Poema sobre verdade
O QUE É A VERDADE NUM ORGANISMO HUMANO?
A Verdade é o que liberta, pois o que prende é a Mentira!
Num Organismo Humano a Verdade, ou a Vida que mantém o Corpo vivo, é o Cristo ou o Espírito Humano; enquanto a Mentira é o Véu-da-Ignorância.
Portanto, num Organismo Humano o Homem ou Alma Humana deve desapegar-se da Mentira e apegar-se à Verdade seguindo suas orientações ou seu Caminho para ter Felicidade e Vida.
O QUE É O VÉU-DA-IGNORÂNCIA?
O Véu-da-Ignorância é o que impede os Homens ou Almas Humanas de enxergarem a Verdade.
É constituído pelo conjunto de Consciência resultante do uso errado do livre-arbítrio, Corpo e Mente.
Libertar-se do Véu-da-Ignorância não é eliminá-lo, mas é estar plenamente ciente da sua existência e desapegado dele.
A Mentira pode existir por séculos e séculos, mas não para sempre!
Finalmente a Verdade virá à tona e libertará os Homens do Véu-da-Ignorância!
Para ser verdadeiramente Livre, não basta praticar a Meditação!
Porque existem grandes meditadores em grandes mosteiros que ainda estão presos nos hábitos das suas Organizações Religiosas!
Para ser verdadeiramente Livre é preciso conhecer a verdade sobre si mesmo e sobre a Vida!
Para de se importar com coisas que você sabe que não são verdade!
Achem o que achar, digam o que quiser, você sabe qual é a verdade!
Segue a sua vida! 😉
Fui Pastor
Minha aliança contigo foi de vida e de paz,
e eu te dei ambas para que tu me temesses.
E tu na verdade de me temer foste capaz,
sem que de mim, tu mesmo te esquecesses.
Tu me deste ouvidos, naquele tempo.
A lei da verdade na tua boca esteve, sim.
E a injustiça, nos teus lábios não esteve, assim!
O meu desejo, era que estivesses, comigo sempre.
Porque tu comigo andaste em paz e grande retidão.
E a muitos apartaste de toda a iniquidade! ...
Pois o pastor, deve guardar toda a de Deus razão .
E da sua boca devem os homens receber o ensino,
pois o pastor é o da de Deus sempre verdade,
Do Senhor, foste tu no teu longo caminho! ...
HelderDuarte
O homem da "verdade" diz sempre essa "verdade". Os profetas do passado assim foram. Geralmente ninguém quer a verdade. O povo sempre gosta de discursos de amor. Discursos de positivismo . Vivemos um tempo, em que toda a gente, quer mensagens lindas. Discursos de amor. Muito pensamento positivo. Mas Deus manda homens de Deus, ainda para ferir o povo com palavras.
Deus no passado, mandou Jeremias, (que foi perseguido por falar duro mas verdadeiro), Isaías que disse "Senhor envia-me a mim" e qual foi o fim dele, senão ser "serrado vivo!?". Depois mandou outros ainda como Zacarias no tempo do rei Joás que foi morto no altar, por dizer ao rei de Judá, que ele tinha apartado o povo dos caminhos do Senhor. Temos outros ainda, como Elias, Eliseu e muitos mais que não agradaram ao povo. Finalmente temos João Batista, a quem cortaram a cabeça, por dizer a verdade.
Jesus nos ensinou que se "o grão de trigo não morrer, não dá fruto". O crente tem que morrer espiritualmente. Mas se tiver que ser fisicamente, melhor para o crente. Digo "Melhor" porque vai receber galardão maior. Que mais direi, falta-me falar de Tiago, Estevão e tantos outros.
Deus ama-nos está conosco, mas por vezes levanta o tom da voz. Nem sempre vem com discursos suaves. O Senhor é bom mas justo. Quem é que deu a mensagem de Apocalipse não foi Jesus Cristo por meio do seu anjo? Apocalipse é uma mensagem de amor? É! Mas também principalmente do Juízo de Deus ao mundo incrédulo!
As escrituras sagradas com 66 livros são e devem ser a verdade de Deus, que alimenta a nossa vida espiritual. Mais do que isso não, nem menos do que isso.
Podemos ler tudo um pouco. Mas sempre com uma atitude crítica. Pois só a bíblia é a verdade.
A Verdade
Temos grandes místicos, nas religiões do: Cristianismo, Budismo, Hinduísmo, Islamismo e Judaísmo. Alguns foram: Buda, Confúcio, São Francisco de Assis e outros mestres. Jesus Cristo porém não foi místico, mas foi fiel à verdade. Ele veio para testemunhar da verdade. Ele é a verdade. A verdade opõe-se ao Misticismo.
