Poema sobre verdade
Não se distraia com os “E se…”, “Eu deveria...” e “Se eu tivesse…”. A única coisa que você escolhe para si mesmo – essa é a verdade do seu universo.
Mentiras podem ser semelhantes a maquiagem. Assim como alguém usa maquiagem para esconder o rosto nu, as pessoas usam mentiras para esconder a verdade.
À verdade é permitida apenas uma celebração breve da vitória, a saber, entre os dois longos períodos em que é condenada como paradoxal e desprezada como trivial.
Não acredite em mim, aprenda a ouvir. Não acredite em si mesmo, aprenda a ouvir. Não acredite em ninguém, aprenda a ouvir. Ao final, só a verdade sobreviverá! ~ Inspirado nos ensinamentos de Don Miguel Ruiz ~
Quem quiser salvar sua vida, perdê-la-á, quem a perder continuamente, encontrará a liberdade. Só alcança o fundo de si mesmo, só conhece as profundezas da existência quem deixa tudo, aquele para quem tudo desapareceu e se viu a sós com a verdade.
Que tipo de luz você é? Luz que apenas enfeita ambientes ou luz que mostra a verdade? Você é um efeito de iluminação que agrada os olhos ou a luz que há em você ilumina vidas? O que é bonito pode até agradar os olhos, mas o que é verdadeiro toca a alma.
Às vezes um pensamento está mais próximo da verdade, da realidade, do que uma ação. Você pode dizer qualquer coisa, pode fazer qualquer coisa, mas não pode forjar um pensamento.
No final, a gente percebe que o cérebro é o único que não se machuca. Porque ele é o culpado por nos ferir por completo, usando apenas a razão.
Somente quando o pensamento termina, existe a verdade. Não há o fim do pensamento pela compulsão, pela disciplina, por qualquer forma de resistência. (...) É a verdade que liberta, não o esforço para ser livre.
“Amigo de verdade não é aquele que te procura solidário na hora do sofrimento, mas aquele que, sinceramente, se alegra com a tua felicidade.”
Os intelectuais podem gostar de pensar em si mesmos como pessoas que "falam a verdade ao poder", mas muitas vezes são pessoas que falam mentiras para ganhar poder.
Eu me perdi nos olhos da tua alma, que, azuis como o oceano, me flagraram na escuridão de seu fundo.
Tive vergonha de mim próprio quando percebi que a vida é uma festa de máscaras e participei com meu verdadeiro rosto.
A verdade dói, isso é fato. Mas se ela te incomoda tanto ao ponto de odiar quem a diga, então deverias preocupar-se com si mesmo.
O maravilhoso de ser transparente com suas atitudes e palavras é que quando você for surpreendido (a) com o amor, ele será verdadeiro com você