nos superam.
Eles dão exemplo de sobrevivência e sem toda essa loucura que criamos, apenas vivem.
Assim sendo, desprenda-se um pouco, seja mais natural, olhe para si mesmo, e se questione: O que realmente você precisa para viver, e ter mais tempo para viver para você?
Pense nisso.
Paz e luz.
Ilumine seu dia.
No oasis tudo e vivo
E no deserto é símbolo da esperança
acolhe e salva viajantes, animais,
dos quadrúpedes aos rastejantes
renovando a vida
Eu a tempos no deserto
definhava, já sem esperança
quando lhe encontrei
nas suas águas me banhei
matei minha sede e fiz morada
Não durou pra sempre
E não mais que derrepente
senti o calor ardente
era o sol, bem na minha frente
na boca o gosto da areia
na pele fogo ardente, vermelhidão
já seco esteva meu coração
pois aquilo era só uma ilusão
essa miragem sem dó nem perdão
sumiu na imensidão.
entardeceu
e ainda há muito o que se fazer
pelas pessoas
pelos animais
pela natureza
enfim primeiramente por nós mesmos
e então seremos capazes
de todo amor do mundo
assim como Deus nos ama
como somos e estamos
obrigada Senhor!!!
no meu caminho
eu vejo seres especiais
eu vejo animais
eu vejo flores
eu vejo anjos
eu vejo Deus
eu vejo amor
eu vejo paixão
eu vejo sorriso
eu vejo o infinito
eu vejo emoção
eu vejo claridade
eu vejo saudade
eu vejo um irmão
eu vejo glórias
eu vejo vitórias
eu vejo histórias
eu vejo dor
eu vejo o amanhã
eu me vejo
chegando ao fim da estrada
levando um sermão
dando satisfação
e pedindo perdão
à natureza do Senhor!!!
"Amo e tenho profundo respeito pelos animais
Amo todos os animais e os respeito profundamente!!!
São seres que vieram para trazer
felicidade e nos ensinar muitas coisas e uma delas é o significado do amor.
Amo os cães!!! Eles nos ensinam o verdadeiro significado do amor incondicional!!
Eles não são objetos!!
São seres considerados como da família e têm sentimentos.
Devemos a eles respeito, carinho e amor.".