Verdade
O sentido da vida está em andar na "verdade". A vida só tem sentido se o nosso ser humano estar na verdade (Deus é essa verdade!). Tudo o que está aquém ou além de Deus, não é verdade. A verdade é Aquele que disse "Eu sou o caminho, a verdade e a vida"! Disse- o e diz ainda hoje, pois está vivo para todo o sempre. E brevemente virá para reinar para todo o sempre! Amém!
Verdade
Quando eu andava no liceu em Portimão, em 1983 uma professora de História deu ênfase ao seguinte pensamento "Não há verdade, mas há verdades! Nunca há uma verdade Absoluta, mas só verdades relativas"! Aí eu com ousadia respondi " como não há verdade? Tem que haver verdade! Não faz sentido não haver verdade"! Ainda hoje penso nisto!
Há uma cultura segundo a qual se acredita em algo falado porque alguém de
cargo social alto disse, sem se preocupar se é verdade: Isso é idolatria de status e nada tem a ver com integridade moral
Eu só sou de verdade quando faço o que falo e mostro o que faço.
Isso é coerente e o único exemplo verdadeiro que eu posso dar para o meu filho, para o meu aluno, para o meu amigo.
Quando digo: "Nunca pare de estudar!", é nisso que, de fato, acredito como o melhor para todos aqueles que eu amo!
Verdade absoluta e verdade relativa
Por incrível que parece, existem duas verdades, a primeira é a absoluta: é definida por uma realidade inflexível, ou seja, em todo o tempo e lugar ela é inquestionável: a existência do ar, do sol, da lua, dos astros.
Já a verdade relativa não exige uma sustentação lógica, como as orientações religiosas (budismo, islamismo, taoismo, cristianismo, etc.). Em cada tempo, povo e lugar, há uma crença diversa e, cada grupo de indivíduos possui a sua própria verdade.
Nós temos a mesma tendência que cada um destes grupos de pensarmos que a verdade está conosco e os outros navegam nos mares de ilusão e mentiras.
Outros grupos menores, como o espiritismo, com o todo o respeito à crença alheia, miscigenam suas teorias dentro do cristianismo e outras religiões, aglutinando um pouco de cada uma, agradando gregos e troianos.
Enfim, a verdade não está e nunca esteve com o homem. Se ela existe está com Deus e ninguém pode vê-lo, muito menos falar eu seu nome.
Faça-me sorrir, fala-me de amor
Há raras coisas imutáveis e poucas verdades absolutas, o resto são apenas crenças espalhada ao vento, como se fossem aquelas.
Há outras verdades que a desilusão pode extirpar, como se nunca tivessem existido e quando pronunciadas, nos soa aos ouvidos como poesia, como a beleza das flores que murchamda noite pro dia, entre elas está o amor que por, às vezes, não ser correspondido como um simples sorriso, nos faz pensar que não existe.
Talvez não exista, tão real quanto o ar, o sol ou a luamas, mais sutil, como asflores que precisam ser regadas, quase todos os dias.
Há tantas outras coisas que não existem e seguimos repetindo, falando, curtindo, como um intervalo entre um ano e outro e tantas datas que, se não fosse pelo calendário do comércio, já teriam sido ceifadas pelo esquecimento.
Na letra da música "Joana Francesa", de Chico Buarque diz "Mata-me de rir, fala-me de amor", como um desabafo de alguém que perdeu a fé ao fazer tantos votos ou promessas e não alcançar o seu pedido.
O amor é tão inexistente quanto todas as formas de fé e ainda existe, embora seja mais falado do que vivido.
O amor é tão real quanto a vida que flui como um rio, independente dos nossos desejos.
O amor existe e brota onde quer, o que o faz perecer é o gênero humano, ao permitir que a descrença e o egoísmo transforme o solo fértil num lugar árido, onde não germina coisa alguma.
A verdade, assim como a luz,
é um dos bens mais preciosos
que existe, mas ela não nos pertence
e sequer sabemos como preservá-la. Quando a apresentamos a quem
não a queria receber,
nos tornamos
um inconveniente ou,
simplesmente, um chato.
"Você nunca vai encontrar uma mulher de verdade sendo um homem de mentira."
"Você nunca vai ser um homem de verdade com uma mulher de mentira."
Distinguir o que é verdade e o que é teatro nas relações humanas.
Constitui-se num grande desafio nessa sociedade pós-moderna.